quarta-feira, 19 de abril de 2017

SUS GARANTE MEDICAMENTO GRATUITAMENTE À POPULAÇÃO


A Assistência Farmacêutica é a área do Sistema Único de Saúde - SUS responsável por garantir à população o acesso a medicamentos considerados essenciais e promover o uso racional dos mesmos. Estes medicamentos devem ser seguros, eficazes e de qualidade.

Existem no Brasil mais de 40 mil medicamentos registrados na Anvisa.

O SUS seleciona os mais eficazes, seguros e elabora a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - Rename, indicados para a maior parte dos problemas de saúde que acometem a população. Os medicamentos que constam na Rename são distribuídos gratuitamente em farmácias das unidades básicas de saúde (postos de saúde), farmácias de serviços especializados ou são de uso exclusivamente hospitalar.
Os médicos que trabalham no SUS devem sempre privilegiar os medicamentos que fazem parte dessa relação na escolha do tratamento, e são obrigados a prescrevê-los pelo nome genérico. Caso o médico prescreva um medicamento cujo nome não consta na mesma, é preciso verificar se não existe alternativa na própria relação.
Para facilitar a organização da Assistência Farmacêutica, foram definidos blocos de financiamento e componentes, dividindo as responsabilidades entre os governos Federal, Estadual e Municipal.

São eles:

Os medicamentos que são distribuídos nas farmácias das unidades básicas de saúde fazem parte do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF). Para ter acesso a esses medicamentos é necessário apresentar uma receita médica, documento de identificação e cartão do SUS.

Acesse a lista de medicamentos disponíveis nas farmácias das unidades básicas de saúdeaprovados pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Resolução 582/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário