quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

INSTITUTO MAIS SAÚDE ESTARÁ REALIZANDO GRANDE MUTIRÃO DE ATENDIMENTOS GRATUITOS NO DIA (04/03) EM CARNAÚBA DOS DANTAS.

O Instituto Mais Saúde realizará o mutirão de atendimentos gratuitos no sábado, dia 04 de março de 2017, na cidade de Carnaúba dos Dantas/RN.

O mesmo acontecerá no Conjunto Seu Anísio, na Rua Ivan Roque.

O atendimentos acontecerão nas especialidades de ortopedia com o Dr. Tiago Almeida (50 fichas), de pediatria com a Dra. Júlia Ferreira (25 fichas) e de nutrição com a Dra. Paula Medeiros (20 fichas).

Vale ressaltar que todos que fazem o Instituto Mais Saúde se dedicam à levar saúde a população de forma voluntária, afim de contribuir com a saúde do RN.

O mutirão terá início as 08 horas da manhã com pausa para o almoço e retorno as 14 horas. As fichas serão distribuídas pela ordem de chegada com atendimento preferencial às pessoas portadoras de deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e às pessoas acompanhadas por crianças de colo.


Fonte: Facebbok Juquinha

GOVERNO DO RN FAZ BALANÇO DAS AÇÕES DE SAÚDE CONTEMPLADAS PELO RN SUSTENTÁVEL

Nesta terça-feira (31) a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) apresentou, por meio de videoconferência, aos representantes do Banco Mundial, em Brasília, um balanço positivo das ações já desenvolvidas na área dentro do Projeto RN Sustentável. A gerente geral do RN Sustentável, Fátima Amazonas e o especialista em saúde, David Souza acompanharam a apresentação.

As áreas de Oncologia, Materno Infantil, Urgência e Emergência, além de leitos de UTI neonatal e treinamento de profissionais estão entre os principais investimentos na saúde do Estado através do acordo de empréstimo com o Banco Mundial/RN Sustentável. 

Treze maternidades públicas de todo o Estado já passaram por obras de reforma e mais 10 maternidades, localizadas na 1a. (São José de Mipibu) e 3a. região (João Câmara) de saúde ainda passarão por adequações, totalizando 23 maternidades. Um total de 1.100 profissionais já foram capacitados, em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na área de pré-natal. Outros quase 200 profissionais também já foram capacitados no protocolo da assistência materno-infantil - um manual de condutas clínicas abordando temas relevantes para a prevenção das morbimortalidades de mães e bebês, lançado pela Sesap em 2015. 

Na área de Urgência e Emergência, os quatro primeiros hospitais - de um total de sete - que receberão reformas e adequações nas suas portas de entrada, iniciam suas obras agora no mês de fevereiro. Estão localizados nos municípios de: São José de Mipibu, Santo Antônio, Caicó e São Paulo do Potengi. Os outros três hospitais, nas cidades de Pau dos Ferros, Assu e João Câmara, iniciam suas obras no mês de março. Também serão disponibilizados equipamentos hospitalares para estas unidades, já em fase de licitação. 

“É mais que uma reforma física, pois queremos também mudar o processo de trabalho nesses hospitais, tornando-os mais eficientes com a implantação da classificação de risco e o treinamento das equipes e dos gestores. Será uma mudança de rotina e na qualidade dos serviços”, explica David Souza.

Na área de Oncologia, já estão assinadas as ordens de serviço para reformas de unidades nos municípios de João Câmara e São Paulo do Potengi. Nestes casos, a Sesap preparou os projetos arquitetônicos e cada município é responsável pela reforma e custeio dos centros de oncologia. Já os equipamentos, como mamógrafos, ultrassom e raio-x digitais serão adquiridos com recursos do RN Sustentável. 

O novo laboratório de Anatomia Patológica, em Natal, já está sendo construído e será totalmente equipado com tecnologia de ponta para os procedimentos citopatológicos e de controle de qualidade de todas as ações dos laboratórios da rede pública do Estado. Está em discussão na Sesap como será o modelo de gestão, a distribuição de recursos humanos e a parceria com universidades para atuação no laboratório. 

O projeto RN Sustentável prevê ainda a estruturação com aquisição de equipamentos para novos leitos de UTI Neonatal que servirão a todo estado. Já estão definidos os locais onde funcionarão estes novos leitos, que são: Maternidade Escola Januário Cicco (5 leitos), Hospital da Polícia (4 leitos), Hospital Santa Catarina (11 leitos), Hospital Maria Alice Fernandes (15 leitos) e Hospital Regional da Mulher em Mossoró (30 leitos). De acordo com Ana Petta, gerente do RN Sustentável na Sesap, “a grande maioria de leitos está localizada na região Metropolitana de Natal por questões de estrutura física e por concentrar a maior força de trabalho”. 

Em Mossoró, os investimentos do Banco Mundial para concretização do Hospital Regional da Mulher giram em torno de 100 milhões de reais, divididos entre realização da obra e aquisição de equipamentos. O hospital será referência em partos de alto risco, atendendo municípios da 2a, 6a e 8a Região de Saúde, e foi pensado dentro dos padrões de atendimento que preconiza a Rede Cegonha. O início das obras está previsto para este mês de fevereiro, com previsão de conclusão para maio de 2018.

Fonte: Assecom/Sesap