domingo, 12 de março de 2017

POPULAÇÃO PROTESTA CONTRA CONSTRUÇÃO DE PRESÍDIOS NA CIDADE DE SANTANA DO SERIDÓ-RN



Moradores de Santana do Seridó, distante 237 km de Natal, realizaram um protesto, neste sábado (11), contra a construção de dois presídios no município. O anuncio das unidades prisionais foi feito pelo governo do estado, na última sexta-feira (10).
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) informou que a construção será com recursos do Ministério da Justiça, que vai liberar R$ 31,9 milhões para as obras. Cada uma das unidades terá capacidade para 603 detentos.
Após tomarem conhecimento do anúncio, os moradores então decidiram organizar um protesto. Na tarde e início da noite deste sábado, centenas de pessoas, inclusive de cidades vizinhas, foram às ruas de Santana do Seridó, carregando cartazes e gritando palavras de ordem contra os presídios na cidade.
Em janeiro, o governador Robinson Faria declarou a intenção de desativar a Penitenciária de Alcaçuz ainda este ano. Segundo ele, a construção de três novos presídios permitiria a transferência dos presos da unidade, onde um massacre deixou 26 mortos ao longo de mais de uma semana de rebeliões.
"A construção de Alcaçuz naquele local foi um grande equívoco, porque é uma área de geografia turística", afirmou Robinson.
A terceira unidade é a Cadeia Pública de Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal, que já está em construção. A obra começou em 2015 e chegou a ser embargada para adequações, mas foi retomada e, segundo o governo, deve ficar pronta em junho. A prisão terá três pavilhões e capacidade para 603 pessoas.
Segundo o general Araújo Lima, o governo pretende criar 3.900 vagas no sistema prisional do estado em cinco anos, mil delas até abril de 2018. A comissão para elaborar o Plano Diretor do Sistema Penitenciário foi criada em fevereiro, depois da matança em Alcaçuz. O projeto deve ficar pronto em abril.
Em entrevista concedida a reportagem da Rádio Rural AM Parelhas, o vereador Ivan Dantas disse que nesta segunda-feira (13) o prefeito Hundson Pereira de Brito vai à Natal conversar com o governador Robinson Faria, comunicar que a população é totalmente contra a construção dos presídios no município de Santana do Seridó.

Fonte: G1


MORADORES DA RUA CEL. QUINCÓ EM CARNAÚBA DOS DANTAS-RN, VOLTAM A RECLAMAR DO ESGOTO ESTOURADO






É vergonhoso você entrar na cidade de Carnaúba dos Dantas-RN e se deparar com o esgoto jorrando água no calçamento da Rua Cel. Quincó.

Os moradores da citada rua não aguentam mais a grande fedentina, inclusive prejudicando a saúde dos que ali residem. Esperamos que o órgão competente tome as devidas providências urgentes, porque não pode são os nossos visitantes chegarem à Carnaúba dos Dantas e se depararem logo na entrada da cidade com esse lamaçal.


Fonte: Blog do Toscano Neto

DEVOTOS E VAQUEIROS PARTICIPAM DA CAVALGADA DE SÃO JOSÉ, EM ACARI












Anunciando a festa do padroeiro do Povoado Bulhões, em Acari, a cavalgada em homenagem a São José aconteceu na manhã deste sábado, dia 11 de março, após as bênçãos proferidas pelo Pároco Pe. Fabiano. Este já é o terceiro ano do evento tradicional e religioso, organizado por Dias Ventura e Rodrigues de Naldo.

Objetivando, além de lembrar o padroeiro, unir os sertanejos, a cavalgada saiu da Praça Cipriano Pereira, seguindo pelas margens do açude Gargalheiras até o povoado.

Em todo o trajeto, a imagem era conduzida na frente, pelas mãos de um vaqueiro.


Matéria Extraida do Blog Nelder Medeiros