domingo, 16 de abril de 2017

COMISSÃO DO CNS DISCUTE IMPACTOS DAS REFORMAS DO GOVERNO NA QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES.



Os prejuízos que a terceirização e as reformas trabalhista e da Previdência poderão trazer para a qualidade de vida da população foram discutidos, entre outros temas, na reunião da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O grupo, encarregado de assessorar o Plenário do Conselho, reuniu-se nos dias 11 e 12, em Brasília.

“Todo esse contexto prevê a redução do custo do trabalho no Brasil, a redução do salário real, a redução da renda colocada à disposição dos trabalhadores; esse contexto prevê a garantia da manutenção dos recursos financeiros aos bancos e aos grandes capitalistas nacionais e internacionais”, afirmou o economista Reginaldo Muniz Barreto, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), um dos expositores convidados para a reunião.

Segundo ele, o contexto atual faz parte de um novo modelo de inserção do Brasil na economia internacional. Para o economista, a prioridade do atual governo é reduzir o papel do Estado brasileiro como indutor do desenvolvimento nacional.

“Não é uma visão da construção de um projeto nacional de desenvolvimento; é a visão da inserção subordinada do Brasil à economia internacional. Não dá para ter, nesse processo, distribuição de renda; não dá para reduzir a desigualdade; não dá para aumentar salário”, disse o representante do DIEESE.

A reunião foi conduzida pelo conselheiro nacional de Saúde Geordeci Menezes de Souza, coordenador da CISTT, e pela conselheira nacional de Saúde Juliana Acosta Santorum, coordenadora-adjunta da comissão. Participaram também representantes de 14 Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTTs) estaduais.

A tônica do encontro foi a de que as reformas encaminhadas pelo governo no Congresso Nacional vão impactar fortemente na qualidade de vida dos trabalhadores, sobretudo na saúde. Nesse contexto, o grupo reforçou a necessidade de uma forte mobilização dos trabalhadores no próximo dia 28 de abril, quando  será comemorado o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

A reunião serviu também para a aprovação do Plano de Trabalho da CISTT do Conselho Nacional de Saúde.


Fonte: Assessoria CNS

COMPERVE PUBLICA EDITAL COM 1.610 VAGAS PARA CURSOS DE BACHARELADO E LICENCIATURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA


Podem participar do Processo Seletivo portadores de certificado de conclusão do ensino médio (ou curso equivalente) e professores em exercício nas redes públicas de ensino

O Núcleo Permanente de Concursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comperve) publicou edital com a abertura de 1.610 (um mil, seiscentas e dez) vagas para cursos de Bacharelado e Licenciatura, na modalidade de Educação a Distância.


As provas do Processo Seletivo para Educação Superior a Distância da UFRN (Vestibular a Distância), com ingresso no segundo semestre letivo do ano de 2017, serão aplicadas, simultaneamente, nos polos de apoio presencial distribuídos no Estado do Rio Grande do Norte, abrangerá os conhecimentos comuns às diversas formas de escolarização do ensino médio.

Podem participar do Processo Seletivo portadores de certificado de conclusão do ensino médio (ou curso equivalente) e professores em exercício nas redes públicas de ensino. Esses últimos terão 50% das vagas reservadas.

As vagas ofertadas são para os cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia e Química. Essas vagas serão distribuídas para os polos de Caicó, Guamaré, Currais Novos, Macau, Lajes, São Gonçalo do Amarante, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Martins e Nova Cruz.

A inscrição será realizada, exclusivamente, via Internet, a partir das 8h00min do dia 10 de abril até às 23h59min do dia 02 de maio de 2017. Para se inscrever, o candidato deverá, obrigatoriamente, ter Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação e preencher todos os campos do Formulário de Inscrição. A taxa de inscrição será no valor de R$ 30,00 (trinta reais).

No site da Comperve: www.comperve.ufrn.br, estão disponíveis o Edital e o Formulário de Inscrição.

Principais informações:

➤1.610 vagas oferecidas
➤10 Polos de Apoio Presencial
➤10 Cursos ofertados (1 bacharelado e 9 licenciaturas)
➤Inscrições de 10 de abril a 2 de maio de 2017
➤Taxa de inscrição R$30,00 (trinta reais)
➤50% das vagas reservadas para professores
➤50% das vagas (por curso) reservadas aos portadores do certificado de conclusão do Ensino Médio
➤Aplicação das provas: 28 de maio de 2017 (nos Polos).

Fonte: Assessoria de Comunicação - SEDIS/UFRN