sexta-feira, 16 de junho de 2017

COMUNIDADE CATÓLICA DE ACARI PRODUZ LINDOS TAPETES DE CORPUS CHRISTI

Os tapetes de Corpus Christi são uma tradição católica popular, que é comum em várias cidades do Brasil e Portugal, sendo confeccionados durante a celebração do dia de Corpus Christi. A prática, surgida em Portugal e posteriormente difundida no Brasil durante o período colonizatório, consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais sobre as ruas em que a procissão da Eucaristia passará, o de mais costume, são desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.
O blog divulga, em especial, os tapetes de Acari, que já são parte da tradição local há 03 anos.
Fonte: Blog Nelder Medeiros 

APLICATIVO DEVE AMPLIAR O ACESSO DA POPULAÇÃO ÀS INFORMAÇÕES DE SAÚDE


Um aplicativo foi criado com o intuito de ampliar o acesso da população às informações de saúde. Intitulado e+SAÚDE – canal de comunicação do Ministério da Saúde –, a ferramenta deve oferecer, de forma online, informações como o acesso aos dados do cartão nacional de saúde, lista de medicamentos retirados nas unidades de saúde, acompanhamento do cartão de vacinação, exames realizados, entre outros.

O e+Saúde estará disponível para os sistemas operacionais iOS e Android, além de possibilitar acesso por tablets e smartphones. Segundo a pasta, o uso da tecnologia deve evitar o desperdício no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a pasta, a tecnologia vai aproximar ainda o contato entre os pacientes e as unidades de saúde distribuídas em todo o Brasil, entre elas: farmácia popular, postos de saúde, serviços de urgência, academia da saúde, hospital, maternidade, centro de atenção psicossocial, maternidade e centro de especialidade. Basta o cidadão acessar o aplicativo que melhor local para o atendimento é indicado.

Denúncias
O cidadão vai poder fazer denúncias online por meio da Ouvidoria do SUS 136.
Nessa opção, o usuário pode relatar queixas de atendimentos, além de questionar possíveis atendimentos não realizados e que constam no cadastro do usuário do SUS.

Para o funcionamento do aplicativo e+Saúde, o Ministério da Saúde está interligando os sistemas de informação do SUS que já estão em funcionamento. A ferramenta já conta com informações do Hórus, Hemovida, Cartão SUS, CNES, e-sus Atenção Básica, Ouvidoria e o Sistema DE Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI).

Agência CNM, com informações da Agência Saúde MS