domingo, 9 de julho de 2017

PRODUTORES DE QUEIJOS DA REGIÃO DO SERIDÓ ELOGIAM O EDITAL DE LEITE E DERIVADOS

                                  João Batista, produtor de queijo do município de Carnaúba dos Dantas
“Nosso queijo é artesanal. É de ótima qualidade. Nós vendemos em todo Rio Grande do Norte e estamos na expectativa para que nossa associação seja selecionada no Edital de Leite e Derivados lançado pelo Governo do Estado”, disse João Batista, produtor de Carnaúba dos Dantas. Seu João está expondo seus produtos: queijo de coalho e de manteiga na 20ª Exponovos que acontece até domingo (09), no Parque de Exposições José Bezerra de Araújo, em Currais Novos.
O Edital de Leite e Derivados lançado pelo Governo do RN é uma inciativa da Secretaria de Agricultura e do Governo Cidadão e conta com recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial. Os recursos disponibilizados para esta ação são da ordem de R$ 23 milhões para beneficiar uma média de vinte organizações produtivas.

Além de Seu João, mais de 25 produtores de queijos artesanais participam desta edição da Exponovos. Um deles é Seu José Alves, presidente da CAPESA de Parelhas, a associação que tem 19 produtores e que se inscreveu para o Edital de Leite e Derivados. “Queremos obter todas as certificações para alcançar novos mercados. Esse edital é nossa salvação”, comenta José Alves, presidente da CAPESA.

O foco preferencial da ação será a adequação de queijeiras, concentradas na região do Seridó, com ações visando atender a legislação sanitária vigente e habilitar a comercialização dos produtos nas redes de varejo. O prazo para inscrição no Edital segue até 10.08.2017. Os interessados devem acessar o site: www.governocidadao.rn.gov.br

A primeira noite da Exponovos contou com uma degustação de queijos de 25 pequenos produtores. Neste sábado (08), um dos destaques da programação é o Leilão Seridó Terra do Leite, marcado para este sábado à noite, com 45 lotes de animais em condições facilitadas de pagamento. A Exponovos faz parte do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias, realizado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca em parceria com o Governo Cidadão/Banco Mundial, Prefeitura de Currais Novos e associações de criadores. A programação diversificada inclui julgamento de animais, leilão, feirinha de artesanato, apresentações culturais, palestras e oficinas.

Fonte: Governo Cidadão/Governo do RN