terça-feira, 25 de julho de 2017

SÓCIOS DA (APDEC) REALIZARAM A SUA 7ª REUNIÃO MENSAL DO ANO DE 2017




Foi realizada na noite desta terça-feira (25/07) na sede provisória da (APDEC) Associação da Pessoa com Deficiência de Carnaúba dos Dantas-RN, a 7ª reunião mensal, sobre a presidência do senhor presidente José Fábio Dantas de Medeiros.

Inicialmente o presidente falou sobre a saúde do sócio Bento Feliz, a qual ele esta passando por momentos de saúde, em seguida falou do problema sobre a questão da acessibilidade na praça Caetano Dantas, já foi discutido na reunião do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, sabemos que acedibilidade é direitos de todos e especial as pessoas com deficiências.

Estamos aguardando o Instituto Mais Saúde com Médico Dr. Tiago vim á  Carnaúba para os associado selecionados irem para consulta com o Medico ortopedista Dr. Tiago, é uma parceria da (APDEC) Associação da Pessoa com Deficiência de Carnaúba dos Dantas, com Instituto Mais Saúde com Médico Dr. Tiago e Araidson Simões, por fim ele disse que em breve estará trabalhando para conseguir alguns cursos para os associados  disse o presidente José Fábio.

O sócio José Augusto (Deda do bar) disse que cada dia que frequenta as reuniões da Associação da Pessoa com Deficiência, percebo que todos estão pensando no melhor da entidade. Já o sócio Vitoriano de Medeiros falou que as pessoas com deficiências tem que começar a participar das reuniões. A senhora Rosimira Maria de Medeiros mãe do sócio Romário de Medeiros, disse não perco nenhuma reunião, porque sei da grande importância que tem uma associação.

O sócio Luciano Francimario, nós termos parabenizar o nosso presidente Fábio não é fácil está a frente de uma presidência disse Luciano, por fim a sócia Luciana de Medeiros Dantas, se associou as palavras do sócio Luciano, nós estamos todos de parabéns por ter um presidente que sempre está trazendo conhecimentos e buscando ações para nossa associação disse a sócia Luciana.

Fotos: Luciano e texto Fábio Locutor.



MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE E INTEGRALIDADE SÃO DESTAQUES DE SEMINÁRIO SOBRE VIGILÂNCIA EM SAÚDE



Respeitar e reconhecer as singularidades e as especificidades de cada região do país é um dos pontos fundamentais para compreender os elementos que podem interferir na promoção de saúde dos brasileiros. Esta foi a análise que permeou os debates sobre o Modelo de Atenção à Saúde no Brasil e o papel da Vigilância em Saúde na Garantia da Integralidade, realizados nesta terça-feira, 18, durante o seminário promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), em São Paulo.

Para a professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Laura Camargo Macruz Feuerwerker, é preciso reconhecer as diferenças do coletivo para ampliar o entendimento de como diferentes grupos de pessoas apontam os processos de riscos e adoecimento. “A agenda de atenção básica fala que do Oiapoque ao Chuí as pessoas tem os mesmos problemas, isso limita a promoção à saúde com providencias basicamente relacionadas ao ambiente urbano, normalmente culpabilizando o indivíduo pelo fato dele não adotar um modelo saudável de vida”, avalia.

Para ela, pensar na integralidade também é importante para reduzir o distanciamento que politicas públicas e temas de saúde têm do cotidiano das pessoas. “O grau de desregulamentação do trabalho terá consequências brutais para o ponto de vista da precarização das vidas e condições de trabalho, por exemplo”.

O seminário é uma etapa preparatória para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), a ser realizada de 21 a 24 de novembro, em Brasília. A conferência discutirá, entre outras questões, quais estratégias podem gerar ações integradoras das vigilâncias e a integração da vigilância em saúde com a atenção básica.

“É preciso pensar na sua integralidade para que a vigilância seja um suporte importante para que as ações assistenciais tenham uma racionalidade melhor e possam alcançar a todos”, afirma o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Jarbas Barbosa da Silva Junior, ao destacar que as duas conferências promovidas pelo CNS em 2017, (Saúde da Mulher e Vigilância em Saúde) “serão dois momentos fundamentais para a gente reafirmar o SUS como direito e responsabilidade do Estado”.


O seminário preparatório ocorre na Rua Tamandaré, 393, Liberdade, São Paulo, até quarta-feira, 19.