sexta-feira, 30 de março de 2018

SEM DIÁRIAS: Os conselheiros de saúde, que já atuam nos conselhos de graça, não terão direito à diárias, segundo informação da Secretária de Saúde

Os conselheiros de saúde de Carnaúba dos Dantas estão reclamando que não vão receber as diárias a quem têm direito, segundo já adiantou a secretária de saúde Maria de Ramalho. A secretária alegou que os conselheiros tiveram almoço grátis no evento. E o café da manhã, e o lanche da tarde, secretária?

Os conselheiros participaram no último dia 27/03/2018, em Natal, da V Plenária Estadual de Conselhos de Saúde do RN, mas não receberam as diárias, enquanto isso o motorista foi beneficiado com a diária.

A secretária alegou que o evento já dispunha de almoço grátis.

Aí o blog pergunta: quer dizer que se o prefeito, vereador, secretário municipal forem participar de um evento e lá tiver comida, eles também não receberão diárias?

E o café no meio da viagem e o lanche da tarde, quem pagará?

É preciso o pessoal da prefeitura dar uma olhada na Lei Municipal nº 900/2016 que trata sobre as diárias e sobre o orçamento municipal 2018 que garante R$ 12 mil reais ao conselho, antes de tomar uma atitude arbitrária dessa.

O trabalho do conselheiro municipal é considerado como serviço relevante para nossa sociedade, ele já atua sem receber um centavo e ainda não tem direito a uma diária quando da sua capacitação?

O debate que foi realizado em Natal estava centrado na Conjuntura do SUS no Brasil e no RN, tendo como enfoque as mudanças ocorridas em diversas políticas, nas formas de financiamento e no processo de regionalização no RN.

Também foi discutida a situação dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) no RN, visando o fortalecimento do Controle Social.

Na oportunidade, o conselheiro municipal de saúde José Fábio denunciou a irregularidade na eleição do CMS de Carnaúba dos Dantas, cujo presidente foi eleito sem sequer fazer parte da entidade (uma vergonha) que por sinal foi por água abaixo.

O Ministério Público Estadual estava presente ao evento e deu muitas orientações aos conselheiros, inclusive o de que tivessem muito cuidado na aprovação de prestações de contas e fiscalização dos recursos da saúde como um todo, pois poderia haver responsabilização do conselheiro caso fosse verificada omissão deste.

Fonte: Blog Carnaúba Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário