quinta-feira, 18 de outubro de 2018

RN recebe o Encontro Técnico dos Centros de Treinamento e de Coordenadores Estaduais PROERD do Norte e Nordeste do Brasil

Com o objetivo de propor estratégias para políticas públicas de efetiva ação da prevenção e enfrentamento do uso abusivo de drogas e da violência, o Governo do RN está apoiando o Encontro Técnico dos Centros de Treinamento e o Encontro de Coordenadores Estaduais PROERD do Norte e Nordeste do Brasil, na Escola de Governo Dom Nivaldo Monte. O encontro segue até quinta-feira (18) e conta com recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial.

“Esse é um encontro muito especial entre gestores, coordenadores e pedagogos que estão inseridos na estrutura do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD – em todo o Brasil. Um momento que se discute alinhamentos de maneira a continuarmos a desenvolver um grandioso trabalho em todas as unidades da federação. Trabalho esse que já beneficiou, em todo o Brasil, mais de 25 milhões de alunos do 5º e 7º ano do ensino fundamental e da educação infantil”, explicou o Tenente Romão, coordenador Estadual do Proerd no RN.
De acordo o secretário da Shetas e coordenador do projeto Governo Cidadão, Vagner Araújo, iniciativas como essas são eficaz no combate preventivo ao uso de drogas. “O trabalho do PROERD é educativo e exitoso, os profissionais de segurança trabalham de forma preventiva ao uso de drogas através do uso de várias ferramentas como cartilhas e vídeos educativos. Iniciativas como essas merecem todo nosso apoio”, comenta.
O evento que reúne cerca de 40 profissionais, todos policiais militares, coordenadores, gestores e pedagogos do projeto de todos os estados do país, ainda analisou e discutiu as atividades realizadas nos anos passados, alinhando os conceitos sobre o andamento dos projetos, com vistas ao fortalecimento da gestão para enfrentamento da crise da violência e seus desdobramentos.
PROERD
Diante do aumento do consumo de drogas proibidas ou não entre crianças e adolescentes em idade escolar, torna-se necessário um trabalho efetivo e contínuo de prevenção de uso de drogas, entre os jovens que ainda não tiveram contato com tais substâncias. O programa tem por objetivo a prevenção ao uso de drogas entre crianças em idade escolar, o qual será desenvolvido através de:
1. Fornecimento de informações aos estudantes sobre as implicações do uso do tabaco e do álcool
2. Ensinar os estudantes a tomar decisões mais seguras e responsáveis, refletindo sobre as consequências de seus comportamentos
3. Trabalhar a autoestima das crianças, ensinando-as a resistir às pressões que as envolvem.


CENTROS DE TREINAMENTOS
No Brasil existem, atualmente, sete Centros de Treinamento: Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Nestes centros, os policiais são capacitados para serem parte do programa, tornando-se facilitadores, mentores e profissionais formados em orientação educacional, regulados segundo as Normas e Políticas do Programa Drug Abuse Resistance Education e a supervisão da Câmara Técnica de Estratégias do Programa Educacional de Resistência às Drogas/CNCG.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo Cidadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário