quarta-feira, 7 de novembro de 2018

CAPESA, SEBRAE e SESCOOP OCERN Dialogam com Instituições na Capital Potiguar Sobre Projeto das Queijeiras

A Cooperativa Agropecuária do Seridó -CAPESA, realizou uma agenda de trabalho nesta Terça-feira dia 06 de Novembro do Corrente ano na capital Potiguar, na primeira reunião do dia com a OCERN - Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte, onde dialogamos  com o Superintendente da pasta Drº  Eduardo Gatto, o assessor técnico da Sescoop  Francisco Ruben, sobre a necessidade da OCERN apoiar as Cooperativas CAPESA, COAFS e COOPP, no auxilio administrativo e jurídico no edital 5 de Leite d e derivados da SAPE, no tocante a capacitações e consultórias aos cooperados, solicitação de programa de monitoramento da gestão das cooperativas, como também pedimos o apoio para com as questões junto ao Programa Governo Cidadão do Edital 5 (queijeiras). Estamos nesta reunião o Grupo da Cooperativa dos Ovinocaprinocultores do Município de Pedra Preta-RN -COOPP através do Presidente Gilberto Pereira -O Betinho, acompanharam ainda o Téc. Agr. e Extensionista da EMATER do município de Lages-RN Cleber Vitorino e o Secretário de Agricultura de Pedra Preta Srº Lourival Pereira, ainda estavam presentes o Coordenador da Agricultura Familiar da Prefeitura de Parelhas, Téc. Agr. Ivanilson Pereira, o Presidente da CAPESA Venêncio Filho e o Assessor do Núcleo das Cooperativas do Sescoop- OCERN José Vanderli. Como encaminhamentos, ficou de cada cooperativa encaminhar Ofício com as solicitações a OCERN- SESCOOP/RN.

Logo em seguida, tivemos mais uma reunião na superintendência do Banco do Brasil, com o Weiber Basílio Medeiros, gerente de negócios onde tratarmos da agilidade na analise, liberação dos recursos das propostas de Crédito do PRONAF junto as Agências do Banco do Brasil na região do Seridó, e ficamos encaminhados com a CAPESA e COAFs poderem monitorar junto as agências e junto aos produtores agilizar as propostas e colaborar, neste projeto de confecção do crédito, para que os produtores beneficiários, possam fazer as comprovações das suas contrapartidas do edital 5 (Queijeiras). O Presidente da COOPP Betinho cobrou uma solução para confecção do Crédito da Cooperativa, projeto este na Agência do município de Lages-RN. Nesta reunião estava o Grupo da Cooperativa dos Ovinocaprinocultores do Município de Pedra Preta-RN -COOPP através do Presidente Gilberto Pereira - O Betinho, acompanharam ainda o Téc. Agr. e Extensionista da EMATER do município de Lages-RN Cleber Vitorino e o Secretário de Agricultura de Pedra Preta Srº Lourival Pereira, ainda estavam presentes o Coordenador da Agricultura Familiar da Prefeitura de Parelhas, Téc. Agr. Ivanilson Pereira, o Presidente da CAPESA Venêncio Filho e o Assessor do Núcleo das Cooperativas do Sescoop - OCERN José Vanderli e o assessor técnico da Sescoop RN Francisco Ruben , Pedro Alexandre Gestor do escritório do SEBRAE Caicó, o técnico Hélio Andrade da Andrade e Consultória. Como encaminhamentos, ficou de cada cooperativa fazer as cobranças e os dialogos junto as agências no tocante a agilidade na analise e liberação dos recursos do PRONAF, como também o comprometimento de cada produtor beneficiário para buscar junto as agências a liberação e demais questões no tocante documentação do produtor junto as agências. Nesta atividade, demonstramos força, união e compromisso de todos, principalmente da SEBRAE / OCERN e SECOOP Nesta atividade, demonstramos força, união e compromisso de todos, principalmente da SEBRAE / OCERN e SECOOP junto as trés cooperativas apoiando o seguimento desta cadeia produtiva do leite, principalmente para nossa região do Seridó potiguar com 39 agroindústrias de produção de queijos e seus derivados.junto as trés cooperativas apoiando o seguimento desta cadeia produtiva do leite, principalmente para nossa região do Seridó potiguar com 39 agroindústrias de produção de queijos e seus derivados.


Na parte da tarde, foi a vez da terceira reunião com SAPE Secretaria de Estado da Agricultura,

Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte na Coordenação do Edital 5 de Leite e Derivados, onde tivemos na oportunidade dialogando com os Técnicos Pedro e Poliana, sobre os próximos passos dos projetos das Queijeiras -CAPESA, COAFs e COOPP, então houve um a cobrança no tocante ao pagamento das contrapartidas das Cooperativas junto ao Projeto Governo Cidadão para podermos dar os próximos passos o quanto antes.Mais uma vez as cooperativas, levantaram questões internas das cooperativas, desafios que estamos tendo no tocante as contrapartidas, mas saímos esperançosos  no tocante a agilidade das contrapartidas. Nesta reunião estava o Grupo da Cooperativa dos Ovinocaprinocultores do Município de Pedra Preta-RN -COOPP através do Presidente Gilberto Pereira - O Betinho, acompanharam ainda o Téc. Agr. e Extensionista da EMATER do município de Lages-RN Cleber Vitorino e o Secretário de Agricultura de Pedra Preta Srº Lourival Pereira, ainda estavam presentes o Coordenador da Agricultura Familiar da Prefeitura de Parelhas, Téc. Agr. Ivanilson Pereira, o Presidente da CAPESA Venêncio Filho e o Assessor do Núcleo das Cooperativas do Sescoop - OCERN José Vanderli e o Pedro Alexandre Gestor do escritório do SEBRAE Caicó. E mais uma vez, a demonstração de força, união e compromisso de todos, principalmente da SEBRAE / OCERN, SECOOP Nesta atividade, demonstramos força, união e compromisso de todos, principalmente da SEBRAE / OCERN e SECOOP junto as trés cooperativas apoiando o seguimento desta cadeia produtiva do leite, principalmente para nossa região do Seridó potiguar com 39 agroindústrias de produção de queijos e seus derivados. junto as trés cooperativas apoiando o seguimento desta cadeia produtiva do leite, principalmente para nossa região do Seridó potiguar com 39 agroindústrias de produção de queijos e seus derivados.


Fonte de informações: Téc. Agr. Ivanilson Pereira de Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário