sexta-feira, 30 de março de 2018

SEM DIÁRIAS: Os conselheiros de saúde, que já atuam nos conselhos de graça, não terão direito à diárias, segundo informação da Secretária de Saúde

Os conselheiros de saúde de Carnaúba dos Dantas estão reclamando que não vão receber as diárias a quem têm direito, segundo já adiantou a secretária de saúde Maria de Ramalho. A secretária alegou que os conselheiros tiveram almoço grátis no evento. E o café da manhã, e o lanche da tarde, secretária?

Os conselheiros participaram no último dia 27/03/2018, em Natal, da V Plenária Estadual de Conselhos de Saúde do RN, mas não receberam as diárias, enquanto isso o motorista foi beneficiado com a diária.

A secretária alegou que o evento já dispunha de almoço grátis.

Aí o blog pergunta: quer dizer que se o prefeito, vereador, secretário municipal forem participar de um evento e lá tiver comida, eles também não receberão diárias?

E o café no meio da viagem e o lanche da tarde, quem pagará?

É preciso o pessoal da prefeitura dar uma olhada na Lei Municipal nº 900/2016 que trata sobre as diárias e sobre o orçamento municipal 2018 que garante R$ 12 mil reais ao conselho, antes de tomar uma atitude arbitrária dessa.

O trabalho do conselheiro municipal é considerado como serviço relevante para nossa sociedade, ele já atua sem receber um centavo e ainda não tem direito a uma diária quando da sua capacitação?

O debate que foi realizado em Natal estava centrado na Conjuntura do SUS no Brasil e no RN, tendo como enfoque as mudanças ocorridas em diversas políticas, nas formas de financiamento e no processo de regionalização no RN.

Também foi discutida a situação dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) no RN, visando o fortalecimento do Controle Social.

Na oportunidade, o conselheiro municipal de saúde José Fábio denunciou a irregularidade na eleição do CMS de Carnaúba dos Dantas, cujo presidente foi eleito sem sequer fazer parte da entidade (uma vergonha) que por sinal foi por água abaixo.

O Ministério Público Estadual estava presente ao evento e deu muitas orientações aos conselheiros, inclusive o de que tivessem muito cuidado na aprovação de prestações de contas e fiscalização dos recursos da saúde como um todo, pois poderia haver responsabilização do conselheiro caso fosse verificada omissão deste.

Fonte: Blog Carnaúba Notícias

Prefeitura de Carnaúba dos Dantas adquiriu conjuntos escolares e material para professores


A Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas através da Secretaria Municipal de Educação realizou a aquisição de 300 conjuntos escolares e 16 conjuntos para professor no valor de R$ 79.440,00, com recursos provenientes do FNDE por meio do PAR (Plano de Ações Articuladas) do Ministério da Educação, para melhorar ainda mais a infraestrutura das escolas municipais.


“A nossa preocupação é sempre oferecer além de um ensino de qualidade, uma infraestrutura que acomode melhor os alunos, tornando as salas de aulas um local agradável e favorável à aprendizagem", afirma a Secretária de Educação Professora Rúbia Dantas. 

"Temos o compromisso firmado de buscar melhorias para o bem comum da nossa população e a aquisição desses conjuntos vem sanar algumas dificuldades que vínhamos enfrentando com o crescente número de alunos nas escolas municipais. Agora é continuar lutando para conseguir adequar as escolas com todos os equipamentos necessários", complementa o prefeito Gilson Dantas.

Fonte: Blog do Fábio Locutor/PMCD

Vereador Fabiano Pacômio (PT) cobra da gestão municipal construção de passagem molhada no Conjunto Habitacional seu Anísio


O vereador Fabiano Pacômio (PT), baseado nas reivindicações e dificuldades enfrentadas nesse período chuvoso pelos moradores do Conjunto Habitacional Seu Anísio, usou a tribuna nesta última segunda-feira 26 de março durante a (7ª) Sétima Sessão Ordinária do (1º) Primeiro Período Legislativo de 2018 para cobrar da gestão municipal a construção da passagem molhada do Conjunto Habitacional Seu Anísio.

“A dificuldade enfrentada pelos moradores daquela localidade que precisam trafegar na estrada que liga o conjunto habitacional ao resto da cidade, e que em tempo de chuva passa ser um tormento para a população, que o prefeito possa designar o engenheiro da prefeitura para fazer a avaliação.

O vereador parabenizou a Vereadora Josiene de Fabinho (PSD) por ser a propositora da matéria e quer se associar a esse importante requerimento da vereadora”, disse o edil Fabiano.

O vereador Fabiano ainda recebeu total apoio do vereador Pepeto (PSD) demonstrando interesse em contribuir na solução do problema que hora atinge aquela comunidade.

Fonte: Blog do Fábio Locutor.