domingo, 11 de novembro de 2018

Curso de inclusão digital em parceria com o SENAR, Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas e associação da comunidade Rajada foi realizado na Rajada


A Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas/RN, buscando o desenvolvimento do nosso município, a Secretaria de Agricultura Meio Ambiente e Pesca realizou mais um curso de inclusão digital em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Dessa vez, a parceria firmada com a associação da comunidade Rajada.

O curso oferta o Ônibus com o laboratório de informática para que 20 alunos venha ter conhecimento sobre as planilhas Excel. Uma ferramenta de muita utilidade nos dias atuais. A prefeitura Municipal vem buscando todas as parcerias possíveis para o desenvolvimento do nosso Município, Relatou o Prefeito Gilson Dantas. @ Carnaúba dos Dantas.

Do Blog, o curso foi encerrado na última sexta-feira (09/11), queremos parabenizar a Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas através da Secretaria de Agricultura Meio Ambiente e Pesca, ao SENAR/RN, especial ao professor Joab Eliel Ferreira de Macedo, a associação Comunitária da Rajada, e a todos os alunos que participaram do belíssimo curso.









Fonte: Facebook PMCD/ fotos Grupo ACCR

MP recomenda que Secretaria Estadual de Saúde revogue portaria que criou a Central Estadual de Regulação

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) expediu recomendação para que a Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) anule portaria referente à criação da Central Estadual de Regulação. A medida foi tomada sem a aprovação da Comissão Intergestores Bipartite do Rio Grande do Norte (CIB-RN), órgão responsável pela gestão de instrumentos de saúde no estado e dos municípios.
A medida entra em desacordo com modelo de gestão pactuada entre municípios, regida pela CIB. No Rio Grande do Norte, o modelo de regulação segue o Complexo Regulador, aprovado no ano de 2014. A ferramenta é composta por sete Centrais Regionais e o Complexo Estadual de Regulação, além da Central Metropolitana de Regulação. A atuação do complexo é embasada nas normas técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Estadual de Regulação e Plano Diretor de Regionalização. O sistema é operado pelo Estado e Municípios.
Segundo o MPRN, desde 2014 o Governo Estadual segue negligenciando a estrutura e o apoio às centrais de regulação, acarretando na precariedade do funcionamento dos órgãos, especialmente os que atuam em Caicó e Mossoró. Essa postura negligente pode colocar em risco o acesso igualitário aos serviços de saúde do Estado.
A secretaria terá o prazo de 20 dias para informar detalhadamente as medidas tomadas para acatar a recomendação.
Fonte: Mossoró Hoje

Em reunião tumultuada presidentes de associações, equipe do projeto RN Sustentável e SOS Sertão discutiram execuções das obras em Carnaúba dos









Aconteceu na manhã da última quarta-feira, (07/11), no auditório da Sede da (ACABRAMMM) Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Sítios Carnaúba de Baixo, Ramada, Maribomdo, Melado e Mufumbal em Carnaúba dos Dantas/RN, uma importante Reunião com a equipe da SOS SERTÃO, três associações comunitárias das Comunidades Rajada, Carnaúba de Baixo e Ermo. Além dos representantes das empresas que estão executando as obras nas referidas Comunidades e representes do Projeto Piloto de Combate à Desertificação do governo do estado do RN, onde teve como objetivo de discutir as execuções  das obras do Projeto Piloto de Combate à Desertificação nas três Comunidades.

A reunião foi bastante tumultuada, alguns presidentes de associações reclamaram bastante das empresas que ainda não executaram os serviços das obras, como também os serviços não estarem de acordo com o projeto. Alguns representes das empresas enfatizou que  faltou orientação por parte da empresa SOS SERTÃO na hora que foi iniciado os serviços.

A equipe da SOS SERTÃO enfatizou que o dever da empresa SOS SERTÃO é junto as associações, sempre estamos trabalhando ao lado de todas associações procurando fazer o melhor, todas as empresas foram informados dos projetos antes de serem iniciados disse Walter representante da SOS SERTÃO.

A equipe do projeto Projeto Piloto de Combate à Desertificação do governo do estado enfatizou que as empresas junto com as associações dever ver os problemas elencados e resolverem de uma maneira melhor, para que ninguém fique com prejuízo  enfatizou Joaquim e Silvetre.

Por fim, O proprietário da empresa (ARIDA) Agencia Rural de Incentivo ao Desenvolvimento Agropecuário e Ambiental Adriano enfatizou que vai concluir as obras, no orçamento do reuso coletivo da Rajada já ultrapassou mais de 12 mil reais do orçamento, foram serviços que não estava no projeto, três buracos cavados que não estava no orçamento, a tubulação hidráulica  era 280 metros foi para quase 400 metros, a área que não era secada teve que secar, vamos concluir os tanques e planta a palma concluiu Adriano.

Fonte: Blog do Fábio Locutor