quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Projeto Governo Cidadão garante continuidade dos investimentos no Distrito Irrigado do Baixo Açu






A continuidade dos investimentos em oito associações do Distrito Irrigado do Baixo Açu (Diba) foi tema principal de reunião hoje (30) entre o futuro secretário de Gestão de Projetos, Fernando Mineiro, o secretário de Agricultura Guilherme Saldanha e representantes dos irrigantes, beneficiados com recursos do Governo do Estado por meio do Edital de Incentivo à Fruticultura Irrigada, via projeto Governo Cidadão e Banco Mundial. Estão sendo investidos R$ 4,4 milhões para equipar os lotes de terras com sistemas de irrigação automatizados, sistema de filtragem e bombeamento de água, novas tubulações, tratores, veículos e novas tecnologias para produzir.

O Diba é considerado um verdadeiro celeiro de desenvolvimento econômico da fruticultura irrigada, com faturamento de R$ 50 milhões anuais, geração de três mil empregos diretos e indiretos e uma produção de 30 mil toneladas de frutas por ano.

"O Governo do Estado enxerga a importância do Diba para a economia potiguar e o intuito dessa reunião foi exatamente dialogar com os irrigantes e agilizar os trâmites para que a fase de execução dos investimentos inicie o mais rápido possível. Estamos realizando reuniões com todos os setores beneficiados pelo projeto Governo Cidadão, seguindo orientação da governadora Fátima para que nossa gestão possa enfrentar e resolver os problemas de forma dialogada e transparente. Nas próximas semanas faremos uma visita ao Distrito para conhecer melhor o sistema de produção e verificar in loco o impacto desses recursos que serão aplicados", destacou Mineiro.

Localizado na região do Vale do Açu, entre os municípios de Afonso Bezerra e Alto do Rodrigues, o Diba tem três mil hectares disponíveis para irrigação. As oito associações selecionadas em edital irão se modernizar para ampliar a produção, já que trabalham atualmente com equipamentos sucateados de 20 anos atrás. Quatro associações já realizaram o pagamento da contrapartida e estão aptas para iniciar a execução do projeto. Outras quatro ainda finalizam os trâmites processuais.

O produtor Aldeir Pereira conta que o projeto veio em boa hora, para resolver uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos fruticultores do Baixo Açu. "Estamos recebendo o que mais necessitamos, que é um novo sistema de irrigação e bombeamento da água. Vamos diminuir nossos custos de manutenção e assim poder obter um pouco mais de lucro com nossas vendas", diz.

Além dos secretários, participaram da reunião técnicos do setor de Planejamento do projeto Governo Cidadão e da Secretaria de Agricultura, o presidente do Diba, Nuilson Medeiros, e os irrigantes Aldeir Pereira, Aldair José, Lucas Gusmão, José Augusto, Emile Safieh, José Arnaldo, José Arnor e Anísio Leite.

Fonte: Comunicação Governo Cidadão
                           PUBLICIDADE 


Nenhum comentário:

Postar um comentário