sábado, 23 de novembro de 2019

Raquel Valentina Conselheira Municipal de Saúde de Caicó foi eleita Coordenadora Regional de Plenária da (IV URSAP) da Região de Saúde do Seridó

 FOTO OFICIAL
 MARTIM, DRº PAULO, AIRON e FÁBIO
FÁBIO e GEOLIPIA PRESIDENTA DO CES DO RN 
FÁBIO, GEOLIPIA PRESIDENTA DO CES DO RN e CORDÉLIA GERENTE DA IV USAP

 PLATEIA 
  PLATEIA 

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (21/09) no auditório da IV URSAP na Cidade de Caicó/RN, a (10ª) Plenária Regional de Conselhos de Saúde da 4ª Região de Saúde realizada pelo Conselho Estadual de Saúde/Coordenação Nacional de Plenária do Rio Grande do Norte, em parceria com a IV URSAP.

O evento contou com a participação de Geolipia Jacinta da Silva presidenta do Conselho Estadual de Saúde do RN, Cordélia Maria de Araújo gerente da IV USAP, Amisterdan Colly S. de Azevedo ex: Coordenador Regional de Plenárias, Valdo Teodoro Coordenador Estadual de Plenária, Miriam Estevão conselheira Municipal de Saúde de Santa Cruz e Júlio César de Medeiros Secretário Executivo da (CIR) Comissão Intergestores Regional da 4ª Região de Saúde.

Participaram do evento 56 Conselheiros de saúde e alguns secretários executivos dos conselhos de saúde dos seguintes municípios:

Acari, Bodó, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Florânia, Ipueira, jardim de Piranha, Jardim do Seridó, Jucurutu, Ouro Brancos, Parelhas, São Fernando, São Vicente, Serra Negra do Norte e Timbaúba dos Batistas. De Carnaúba dos Dantas participaram Martim Bernardo da Silva (Presidente do Conselho Municipal de Saúde), Antoniel Airon Batista Dantas (vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde), Paulo Wbiratan Lopes da Costa (secretário Executivo do Conselho Municipal de Saúde) e José Fábio Dantas de Medeiros Conselheiro Municipal de Saúde.

A Presidente do Conselho Estadual de Saúde fez uma apresentação onde destacou o papel dos órgãos de controle perante a gestão pública e o panorama de atuação do controle social no Estado. A mesma discorreu também sobre a organização dos Conselhos municipais de Saúde, sobre a estruturação e funcionamento dos Conselhos de Saúde, sobre suas responsabilidades, sobre aplicação dos recursos financeiros em ações e serviços públicos por parte dos entes federados, sobre a competência dos Conselhos de Saúde e também destacou a importância dos Conselheiros de Saúde serem capacitados para um melhor exercício de suas atribuições.

 Por fim, a mesma falou sobre a atual realidade dos Conselhos municipais de Saúde, destacando os principais obstáculos enfrentados pelos Conselhos e as consequências por esses gerados finalizou a presidente.

já o Coordenador Estadual de Plenárias Valdo Teodoro apresentou a situação dos Conselhos municipais de Saúde da (IV URSAP) de Saúde e que, de acordo com o (SIACS) Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde,  identificou várias irregularidades em alguns Conselhos de Saúde, como a falta de paridade entre os seguimentos, Conselhos de Saúde, com  mandato vencido, falta da inserção de documentos no (SIACS), etc. O mesmo orientou aos Conselhos de Saúde como deverão sanar as pendências, e se colocou-se a disposição para ajudá-los nesta tarefa finalizou Valdo Teodoro.

A gerente da (IV URSAP) da Região de Saúde fez uma explanação sobre o PLANIFICASUS, esse projeto que está acontecendo apenas na 4ª Região de Saúde e tem por objetivo a organização da atenção ambulatorial especializada em rede com a atenção primária à saúde, o referido projeto tem como proponente o CONASS, está sendo executado pela sociedade beneficente Israelita Brasileira Albert Eintein, e será concluído em dezembro de 2020.

Por fim, após apresentação de cada candidato foi feita a eleição e foi eleita Coordenadora Regional Plenária da (IV URSAP) da Região de Saúde, para o mandato de (03) anos, a Conselheira de Saúde Raquel Valentina de Caicó, Amisterdan Colly S. de Azevedo ficou como 1ª suplente e Maria do Livramento como 2ª suplente.

Fonte: Júlio César Secretário Executivo da (CIR).



Nenhum comentário:

Postar um comentário