sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Foram eleitos os Coordenadores Estaduais de Plenária, e em posados os Delegados eleito nas Conferências Regionais.


Foi realizado quarta-feira dia, 11 de dezembro de 2019 na Escola de Governo do Rio Grande do Norte em Natal, a 8ª Plenária Estadual de Conselhos de Saúde. Estiveram presente a senhora presidente do Conselho Estadual de Saúde do RN, Geolípia Jacinto da Silva, Geordeci Menezes de Souza Conselheiro Nacional de Saúde, Valdo Teodoro de Almeida Coordenador Estadual de Plenária, Iara Maria Pinheiro de Albuquerque Promotora de Justiça do RN e Fabiana Maria de Figueiredo representante do Ministério da Saúde, e bastante Conselheiros(a) Municipais de Saúde, Secretários (a) Executivo de Saúde de vários municípios do Estado.

A presidente do Conselho Estadual de Saúde, Geolípia Jacinto, iniciou seu discurso saudando todos os participantes que atenderam o convite feito pelo Conselho Estadual de Saúde, hoje será eleitos os Coordenadores Estaduais de Plenária e empossado os Delegados eleito nas Conferências Regionais. Por fim Geolípia Jacinto enfatizou que o Conselho Estadual estará dando total apoio aos Conselhos Municipais de todas as Regiões do estado disse Geolípia Jacinto.
Menezes de Souza Conselheiro Nacional de Saúde enfatizou o trabalho que o Conselho Estadual de saúde está realizando com os Conselhos municipais, o Conselho Nacional de Saúde continuará dando apoio no que for necessário tanto ao Conselho Estadual como os Conselhos Municipais disse Menezes de Souza.
A promotora de Defesa da Saúde, Iara Maria Pinheiro de Albuquerque, frisou a importância da Plenária com os Conselhos Municipais de Saúde de todo o Estado, ela enfatizou que está acompanhando de perto os trabalhos que o Conselho Estadual de Saúde vem realizando com os Conselhos Municipais de todo o Estado. Todas as resoluções aprovadas pelos Conselhos Municipais devem ser publicadas pelo gestor Municipal, no momento que um cidadã assumi o cargo de conselheiro ele tem que cumpri com suas obrigações perante o colegiado. Por fim, ela enfatizou a participação de cada um no acompanhamento de todas as ações da saúde do seu município, a importância dos conselheiros ler o decreto nº 5.839, de 11 de julho de 2006 e a resolução nº 453, de 10 de maio de 2012 a qual se trata sobre o Conselho Nacional de Saúde, Estadual e Municipal disse Drª Iara.

Já o Coordenador Estadual de Plenária eleito Valdo Teodoro de Almeida agradeceu a todos os companheiros (a) por terem voltado nele para Coordenador Estadual de Plenária, tem certeza que irá procurar fazer o melhor em prol de todos os Conselhos Municipais de todos os municípios do RN finalizou Valdo Teodoro.

 O conselheiro Municipal de Saúde do Município de Carnaúba dos Dantas José Fábio Dantas de Medeiros iniciou sua fala agradecendo a presidente do Conselho Estadual de Saúde Geolípia Jacinto pelo apoio que o Conselho Estadual de Saúde vem dando aos Conselhos Municipais, o conselheiro enfatizou que os gestores municipais sejam os prefeitos (a) e secretários (a) municipais de saúde precisa mais atenção aos conselhos municipais, muitas das vezes o que o conselheiro reivindica em prol da população são engavetados. Parabenizou a senhora Drª Iara promotora de justiça do RN, por sempre está presente nos debates, saírem  hoje daqui com mais um aprendizagem para poder realizar um trabalho com responsabilidade dentro do Conselho Municipal de Saúde de Carnaúba dos Dantas disse José Fábio.

Por fim, Fabiana Maria de Figueiredo representante do Ministério da Saúde, apresentou os instrumentos de Gestão DIGSUS e as responsabilidades dos Conselhos Municipais de Saúde, ela enfatizou a importância de cada Conselheiro Municipal acompanhar passo a passo toda a movimentação financeira dos gastos do Fundo Municipal de Saúde.

Em seguida foram eleitos os Coordenadores Estaduais de Plenária para o triênio 2019/2022.


Valdo Teodosio 56% dos votos – titular;

 José Alcântara 23% dos votos - 1° suplente e;


Telma Lúcia 19% dos votos - 2° suplente.

Ao final foram em posados os Delegados eleito nas Conferências Regionais, confira os nomes e regiões:

I REGIÃ0
João Maria Ferreira Sobrinho - Baia  Formosa
 Alcione de Paiva Soares - Canguaretama
  Mycarla de Matos - Vila Flor

II REGIÃO
Albaniza Bandeira de Albuquerque - Mossoró
 Valdemar Ramos - Mossoró

III REGIÃO
 Ann Margareth Araujo - Guamaré
 João Batista da Silva - Pedro Avelino
 Michelle Bacurau - João Câmara


IV REGIÃO
 Raquel Valentim - Caicó
 Amisterdan Colly - Currais novos
 Maria do Livramento - Currais Novos

V REGIÃO
 Carlos Geison Targino Gomes - Santa Cruz
 Miriam Estevam de Freita - Santa Cruz
 Fagner Fiorelli Pereira da Silva - Jaçanã

VI REGIÃO
 Francisco Gutemberg Damião - Pau dos Ferros
 Gladys Miriam Diógenes Ferreira - Pau dos Ferros
 Antônio Erivaldo - Tabuleiro Grande

VII REGIÃO
 Maria Alice - Macaíba
 Ernandes Cavalcante - São Gonçalo do Amarante
 Severino Ramos - Macaíba

VIII REGIÃOg
 Heberton Rocha dos Santos - Açu
Maria Zélia Novo de Souza - Ipanguaçu
 Magna Célia E. de Souza - Carnaubais.

Do município de Carnaúba dos Dantas participaram o vice-presidente Antoniel Airon Batista Dantas, José Fábio Dantas de Medeiros conselheiro Municipal e a conselheira municipal Dra. Verônica Pires.

Confira as fotos abaixo:












Fotos: Geolípia Jacinto, Airon e texto Fábio Locutor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário