terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Conselho Municipal de Saúde de Carnaúba dos Dantas/RN participou de Audiência Pública nesta segunda-feira (02/12/19) na Assembleia Legislativa/RN, com o tema: “A Regionalização da Saúde e a Institucionalização dos Consórcios Interfederativos”.


O Conselheiro Municipal de Saúde do Município de Carnaúba dos Dantas/RN José Fábio Dantas de Medeiros representou o Conselho Municipal de Saúde na Audiência Pública realizada na manhã desta segunda-feira (02/12/19) no auditório Cortez Pereira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, com o tema: “A Regionalização da Saúde e a Institucionalização dos Consórcios Interfederativos”.

O conselheiro iniciou sua fala agradecendo ao deputado Francisco Medeiros do (PT), pela iniciativa de realizar essa importante audiência pública, seria importante que o deputado visse a possibilidade juntos com os demais colegas deputados de solicitar do Governo do Estado a possibilidade de reabrir o Hospital Regional de Acari. Esse Hospital estando funcionando irá atender pacientes dos município de Acari e Carnaúba dos Dantas. Por fim, José Fábio enfatizou da possibilidade do deputado junto com o secretário estadual de saúde pública ver a possibilidade do governo do estado transferir os pacientes que faz tratamentos de consultas na Liga contra o Câncer em Natal serem realizadas em Caicó.


Hoje saiu um transporte com alguns pacientes de Carnaúba dos Dantas para realizarem consultas na Liga contra o Câncer em Natal, por volta das 02:45 minutos da manhã, “a hora de chegada em casa só a noite, isso é muito cansados para esses pacientes”, finalizou o conselheiro José Fábio.
Conselheiro José Fábio na Tribuna.
O deputado estadual Francisco Medeiros do (PT) a qual foi o propositor da Audiência Pública enfatizou a importância dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, que surgem como uma alternativa de organização regional e Cooperação Federativa para melhoria do processo de gestão e de organização dos serviços de saúde. “Embora se tenha avançado na formulação de estratégias e marcos regulatório, na perspectiva de fortalecer a reorganização e descentralização do Sistema de Saúde”.

 Por fim, o parlamentar se comprometeu em lutar, junto aos outros deputados, para que o projeto que institucionaliza os consórcios interfederativos tenha celeridade na Casa Legislativa. “Nos comprometemos em buscar, respeitando os trâmites desta Casa Legislativa, para que esse Projeto de Lei possa ter celeridade e possa ser aprovado pelos colegas. Além disso, lutaremos para que se construa a melhor alternativa possível para dar resolutividade aos problemas encontrados na área de saúde do Rio Grande do Norte”, finalizou Francisco.
Deputado estadual Francisco Medeiros do (PT).

A presidente do Conselho Estadual de Saúde, Geolípia Jacinto, iniciou seu discurso agradecendo a iniciativa do deputado Francisco Medeiros segundo ela, uma solicitação do Conselho, e destacou a importância do chamamento para a discussão proposta. Ela fez um balanço da situação da Saúde Pública no Rio Grande do Norte. “Vamos todos juntos Conselho estadual de Saúde e dos municípios lutar pela melhoria das Políticas Públicas na área é lutar pela vida.”, disse Geolípia. Lutar pela melhoria das políticas públicas nesta área é lutar pela vida.”, disse Geolípia.
Presidenta do Conselho Estadual de Saúde, Geolípia.

Já o secretário estadual de saúde, Cipriano Maia de Vasconcelos, fez uma exposição do atual quadro da saúde pública do Estado e destacou a necessidade de se avançar na discussão sobre os temas propostos na audiência. “Esses são temas que muito importam a todos que fazem a saúde pública do RN e discutir esses desafios é essencial, porque a regionalização e a institucionalização dos consórcios interfederativos podem ser as soluções para que possamos ter uma saúde pública mais digna e mais eficaz em nosso Estado”, ressaltou Cipriano.
 Secretário Estadual de Saúde, Cipriano Maia.

Já conselheira do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems) Solane Maria Costa, destacou a importância da regionalização da saúde e da implantação dos consórcios. Ela ressaltou a importância de todos se unirem em busca de soluções para os problemas da saúde do Estado. Precisamos de fato dar as mãos para que tenhamos uma saúde pública eficiente finalizou.
Solane Maria Costa Conselheira do (Cosems) RN.

Fabiana Maria de Figueiredo representante do Ministério da Saúde falou do papel do Ministério da Saúde nesse processo de mudança da forma de administrar a saúde pública do Rio Grande do Norte. “Ainda não conseguimos sair do debate para a prática e nós concordamos que a solução para a saúde pública desse Estado passa diretamente pelos temas discutidos nessa audiência”. “Enquanto Ministério da Saúde, estamos para apoiar e ajudar no que for necessário”, destacou Fabiana.
Fabiana Maria de Figueiredo representante do Ministério da Saúde.

A promotora de Defesa da Saúde, Iara Maria Pinheiro de Albuquerque, frisou a necessidade e a importância da discussão para que as propostas sejam implantadas de forma planejada e correta. “A promotoria pública está acompanhando de perto a intenção do Estado de implantação da regionalização e a implementação dos consórcios interfederativos. Ao mesmo tempo em que entendemos a necessidade de discutir e entender todo o processo para que aconteça de forma correta”, ressaltou a promotora Iara Maria Pinheiro de Albuquerque.
Promotora de Justiça do RN Iara Maria Pinheiro de Albuquerque.

O prefeito do município de Acari Isaias Cabral, ressaltou a preocupação de todos com as possíveis mudanças, mas frisou a necessidade de entender melhor as propostas. “A nossa maior preocupação é que as responsabilidades dos municípios sejam do tamanho que eles comportam. Sendo assim, entendemos que a regionalização da saúde e a institucionalização dos conselhos interfederativos podem ser a solução para a saúde pública do RN”, disse Isaias.
Prefeito Isaias Cabral de Acari.

Breno Coutinho Coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN enfatizou falta de condições de trabalho, de valorização dos servidores e a situação dos hospitais do Estado. “Apesar de ter sido deixado de fora da discussão desses temas tão importantes para a saúde pública do nosso Estado, temos visão e posição diferentes das colocadas aqui pelo Estado”, frisou o Cordenador.
Breno Coutinho Coordenador Geral do Sindsaúde/RN.


Deputado Francisco e Fábio Locutor.
Fotos: Assessoria de impressa do deputado estadual Francisco do (PT) e texto Fábio Locutor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário