terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Esperança ao Povo do Seridó!!!

Confira os registros de chuvas das últimas 24 horas:
- Jucurutu - 100 mm
- Sítio Cachoeirinha ( Vizinho a Palma ) - Caicó 45 mm
- Ouro Branco 40 mm
- Sítio Manhoso - Caicó 40 mm
- Sítio Volta - Jardim do Seridó 35 mm
- Sítio Riachão - Santana do Seridó 35 mm
- Grupamento Corpo de Bombeiros Militar - Caicó 35 mm
- Sítio São Paulo - Jardim do Seridó 28 mm
- Sítio Exu - Município de Almino Afonso 25 mm
- Sitio Bara do Rio - Jardim do Seridó 25 mm
- Barragem as Tairas 22,5 mm
- Sítio Curipá - Ouro Banco 22 mm
- Sítio Quixabá 20 mm
- Matadouro - Jardim o Seridó 19 mm
- SÃO JOSÉ DO SERIDÓ 18 mm
- Na Residência de Junior Bombeiro - BAIRRO SÃO JOÃO - JARDIM DO SERIDÓ - 16 mm
- SÍTIO CAATINGA GRANDE - SÃO JOSÉ DO SERIDÓ 15 mm
- Sítio Alto Escuro - Jardim do Seridó 15 mm
- CENTRO DE SÃO JOSÉ DO BREJO DO CRUZ - PB 15 mm
- Fazenda Bom Jesus - Caicó 13 mm
- Sítio Riacho do Meio - JARDIM DO SERIDÓ 12 mm
- Sítio Buriti 11 mm
OUTROS REGISTROS:
- Pendências RN 46 mm
- Caraúbas 30 mm
- Campo Grande 18 mm
Fonte: Rodrigo Cabugi Seridó

SUS: oferece novo tratamento para pacientes com degeneração da retina

O Ministério da Saúde informou ter ampliado o tratamento oferecido a pacientes com degeneração macular relacionada à idade por meio da oferta do medicamento antigiogênico e do exame de tomografia de coerência óptica.
Segundo a pasta, ambas as incorporações são importantes para a detecção precoce e para tratar casos já confirmados, estabilizando a evolução da doença. A degeneração macular atinge a parte central da retina e leva à perda progressiva da visão central.
Os dois novos procedimentos devem atender pacientes a partir dos 60 anos, conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Degeneração Macular Relacionada à Idade.
O medicamento antigiogênico é injetável e pode ser feito em um ou nos dois olhos, com intervalo mínimo de 15 dias entre um olho e outro.
Já a tomografia de coerência óptica é um exame não invasivo para diagnóstico da doença nos dois olhos. A proposta é detectar sinais microscópicos de alterações precoces da retina.

A doença

A degeneração macular relacionada à idade é uma doença progressiva que acomete a área central da retina, onde as imagens são formadas, levando invariavelmente à perda da visão central. O principal fator de risco é o aumento da idade.
A doença pode ser classificada como seca, responsável pela maior parte dos casos (85%-90%), ou úmida (10%-15%).
Fonte: Agência Saúde

Governadora do RN anuncia parcelamento de salários, mas sem data para folhas atrasadas; Veja os detalhes

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), apresentou aos dirigentes de sindicatos que representam servidores estaduais, no início da tarde desta segunda-feira (7), um calendário para pagamento da folha de salários. A proposta do governo é depositar, até o próximo dia 10, linearmente, 30% dos salários de janeiro, e completar o vencimento com os outros 70% no fim do mês. O mesmo aconteceria nos meses seguintes.
Porém, o governo não anunciou como fará para colocar em dia outras quatro folhas que estão em atraso. O governo deve os salários de novembro para quem ganha acima de R$ 5 mil, o salário de dezembro de todos os servidores, além de parte do 13º de 2017 e o 13º de 2018. Segundo o próprio Executivo, eles somam quase R$ 1 bilhão.
A proposta não agradou os sindicatos, que prometem debater a situação com as categorias. "Não sei como as bases do sindicato irão reagir. A proposta é muito dura para o servidor", disse Nilton Arruda, presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol).
"Nós não somos funcionários de gestão, somos servidores do estado", criticou Janeayre Souto, do Sindicato dos Servidores da Administração Direta (Sinsp), considerando que o governo não levou em conta a "impessoalidade da gestão". Para ela, o novo governo tem que se responsabilizar pela dívida que recebeu da administração anterior.
Fonte:  G1 RN