sábado, 19 de janeiro de 2019

(CONTAG) Publica nota sobre a Reforma da Previdência Social


A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) está acompanhando com preocupação as possíveis propostas de Reforma da Previdência Social no Brasil defendidas pela equipe econômica do Governo Bolsonaro que estão repercutindo em vários jornais. Uma das questões mais preocupantes é a desvinculação do benefício da aposentadoria rural e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do salário mínimo, além da possibilidade de transformar a aposentadoria rural em benefício assistencial, resgatando seu status anterior à Constituição de 1988.
Para a CONTAG, essa proposta é desrespeitosa e significa um retrocesso, pois desconsidera os(as) agricultores(as) familiares como categoria profissional, não os valoriza como produtores de mais 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros e como agentes do desenvolvimento rural brasileiro. Desconsidera, ainda, a importância da Previdência Social como uma política de distribuição de renda e de fortalecimento do comércio/ economia local de mais de 70% dos municípios brasileiros. Mais de 2/3 do valor total dos benefícios rurais são destinados a municípios com até 50 mil habitantes, o que corresponde a um volume de recursos na ordem de R$ 5,6 bilhões/mês que são injetados mensalmente na economia desses pequenos municípios (dados de janeiro de 2016).
Também é importante considerar que a expectativa de vida no meio rural e no meio urbano é diferente. A população urbana vive em média três anos a mais do que a população rural, 74,5 anos e 71,5 anos, respectivamente (dados do PNUD/IPEA/FJP – Desenvolvimento Humano para Além das Médias), ou seja, se a aposentadoria rural migrar para o benefício assistencial, a maioria dos trabalhadores e trabalhadoras rurais ficará desassistida.
A CONTAG também contesta a informação de que os agricultores e agricultoras familiares não contribuem para a Previdência Social. Na verdade, os trabalhadores e as trabalhadoras do campo contribuem mediante uma alíquota incidente sobre a venda da produção rural. Manter essa regra é necessário, pois a agricultura familiar possui renda por safra e não mensalmente.
Portanto, a CONTAG defende a manutenção das regras atuais da Previdência Social Rural e reafirma a importância da agricultura familiar na produção de alimentos saudáveis, no desenvolvimento rural e na economia do País.
Diretoria da CONTAG
Fonte: FACEBOOK DA CONTAG

                                             PUBLICIDADE

Semiárido potiguar deve ter volume de chuva acima da média no 1º semestre de 2019


Os meses de fevereiro, março e abril devem ter volume de chuva acima da média para o trimestre na região do semiárido potiguar. A conclusão foi divulgada no fim da manhã desta sexta-feira, 18, durante o encerramento da Reunião Climática, realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Meteorologistas dos centros de previsão climática do Nordeste, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) passaram dois dias reunidos discutindo as condições oceânicas e atmosféricas para os próximos meses e fazendo a análise dos parâmetros meteorológicos, de modo a fazer a previsão climática do próximo trimestre.

De acordo com Gilmar Bristot, meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala (vento em superfície e em altitude, pressão ao nível do mar, temperatura da superfície do mar, entre outros), além dos resultados de modelos numéricos globais/regionais indicam que o prognóstico climático para o período de fevereiro, março e abril de 2019 no Rio Grande do Norte é de chuva normal ou acima do normal.

As últimas análises mostram que no Oceano Pacífico equatorial, o Fenômeno El Niño continua atuando, mas com intensidade fraca e ocupando a faixa equatorial. A permanência dessa condição vem ocorrendo de acordo com os resultados dos modelos de previsão de anomalia de TSM, e projetam que essa condição permanecerá nos próximos meses.

Já o Oceano Atlântico vem apresentando aquecimento na faixa equatorial, desde o litoral do Nordeste Brasileiro até a costa do Continente Africano, resfriamento nas águas superficial no setor norte e aquecimento no setor sul. Essa mudança termodinâmica no comportamento do Oceano Atlântico favoreceu o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT-Principal Sistema meteorológico causador das chuvas no Norte do Nordeste no período de fevereiro a maio), para posições mais ao sul da Linha do Equador, o que já tem contribuído para a ocorrência de chuvas sobre a região Nordeste durante janeiro de 2019.

Situação bem clara aqui no Rio Grande do Norte, onde o monitoramento de chuvas realizado diariamente pela Emparn, já mostra que neste mês de janeiro, até esta sexta-feira, 18, já são 71 municípios com o volume acumulado que fica na média e acima da média para o mês. Lembrando que o mês de dezembro de 2018 foi o mais chuvoso dos últimos anos, e o ano de 2018 foi também foi o mais chuvoso dos últimos sete, quando houve 6 anos seguidos de seca.


Fonte: Seridó 360
                                              PUBLICIDADE




POUSADA CARNAÚBA: oferecem um delicioso Cardápio para seus clientes neste final de semana


A pousada Carnaúba oferecem um delicioso Cardápio  para seus clientes neste final de semana, a pousada comunica que todos os dias tem um Cardápio diferente. Comidas prontas a parti de 11:00 horas
A pousada Carnaúba fica localizada próximo ao Monte do Galo em Carnaúba dos Dantas/RN, aberta todos os dias 24 horas, tudo para uma melhor estadia e satisfação ao cliente.
Ligue e peça sua quentinha através dos telefones (84) WhatsApp 98700-2540 e 3479-2522.
Confira o cardápio deste sábado:
Feijoada
Feijão macaça
Arroz branco
Arroz de leite
pirão de costela
Farofa carioca
Vinagrete
Verdura cozida
Carne assada na Brasa
Frango assado na Brasa
Bisteca de porco assado na brasa.

Org: Arruda e Edilza

                                        PUBLICIDADE

Chuva de 150 milímetros foi registrada no município de Carnaúba dos Dantas-RN


As chuvas voltaram a banhar a região do Seridó nesta sexta-feira (18/01). Choveu bem na zona rural do município de Carnaúba dos Dantas-RN, onde no Sítio Garrotes a precipitação pluviométrica registrou 150 milímetros.

No Sítio Pedra Branca e no Povoado Ermo choveu 120 milímetros e no Sítio Lagedo 60 milímetros. A barragem do Povoado Ermo tomou um bom volume de água, já que a mesma estava seca. 

Fonte: Blog do Toscano Neto

Super Kilão em Acari comunica que chegou muitas frutas e verduras novinhas









Super Kilão está com grandes novidades e promoções de frutas e verduras neste final de semana, hoje sábado dia 19 de janeiro está presente na feira livre de Acari pela manhã e aberto todo dia deste sábado e neste domingo será aberto até ás 11:00hs da manhã.

Todas as frutas e verduras chegaram nesta sexta-feira (18/01).

O Super Kilão fica localizado na Rua Major Hortêncio de Brito nº 483 no centro de Acari. Telefone para contato WhatsApp (84) 9950-3478

ORG: Mopa Show e Neidinha

                                              PUBLICIDADE