quarta-feira, 2 de outubro de 2019

ACARI: Prefeitos do Rio Grande do Norte conhecem panorama da Saúde em visita à CNM

Prefeitos do Rio Grande do Norte viajaram à Brasília em busca de atendimento técnico no lounge municipalista, que fica na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Os gestores das cidades de Acari, Tenente Laurentino Cruz, São João do Sabugi, Ipueira e Parelhas passaram a tarde desta segunda-feira, 30 de setembro, esclarecendo dúvidas e conhecendo detalhes do panorama municipal da Saúde de suas respectivas cidades. Os municipalistas prometeram voltar à entidade na terça-feira para conversar com a área técnica da Assistência Social.
Estiveram na pauta questões que envolvem o financiamento da Saúde, agentes comunitários e de endemias, bloco da Atenção Básica, programa Médicos pelo Brasil, custeio do Sistema Único de Saúde, dentre outros assuntos. O prefeito de Acari, Isaías Cabral, elogiou a qualidade das informações oferecidas pela CNM no atendimento técnico. “A gente conseguiu tratar de programas, problemas e recursos específicos. A CNM possui uma estrutura muito qualificada em todas as áreas da administração pública. A gente chega aqui e consegue ter uma informação precisa”, disse.
Presente no lounge municipalista pela primeira vez, a prefeita de Tenente Laurentino Cruz, Sueleide Araújo, ficou impressionada com as orientações. “Hoje eu descobri que é a CNM que a gente tem que procurar antes de qualquer coisa. Vou levar para o meu Município esse conhecimento e pedir aos meus secretários que estejam em contato frequente com a Confederação”, adiantou a gestora.
Outra gestora estreante no atendimento e que conheceu os conteúdos disponibilizados pela entidade aos seus filiados foi a prefeita de São João do Sabugi, Lydice Brito. “A CNM tem ferramentas importantes que a gente acaba não utilizando. Vou ficar mais atenta e usá-las. Também vou fazer reuniões com secretários e disseminar em outros Municípios. Na próxima reunião da microrregional, vou conversar com outros gestores sobre esses recursos”, contou.
O prefeito de Parelhas, Alexandre Dantas, visita a CNM com frequência. Dessa vez, ele acompanhou a comitiva potiguar para saber novidades em áreas essenciais da gestão. “A minha estada aqui hoje é para saber orientações atualizadas na Saúde, Assistência Social e Educação, principais faixas em políticas públicas do Município. Quero saber o que os técnicos da CNM têm para nos passar. A gente sempre pega o contato dos colaboradores para os nossos coordenadores e secretários municipais competentes”, disse.
Por fim, o prefeito de Ipueira, José Morgânio, foi outro chefe do executivo municipal que pretende difundir o que aprendeu no atendimento técnico. “A visita foi muito produtiva. Quero também deixar os nossos outros colegas prefeitos cientes disso”, ressaltou
Fonte: Agência CNM de Notícias


Comissão de Saúde aprova projeto sobre atendimento prioritário a diabéticos


Em reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira (2), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa analisou e votou seis matérias. Entre elas foram aprovados o Projeto de Lei 0177/19 de iniciativa do deputado Kleber Rodrigues (Avante), que dispõe sobre o exercício e a contratação de farmacêuticos e o 0197/19, de autoria do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), que assegura atendimento prioritário aos portadores de diabetes em toda a Rede de Saúde Pública ou Privada do Estado.

“São dois projetos muito importantes para a saúde do povo do Rio Grande do Norte. A diabetes é uma doença que atinge 7% da população brasileira. Pelo projeto hoje aprovado as pessoas pobres vão ter o atendimento gratuito e preferencial.  O outro é muito importante porque rege as ações e assistência farmacêutica em caráter permanente ou eventual, por pessoas físicas ou jurídicas, conforme o faturamento das farmácias”, destacou o deputado Galeno Torquato (PSD), relator das duas proposituras.

Um dos parágrafos do projeto sobre o atendimento aos portadores de diabetes, que recebeu uma emenda modificativa, registra que ficam os hospitais, unidades de saúde, clínicas, laboratórios e similares que integram a Rede de Saúde Pública ou Privada, a partir da vigência da Lei obrigados a oferecer às pessoas portadoras de diabete tipo 1 e tipo 2, atendimento prioritário na realização de exames laboratoriais, por imagens, endoscópicos ou congêneres, que necessitem ser executados em jejum.

Já o projeto sobre a contratação de farmacêuticos prevê que as farmácias de qualquer natureza requeiram, obrigatoriamente, para seu funcionamento a responsabilidade e a assistência técnica de farmacêutico habilitado na forma da Lei.

Fonte: Assessoria da Assembleia Legislativa do RN




Vereador Fabiano Pacômio e Nana de Paulo Medeiros participaram de varias reuniões na manhã desta terça-feira (01/10) na Capital do Estado na busca de investimentos para o município de Carnaúba dos Dantas.

Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN.

O vereador Fabiano Pacomio (PT) juntamente com a Ex: vice-prefeita Adjanira Dantas de Medeiros (Nana de Paulo Medeiros) participaram de varias reuniões na manhã desta terça-feira, dia 01 de Outubro de 2019 na Capital do Estado.

A primeira estiveram reunidos com o Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN, João Maria Cavalcanti, Ivan Fioravante, Coordenador de Hidrogeologia da Secretaria, Eduardo, assessor do Deputado Estadual Francisco do PT, com finalidade de resgatar as demandas de perfurações e instalações de poços turbulares para o município.

Na ocasião, trataram de outras intervenções hídricas para o município de Carnaúba dos Dantas/RN, entre elas: o Projeto Seridó de Adutoras, que o Governo do RN buscará recursos extras para iniciar o Projeto em Convênio com o Governo Federal.

Com a conclusão da Barragem Oiticica, o Projeto Seridó de Adutoras, a Governadora Fátima Bezerra, buscará ampliar os abastecimentos de água para as comunidades rurais, assim como foi executada pela CAERN recentemente a Vila Santa Luzia, localizada no Sítio Carnaúba de Baixo, que em breve será inaugurada, beneficiando mais de 80 famílias Carnaubenses.

Em seguida foram até o C.R.I - Centro de Reabilitação Infantil, a onde estiveram reunidos com o diretor geral Ítalo Matheus Targino Moreira e sua equipe para tratarmos  assuntos pertinentes da implantação do CER no Seridó e na agilidade da liberação de entregas de prótese, cadeiras de rodas e banhos.


É de grande importância, a implantação do CER em Caicó, pois a IV Região estava com um vazio assistencial muito grande para as pessoas com deficiência e tinha município que estava deslocando seus pacientes para Natal e Pau dos Ferros numa distância considerável e eles chegavam mais fragilizados do que quando saiam dos seus municípios.

A região precisa de outros Centros de Reabilitação e está sendo feita uma reestruturação no plano e será solicitada a habilitação do CER para os municípios de Currais Novos e Parelhas.

Em Caicó, o serviço do CER contará com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, enfermeiro, técnico em enfermagem, assistente social, médico psiquiatra, médico neurologista, médico ortopedista e médico oftalmologista. Este centro atenderá todos os municípios que fazem parte da IV Região de Saúde do Estado e significa um grande avanço no cuidado às pessoas portadoras de deficiência.

C.R.I - Centro de Reabilitação Infantil, diretor geral Ítalo Matheus Targino Moreira.

Por fim, enceram a agenda na Assembleia Legislativa com o Deputado Estadual Francisco do PT, o mesmo reafirmou o compromisso de destinar uma emenda parlamentar para Carnaúba dos Dantas/RN. Debatemos sobre a reforma da Escola Teodora Adonis de Lima, (Escola Isolada da Rajada), e a Operação Tapa-Buraco da RN 288 que é uma reivindicação da população Carnaubense e demais usuários.

O Deputado está somando esforços com a Governadora Fátima Bezerra para que em breve os pleitos sejam solucionados, enfatizou o edil Fabiano Pacômio e Adjanira Dantas de Medeiros (Nana de Paulo Medeiros).

Assembleia Legislativa com o Deputado Estadual Francisco do PT.
Fonte de Informações: Assessoria do edil Fabiano Pacômio.