sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Programa “Saúde na Escola” leva conscientização para alunos do Município Cruzetense.


Com o objetivo de desenvolver ações de prevenção, promoção e atenção à saúde dos estudantes, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, aderiu, ao Programa Saúde na Escola. 

As atividades são realizadas em escolas e da rede municipal e estadual pela equipe do NASF e Saúde da Família, beneficiando alunos das escolas Ana Assis de Medeiros e Joaquim José de Medeiros. Entre os temas abordados dentro do programa, estão a prevenção as violências sexuais, álcool e outras drogas.







Fonte: Facebook Prefeitura Cruzeta.

Governo incorpora Secretaria Especial de Cultura ao Ministério do Turismo; decisão tem o apoio da CNM

A Secretaria Especial de Cultural será vinculada ao Ministério do Turismo (Mtur). A decisão do governo federal, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 7 de novembro, tem o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A entidade considera que a fusão fortalece as ações de cada área, com maior integração e ganho de eficiência. Esse entendimento já foi mencionado em reuniões do Conselho Nacional do Turismo e no 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e Seminário Internacional Patrimônio + Turismo de Porto Alegre (RS).
O segmento da cultura envolve ao menos 68 setores da economia, sendo transversal como o do Turismo, que impacta em 53 setores. Nesse entendimento, para a CNM, a fusão deve impulsionar o desenvolvimento econômico e social, com ampliação do acesso à cultura e ao turismo, o que pode beneficiar a população brasileira. A mudança ocorreu por meio do Decreto presidencial 10.107/2019. Além da Secretaria Especial de Cultura, foram incorporados ao Mtur o Conselho Nacional de Política Cultural, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, a Comissão do Fundo Nacional de Cultura e outras seis Secretarias.
Agora, o Mtur assume, dentre outras competências, a política nacional de cultura, a proteção do patrimônio histórico, artístico e cultural, a regulação dos direitos autorais, a formulação e implementação de políticas, programas e ações para o desenvolvimento do setor museus. Por meio de nota, o Mtur avaliou positivamente a incorporação, afirmando que o “Turismo e Cultura possuem pautas sinérgicas e atividades naturalmente integradas. A cultura é um dos principais atrativos turísticos do país e é responsável por grande parte da movimentação de visitantes nacionais e internacionais”.
Ainda na nota, a Pasta ressalta a forte parceria com a Secretaria, mesmo estando em outro Ministério e a importância da transferência para ampliar a integração das áreas, o fortalecimento das referidas políticas públicas e o ganho de eficiência, através da ampliação do acesso da população brasileira ao turismo e à cultura.
Ações da CNM
A área técnica de Turismo da CNM tem trabalhado a integração das pautas Turismo e Cultura já há algum tempo e apoia a mudança que já foi pauta de eventos municipalistas. Em outubro, a entidade promoveu, junto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Mtur, o 6º Encontro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e o Seminário Internacional Patrimônio + Turismo, com o objetivo de discutir o potencial econômico do patrimônio em sua dimensão turística.
O evento foi um espaço para se promover e debater ideias inovadoras, boas práticas e experiências de sucesso em gestão patrimonial e turística no Brasil e no mundo. Como resultado do evento, a Carta de Porto Alegre ratifica o apoio dos gestores municipais e a união dos esforços para a construção de uma nova pauta estratégica envolvendo as duas pastas.
Fonte: Agência de Noticias da CNM.



CIRILO SANTOS: Comanda o forrozão e o amanhece no Sertão da Rádio 93 FM de Carnaúba dos Dantas.


O locutor Francisco Cirilo dos Santos mais popularmente conhecido por (Cirilo Santos) da cidade de Jardim do Seridó vem realizando uma grande audiência nas ondas da Rádio 93 FM de Carnaúba dos Dantas/RN, com uma super programação de segunda a sexta-feira das 17:00hs ás 19:00hs ele apresenta o Forrozão  93 FM tocando muito forró pé de Serra e o forró atual. Já aos sábados ele apresenta  o programa amanhece no Sertão das 05:00hs da manhã até ás 08:00 hs da manha.

Cirilo Santos iniciou seu trabalho na Rádio Cabugi do Seridó AM da cidade de Jardim do Seridó, lá ele trabalhou 19 anos, apresentava a hora do Bregão e o forrozão Cabugi.

Do blog,
Desejamos a Cirilo Santos muitos sucessos na sua nova jornada de trabalho nas ondas da Rádio 93 FM, sabemos da grande competência que o mesmo tem a frente dos microfones de uma emissora de Rádio.

Foto Facebook de Cirilo Santos e texto Fábio Locutor.