domingo, 15 de dezembro de 2019

Pesquisas ajudam a melhorar ações de saúde no Brasil


As pesquisas são fundamentais para orientar a construção de políticas públicas em saúde no país. Isso porque permitem que o governo planeje as ações sabendo quais são as necessidades reais da população. Elas também trazem informações que auxiliam no processo de tomada de decisão e geram benefícios para toda a sociedade.

Por isso, o Ministério da Saúde sempre investiu em pesquisas e continua investindo. Por exemplo, a parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem duas décadas. E, para os próximos dois anos, serão feitas três pesquisas de âmbito nacional que vão possibilitar a construção do retrato da saúde da população e da capacidade instalada do Sistema Único de Saúde (SUS). Tendo por base dados obtidos pelo IBGE, a iniciativa vai incluir assuntos que permitam avaliar o momento atual do SUS, priorizando e reforçando o papel da Atenção Primária à Saúde (APS), prioridade do governo do Brasil.

O convênio contará com R$ 30,1 milhões do Ministério da Saúde para a realização de três pesquisas: um suplemento da Atenção Primária na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) e a Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária (AMS).

A PNAD Contínua foi planejada para produzir indicadores sobre formas de trabalho, cuidados de pessoas e afazeres domésticos, tecnologia da informação e comunicação, entre outros. A ideia é obter dados mais apurados sobre APS. A pesquisa contará também de forma inédita com um suplemento sobre saúde com um módulo voltado para a APS e outro sobre desenvolvimento infantil.

Já a PNDS, feita pela última vez em 2006, atualizará as informações da saúde materno-infantil, principalmente sobre fecundidade e intenções reprodutivas, assistência à gestação e ao parto, morbidade feminina, estado nutricional das crianças, desenvolvimento infantil e qualidade dos serviços da atenção primária. Essa pesquisa será iniciada no primeiro semestre de 2021. Por meio de entrevistas domiciliares com visitas a 110 mil domicílios, ela fornecerá dados e indicadores relevantes para o contexto da saúde da mulher e da criança.

A pesquisa AMS vai traçar o perfil da capacidade instalada e da oferta de serviços de saúde, tendo como unidade de investigação o estabelecimento de saúde que presta assistência à saúde individual ou coletiva. Além disso, ela também possibilitará mapear a força de trabalho do SUS. Para a AMS, prevista para 2º semestre de 2021, calcula-se a participação de aproximadamente 100 mil estabelecimentos de saúde no país.

Com essa parceria, o cidadão e a gestão pública ganham com dados mais precisos, com maior frequência e transparência à disposição. “Queremos que essa junção de força, conhecimento e autonomia resulte na produção de conhecimento e na melhoria de vida dos brasileiros”, destacou o secretário de Atenção Primária à Saúde, Erno Harzheim.

Para a presidente do IBGE, Suzana Cordeiro, a parceria traz uma cooperação orçamentária entre ministérios e instituições muito relevante. “É importante estarmos avançando na transparência de dados. Estamos em busca de dados transparentes, atuais e reais. Todo esse conhecimento servirá para toda a sociedade brasileira”, ressaltou ela.

Fonte: Blog da Saúde


Liderado por brasileira, projeto mapeará genoma de 15 mil brasileiros

Um balanço divulgado no início da semana pelo INSS aponta que 261 mil benefícios foram cancelados ou suspensos em 2019, após um pente fino

Começa a funcionar a partir desta quarta-feira, 11, um programa vinculado ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que vai facilitar a identificação de benefícios irregulares e suspender esses pagamentos. Intitulada Programa de Governança e Integridade, a medida integra e cruza dados das instâncias administrativas do órgão, como diretorias de governança, auditoria e setores de gestão de pessoas.
Um balanço divulgado no início da semana pelo INSS aponta que 261 mil benefícios foram cancelados ou suspensos em 2019, após um pente fino ter encontrado “indícios de fraude e irregularidades”.
“Cada um desses benefícios [cessados] gera um aprendizado institucional para o INSS, no sentido de identificar as razões pelas quais houve o pagamento de benefícios irregulares, para que travas sejam estabelecidas e benefícios irregulares não sejam concedidos no futuro”, acrescentou Vieira.
Citando levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Vieira disse que 11% dos benefícios mantidos pelo INSS têm indício de irregularidade.
O Sistema de Governança será encabeçado pelo Comitê Estratégico de Governança e auxiliado por seis comitês temáticos: planejamento; gestão da informação; governança digital; integridade; gestão de contratações; e gestão de pessoas. Eles atuarão como instâncias colegiadas de discussão e deliberação de temas críticos.
Fonte: Blog do Ismael Medeiros



Vacinas contra febre amarela e gripe são ampliadas para o público

Segundo o ministério, as datas para início das campanhas serão definidas pelos estados

A partir de 2020, o Sistema Único de Saúde (SUS) passará a ofertar uma dose de reforço da vacina de febre amarela para crianças com 4 anos de idade. O Ministério da Saúde também ampliará, de forma gradativa, a vacinação contra febre amarela nos 1.101 municípios nordestinos que não faziam parte da área de recomendação de vacinação.
A pasta informou também que a campanha contra a gripe, realizada todos os anos entre abril e maio, contará com um novo público, os adultos de 55 a 59 anos. A medida tem por objetivo ampliar a vacinação dos grupos mais vulneráveis. “O público-alvo, portanto, representará aproximadamente 67,7 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários para a vacinação, que já conta com crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores de saúde, idosos, entre outros.”
Segundo o ministério, as datas para início das campanhas serão definidas pelos estados, a partir do plano de implantação elaborado individualmente por eles. “O Ministério da Saúde conta com estoque suficiente para atender à demanda, a partir da solicitação de quantitativo dos estados, responsáveis por fazer a distribuição das doses aos municípios.”
Fonte: Ministério da Saúde

Escolinha de Futebol "Ayrton Lucas" foi lançada oficialmente neste sábado (14) em Carnaúba dos Dantas-RN


Neste último sábado (14/12) à tarde na Arena São João em Carnaúba dos Dantas-RN, o jogador de futebol "Ayrton Lucas" fez o lançamento oficial da Escolinha de Futebol Ayrton Lucas, que contou com a presença de mais de 300 crianças e adolescentes que estavam todas uniformizadas com camisas brancas, calções vermelhos e meões vermelhos doados gratuitamente por Ayrton Lucas.

O evento contou também com a presença dos pais das crianças, do prefeito Gilson Dantas, da Secretária Municipal de Educação Rúbia Raquel, de Neto Caraúbas, de Nathan Reuel, Leandro Pessoa, Thiago Dionísio, de Luiz Carlos e de outros amigos de Ayrton Lucas.

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Web Carnaúba, com Toscano Neto, Kiko Ramos e Rafinha Fleche.














Fonte: Blog do Toscano Neto

Presidente da Associação da Pessoa com Deficiência (APDEC) de Carnaúba dos Dantas (Fábio Locutor) Prestigia evento da ASPORB em Currais Novos.


Como sempre fez o presidente da Associação da Pessoa com Deficiência (APDEC) de Carnaúba dos Dantas José Fábio Dantas de Medeiros (Fábio Locutor) esteve prestigiando a Confraternização da ASPORB – Associação de Pais e Portadores da Síndrome de Berardinelli, que aconteceu neste sábado (14), nas dependências do Aero Clube, na cidade de Currais Novos. Na programação, iniciada já pela manhã, os participantes foram recepcionados com um café da manhã e a Exposição do Projeto “ Os cinco Sentidos do Geoparque Seridó”.
Evaldo Nogueira assessor de imprensa da Câmara de Vereador de Currais Novos , João Neto presidente da Câmara Vereador Currais Novos, Odon jR prefeito Currais Nonos, Márcia Guedes presidenta da ASPORB e José Fábio presidente da APDEC.


O município de Carnaúba dos Dantas tem uma associada que faz parte da referida associação é a senhora Maria do Socorro Dantas mãe de Maria das Vitórias Dantas (Vitorinha in memora), Maria das Vitorias se sente feliz de participar do evento, pra mim estou vendo minha filha ali disse Maria das Vitorias. É por esses motivos que sempre Associação da Pessoa com Deficiência (APDEC) de Carnaúba dos Dantas é convidada para participar desta confraternização, e desde que o senhor presidente José Fábio assumiu que não deixou de comparece a este tão maravilhoso evento.

“Sou uma pessoa feliz em poder ajudar a outras pessoas, mas sobretudo de poder está no meio delas, usufruindo da felicidade e da alegria dessa grande festa de confraternização” completou José Fábio.
Durante o dia foram realizadas apresentações culturais, banho de piscina, sorteio de brindes, encerrando com a tradicional confraternização natalina, com direito a Papai Noel. No encontro também aconteceu a eleição e posse da Nova diretoria, atual presidenta a senhora Márcia Guedes foi reeleita por unanimidade a presidência, que há anos vem desempenhando um belo trabalho. 

Por fim Márcia Guedes agradeceu a todos os associados pela confiança que deram a ela por mais uma vez ela presidir a instituição, desejo a todos um feliz Natal e um prospero Ano Novo finalizou Márcia Guedes.
Já o prefeito Municipal de Currais Novos Odon Oliveira de Souza Júnior (PT) iniciou suas palavras parabenizando toda a diretoria da ASPORB – Associação de Pais e Portadores da Síndrome de Berardinelli na pessoa da senhora presidenta Márcia Guedes, há vários anos que participa da confraternização, e a cada ano ela vem crescendo, enfatizou que a prefeitura Municipal está dando apoio e continuará  apoiando ASPORB, são pessoas muitos importante que fazem parte desta instituição, disse o prefeito Odon Júnior.
O Coordenador de Promoção dos direitos da pessoa com deficiência no RN Décio Gomes Santiago enfatizou a importância de participar deste importante evento, a Coordenação de Promoção dos direitos da pessoa com deficiência no RN vem desenvolvendo ações em prol das Pessoas com Deficiências no Estado, vamos fazer de tudo para as ações cheguem a todos os municípios disse Dércio.
Quem também participou do evento foi o presidente da Câmara Municipal de Vereador de Currais Novos João José da Silva Neto (PSD), estou muito feliz de participar deste evento tão importante, termos que dá apoio de incetivos a está Associação pelo belíssimo trabalho que vem realizando na nossa cidade finalizou João.

A Síndrome de Bernardenelli é uma doença, raríssima, é congênita e causada por um erro nos genes responsáveis pelo metabolismo de carboidratos e lipídios. Conhecida cientificamente como lipodistrofia generalizada congênita, a síndrome não tem cura e tem como característica, a magreza dos pacientes, que não acumulam gordura sob a pele. Mas as alterações mais importantes são metabólicas, que causam complicações como diabetes e hipertensão arterial, além de problemas cardiovasculares.

Veja as fotos baixo:

 Fábio e Maria das Vitorias 
 Fábio e Dércio
 Márcia Guedes, Maria das Vitorias e Vitória Lívia



 Fábio e Alair 


Presidenta reeleita Márcia Guedes
 Maria das Vitorias e Maria Rita


Prefeito Odon Jr




 Fábio e o prefeito Odon Jr

 Maria das Vitorias na Planária  
 Ex: presidente Roberto Guedes







Fonte: Blog do Fábio Locutor.