quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Rede de Municípios Doadores é apresentada ao Ministério da Saúde

Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) estiveram nesta quinta-feira, 16 de janeiro, no Ministério da Saúde quando foram apresentar o programa Rede de Municípios Doadores. Na oportunidade, foram recebidos pelo Coordenador Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Rodolfo Firmino.
A Rede de Municípios Doadores visa contribuir para o aumento das doações de sangue por meio de um processo de comunicação e interação entre hemocentros, gestores municipais e doadores. Através de uma plataforma e um aplicativo, o projeto monitora o estoque de sangue, cadastra o Hemocentro, os Municípios e os doadores. “Nós vamos nos informar mais sobre a plataforma e o projeto. Mas podemos pensar em fazer um alinhamento na divulgação de informações que visem incentivar as doações de sangue”, disse Firmino.
Através da plataforma e do aplicativo, o Hemocentro pode acionar o Município, que, por sua vez, vai agendar o transporte sanitário e mobilizar as pessoas para doação de sangue. O doador cadastrado recebe um alerta no celular e confirma o agendamento pelo aplicativo para a ação. A doação de sangue ocorre com transporte, dia e hora agendados.
A plataforma e o aplicativo para celular foram desenvolvidos pela Confederação e são disponibilizados sem custo para os hemocentros e Municípios que aderirem ao projeto Rede de Municípios Doadores.
CNM Qualifica
Na oportunidade o supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Social da CNM, Denilson Magalhães, apresentou ainda o projeto CNM Qualifica, que visa capacitar os gestores e servidores municipais nos mais diversos assuntos da administração pública. “A capacitação para o uso da ferramenta da Rede de Municípios Doadores pode ser feita por meio desse projeto da CNM”, complementou.
Participou também da reunião pela CNM a consultora da CNM Mariana Boff Barreto, que coordena a operacionalização das atividades do Projeto Rede de Municípios Doadores.
Fonte: Agência de Noticias da CNM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário