quarta-feira, 15 de julho de 2020

Aplicativo Tô de Olho firma parceria com município de Parnamirim para fazer testes de Covid-19

Foto via internet

Novo recurso do app do MPRN e do IMD/UFRN permite que a Prefeitura selecione pessoas no grupo de risco para realizar o teste.

O aplicativo Tô de Olho, desenvolvido pelo Ministério Público do RN e o Instituto Metrópole Digital (IMD-UFRN), firmou uma parceria com a Prefeitura de Parnamirim para agendamento e realização de testes de Covid-19.

O novo recurso do aplicativo permite que a Prefeitura identifique entre as pessoas cadastradas no Tô de Olho quais as que estão mais suscetíveis ao contágio, cruzando dados sobre idade, histórico de doenças pré-existentes e os deslocamentos registrados para verificar quem teve contato com pessoas contaminadas. A partir da análise técnica desses dados, a Prefeitura vai notificar aquelas pessoas selecionadas para que possam realizar a testagem. Ao receber a notificação, o cidadão deve  confirmar no aplicativo a realização do exame, sendo informado pelo aplicativo sobre o local da coleta.

Parnamirim foi o primeiro município a fechar parceria com o Tô de Olho. Outras Prefeituras potiguares também podem aderir ao projeto. Para isso, basta entrar em contato com o MPRN através do telefone: (84) 98839-8106.

“Essa funcionalidade que o Tô de Olho implantou permite que os gestores públicos sejam ainda mais pró-ativos no combate à pandemia. Estamos usando a informação e a tecnologia para tentar minimizar os efeitos do contágio”, explica o assessor de inovações tecnológicas do MPRN, Israel Garcia.

A realização do teste é muito ágil e segura, sem ser necessário preenchimento de nenhum formulário. O próprio aplicativo fornece um QR-code para que o agente de saúde que fará a coleta possa verificar e validar os dados do cidadão sem precisar haver contato ou troca de papéis. Para auxiliar as pessoas a se familiarizarem com esse novo recurso, o MPRN disponibilizou um tutorial de como proceder caso seja notificado para realização do teste.

Tô de Olho
O objetivo do aplicativo Tô de Olho é disponibilizar técnicas avançadas de inteligência artificial, que estão dando resultados positivos em outros países, para a sociedade potiguar e ajudar a reduzir a cadeia de contágio do vírus.

Através do aplicativo, entre outras funcionalidades, é possível também fazer denúncias de aglomerações. Essas denúncias são enviadas para a Prefeitura onde ocorreu a aglomeração e para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do RN. A identidade dos denunciantes é preservada.

O uso do Tô de Olho é totalmente gratuito, bastando o cidadão aderir se cadastrando no site https://todeolho.mprn.mp.br. Os dados fornecidos serão utilizados apenas durante a pandemia e para fins específicos do controle da cadeia de contágio, sendo totalmente destruídos ao fim da crise epidêmica.


Clique aqui e confira o tutorial.

Fonte: Site do MPRN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário