quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Trabalhadores rurais recebem minicurso promovido pelo Idema

Agricultores e agricultoras rurais de três municípios potiguares receberam, esta semana, o minicurso “Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa de Regularização Ambiental (PRA) no âmbito da Operação AMA”, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema. O principal objetivo do órgão ambiental estadual foi promover o diálogo com representantes da população rural sobre a temática do CAR/PRA e as questões relacionadas ao meio ambiente e ao uso do fogo.

Aproximadamente 50 trabalhadores rurais participaram do minicurso, realizado nos municípios de Jardim do Seridó, Serra Negra do Norte e Currais Novos. Para a subcoordenadora de Planejamento e Educação Ambiental do Idema, Iracy Wanderley, os participantes foram bastante receptivos ao minicurso.

“Agradecemos o apoio e o engajamento das Prefeituras desses municípios no processo de mobilização e sensibilização dos agricultores. O mais importante desse processo é a oportunidade que o Idema tem recebido de se aproximar mais ainda do cidadão, de partilhar as experiências, de ouvir as pessoas, de ampliar os conhecimentos do ponto de vista técnico e do saber popular, visando o fortalecimento da educação ambiental em todos os municípios do Rio Grande do Norte”, afirmou Iracy Wanderley.

A subcoordenadora acrescentou, ainda, que, nesse primeiro momento a atividade será voltada para os municípios mais afetados pelos incêndios florestais e que o minicurso entrará na agenda do setor de Educação Ambiental de forma contínua e transversal.

Em Jardim do Seridó, a atividade reuniu 13 participantes, na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. No município de Serra Negra do Norte, foram 21 pessoas reunidas na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Já em Currais Novos, na Região do Tororó (comunidade Mirador), a ação foi realizada na Sede da Associação dos Trabalhadores Rurais, com 12 participantes.

O minicurso foi ministrado pelos técnicos do Idema, a gestora ambiental Ana Célia Baía Araújo e o coordenador do CAR, Gaudêncio Pereira dos Santos.

Operação AMA

A Operação “Abrace o Meio Ambiente - AMA” é uma ação do Governo do Estado, lançada pelo Corpo de Bombeiros do RN, envolvendo o Idema e outras instituições estaduais. O principal objetivo é intensificar ações de prevenção, combate e alternativas sustentáveis aos incêndios florestais no Rio Grande do Norte, mitigando queimadas e incêndios em áreas verdes no território potiguar. A Educação Ambiental é uma das importantes linhas de trabalho desta Operação.

Fonte: ASCOM/IDEMA

PUBLICIDADE




Nenhum comentário:

Postar um comentário