sábado, 7 de março de 2020

Usar camisinha é uma responsa de todos

Preservativo, camisinha, chame como quiser! O importante mesmo é não deixar de usar este que é o método mais seguro contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV, sífilis, herpes genital, gonorreia e HPV, e, também, para evitar uma gravidez precoce.

Para reforçar a importância do uso do preservativo, o Ministério da Saúde traz para a campanha de 2020 o slogan “usar camisinha é uma responsa de todos”.

A ideia é chamar atenção, principalmente dos jovens de 15 a 29 anos, onde registra-se o aumento das ISTs, durante todo o ano. “Antes era só uma campanha anual. Agora tem que ser lembrada periodicamente a cada 3 ou 4 meses, para não deixar cair no esquecimento”, falou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

E para incentivar o uso da camisinha e informar para esses jovens sobre os riscos e consequências de contrair uma IST, o ministro da saúde foi até a comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro (RJ), para conversar com esses jovens sobre os riscos e consequências das infecções sexualmente transmissíveis e estimular uma mudança de comportamento.

“A conversa nos ajudou muito a saber sobre algumas doenças transmitidas sem o uso do preservativo, sobre a importância das vacinas, remédios e tudo que o SUS oferece. Foi bom porque o ministro falou por meio de uma linguagem dos jovens e com a campanha será nessa linguagem também”, ressaltou Paulo Lota de 29 anos que participou do encontro.

A ideia da campanha é ampliar o acesso às informações sobre este tema, inclusive sobre as consequências trazidas pelas ISTs, mostrando que com o uso do preservativo, as relações sexuais ficam mais seguras evitando uma série de doenças. “O ministro deixou bem claro que homens e mulheres devem se cuidar, porque ainda existe também um preconceito de que a mulher não pode levar o preservativo feminino dentro de uma bolsa, mas é um direito dos dois se prevenir”, falou Paulo.

Camisinhas

O Ministério da Saúde vai distribuir, ao todo, 570 milhões de preservativos e géis lubrificantes para todo o Brasil. A quantidade representa um aumento de 12% em relação ao ano passado, quando foram enviados 509,9 milhões aos estados. Para o Carnaval, todo o país estará abastecido com 128,5 milhões de preservativos, garantindo a proteção dos foliões contra as ISTs.

Vale ressaltar que as ISTs são causadas por mais de 30 vírus e bactérias. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Fonte: Blog da Saúde


Povoado Rajada voltou a ser banhando com uma boa chuva na tarde desta sexta-feira (06/03)


O Povoado Rajada município de Carnaúba dos Dantas/RN, foi banhado com excelentes precipitações pluviométricas na tarde desta sexta-feira dia, 06 de março de 2020, o pluviômetro na residência do senhor Chico de Amélia registrou 18 milímetros.

Fonte: Blog do Fábio Locutor.



SEGURANÇA PÚBLICA: Deputado Francisco do (PT) entrega viatura de Policia para o município de Carnaúba dos Dantas/RN.



O vereador Fabiano Pacômio (PT) usou sua pagina do Facebook para agradecer a Exmª Srª Governadora Fátima Bezerra, ao Deputado Francisco do PT, ao Sr. Coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, Secretário de Segurança Pública , ao Sr. Coronel da PM/RN, Alarico José Pessoa Azevedo, ao Major PM/RM, Moacir Galdino e ao 2º Sgt, Jorinaldo de Sousa, Comandante do Destacamento de Carnaúba dos Dantas, por disponibilizarem uma viatura de Policia para ser utilizada no município de Carnaúba dos Dantas/RN, atendendo uma reivindicação da população Carnaubense, que defendemos por meio da indicação nº 062/2019 e o oficio nº 007/2020.

Para o nosso mandato de vereador, a segurança dos cidadãos deve ser uma pauta constante, por isso, havendo oportunidade, iremos buscar sempre alternativas para contribuir com o município de Carnaúba dos Dantas/RN, enfatizou o edil.



A entrega foi enfrente a APAMI, contou com a presença do Deputado Estadual Francisco Medeiros, os vereadores Fabiano Pacômio autor da reivindicação e Marcelo de Zé Dantas, a ex-vice-prefeita Adjanira Dantas de Medeiros (Nana de Paulo Medeiros), do Major Moacir, do Sargento Jorinaldo.


Requerimento dos vereadores Fabiano e Pepeto
Oficio do edil Fabiano

 Requerimento do Deputado Francisco do PT.
Fonte: Facebook de Fabiano Pacômio.


Carnaubense Ayrton Lucas mais uma vez é convocado para a Seleção Brasileira Olímpica

Ayrton Lucas
O técnico André Jardine anunciou a lista da convocação da Seleção Olímpica para a data FIFA de março. Essa é a primeira convocação da equipe desde que a Seleção conquistou a vaga nos jogos de Tóquio 2020, na disputa do Pré-Olímpico.

Do grupo que conquistou um lugar nas Olimpíadas durante o torneio na Colômbia, 11 jogadores retornam à Seleção. Essa é a primeira etapa na definição do time que irá defender o Brasil nos Jogos Olímpicos.

Confira a lista de convocados pelo técnico André Jardine:

GOLEIROS
Cleiton - Red Bull Bragantino
Lucas Perri - São Paulo
Phelipe - Grêmio.

LATERAIS
Ayrton Lucas - Spartak Moscou (RUS)
Caio Henrique - Grêmio
Emerson - Real Betis (ESP)
Guga - Atlético-MG

ZAGUEIROS
Lyanco - Torino (ITA)
Luiz Felipe - Lazio (ITA)
Ibañez - Roma (ITA)
Gabriel - Lille (FRA)

MEIAS
Douglas Luiz - Aston Villa (ING)
Wendel - Sporting (POR)
Matheus Henrique - Grêmio
Maycon - Shakthar Donetsk (UCR)
Lucas Paquetá - Milan (ITA)
Reinier - Real Madrid (ESP)

ATACANTES
Antony - São Paulo
Pedrinho - Corinthians
Matheus Cunha - Hertha Berlim (ALE)
Gabriel Martinelli - Arsenal (ING)
Vinícius Jr. - Real Madrid (ESP)
Paulinho - Bayer Leverkusen (ALE).

Fonte: Blog do Toscano Neto.


Pedão, Beto Matias e Nonato, fizeram um paliativo na passagem molhada da comunidade Carnaúba de Baixo





Na manhã desta sexta-feira (06/03) a Cerâmica Araújo do nosso amigo Pedão e a Cerâmica JRA de Beto Matias e Nonato, fizeram um paliativo colocando material cerâmico na passagem molhada da comunidade Carnaúba de Baixo município de Carnaúba dos Dantas-RN.

O nosso amigo Josemar com quem nós conversamos, agradeceu em nome da comunidade aos ceramistas Pedão de Oláu e a Beto Matias e Nonato, pela iniciativa de terem solucionado o problema da passagem molhada que foi destruída pelas águas do Rio Carnaúba.

Agora a comunidade espera que quando passar o inverno, a prefeitura municipal reconstrua uma nova passagem molhada na comunidade Carnaúba de Baixo, que desde o ano passado a presidente da ACAPRAM Adélia, enviou um ofício à prefeitura municipal, solicitando uma manutenção na referida passagem molhada que o ano passado já estava deteriorada.

Enquanto fazíamos a reportagem na passagem molhada, produtores rurais da comunidade Carnaúba de Baixo reclamavam de que infelizmente este ano o trator da prefeitura não arou a terra de nenhuma propriedade da referida comunidade e de comunidades adjacentes.
Com relação a reclamação dos produtores rurais da comunidade Carnaúba de Baixo que até agora o trator da prefeitura não fez a aragem de terra na referida comunidade, pelas informações que colhemos foi feito um sorteio e a primeira comunidade rural que foi beneficiada com a aragem de terra foi o Recanto, a comunidade Carnaúba de Baixo será a penúltima e a Rajada a última.

Fonte: Blog do Toscano Neto.