quarta-feira, 18 de março de 2020

Apos chuva de 33 milímetros registrada na noite desta terça-feira (17) no Povoado Rajada Barreiro de Zé Cirino está transbordando.

Voltou a chover na noite desta terça-feira (17/03) no Povoado Rajada município de Carnaúba dos Dantas-RN, onde o pluviômetro de Chico de Amélia registrou 33 milímetros. Com a boa chuva registrada ontem a noite o Barreiro de Zé Cirino está transbordando.

 Fonte: Blog do Fábio Locutor.

PREVENÇÃO AO CORONA VÍRUS: Prefeitura de Carnaúba dos Dantas cancela a Programação Social das festividades em alusão ao Padroeiro São José que seria realizada hoje em Praça Pública


A Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas-RN através do decreto 003/2020-GP, 17 de março de 2020 cancela a Programação Social das festividades em alusão ao Padroeiro São José que seria realizado nesta quarta-feira dia, 18 em Praça Pública. A decisão foi tomada como medida de prevenção ao vírus Covid-19, o Corona Vírus, considerado uma pandemia.

Fonte: Facebook da Prefeitura de Carnaúba dos Dantas.



MP recomenda medidas para prevenir coronavírus em instituições de atendimento a idosos no RN


De acordo com os documentos, a população idosa é a mais vulnerável aos efeitos do surto de doença respiratória e, por isso, a mais suscetível aos resultados negativos da pandemia.



O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomenda que as secretarias de Saúde de Natal e do Rio Grande do Norte adotem, “com a máxima urgência que o caso exige”, medidas necessárias para a prevenção do coronavírus em instituições que atendem idosos em Natal.
De acordo com os documentos, a população idosa é a mais vulnerável aos efeitos do surto de doença respiratória e, por isso, a mais suscetível aos resultados negativos da pandemia.
As recomendações foram elaboradas pela 42ª Promotoria de Justiça de Natal, especializada na defesa dos direitos coletivos do idoso, acessibilidade e curatela. Além disso, a unidade ministerial recomendou que tanto o Estado quanto o Município expeçam Nota Orientativa, esclarecendo, de forma pormenorizada, os modos mais seguros e eficazes de prevenção contra o vírus e encaminhe às instituições de acolhimento de idosos.
Para as instituições filantrópicas, de maneira especial, o MPRN orienta que providenciem a disponibilização dos insumos imprescindíveis à prevenção do Covid-19, de acordo com a necessidade apresentada por cada entidade.
No Município de Natal, as Instituições de Longa Permanência para Idosos, filantrópicas e privadas contam com aproximadamente 413 idosos institucionalizados, segundo relatórios psicossociais do Serviço Social atuante no MPRN.
Para emitir as recomendações, foi levado em consideração o fato de que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que o novo vírus evoluiu para pandemia, e que, no dia 12 de março as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde de Natal, confirmaram o primeiro caso importado do novo coronavírus no Rio Grande do Norte.
Todas as medidas tomadas para o atendimento à recomendação deverão ser encaminhadas para a 42ª Promotoria de Justiça, no prazo de dez dias, a qual, instaurou Peocedimento Administrativo, com o objeto de acompanhamento das politicas públicas a serem desenvolvidas, em face da temática abordada.



Municípios podem solicitar gratuitamente remédio utilizado no tratamento da toxoplasmose

Os Municípios podem obter remédios para o tratamento de toxoplasmose de maneira gratuita. É que o medicamento sulfadiazina, utilizado no tratamento, está sendo doado pelo Ministério da Saúde. Os lotes do medicamento disponibilizados têm validade entre os meses de junho e outubro deste ano e são de embalagens com 500 comprimidos por caixa.
A entrega dos medicamentos será feita diretamente aos Municípios. Para tanto, os gestores devem preencher o formulário FormSUS até o dia 30 de março, indicando o endereço para entrega.
O Ministério da Saúde centraliza a aquisição da sulfadiazina, sendo distribuída aos Estados e ao Distrito Federal desde 2018. Porém, a pasta notou que os pedidos tiveram uma queda considerável e que muitos Municípios estavam comprando o medicamento ao invés de solicitar ao Estado que fizesse o pedido para o Ministério.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que ao solicitar o medicamento em questão, o Município avalie as condições de distribuição com base na notificação, devido ao prazo curto de validade, evitando assim, armazenamento de lotes prestes a vencer. Além disso, a entidade reforça que é importante que seja discutido com o Estado a necessidade de reformulação da logística de aquisição, armazenamento e distribuição de todos os medicamentos, reduzindo assim, a duplicidade de recebimento ou aquisição por parte dos Municípios de insumos que são de responsabilidade do Ministério da Saúde.
O medicamento utilizado no tratamento da toxoplasmose compõe a Ralação Nacional de Medicamentos do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (Rename), conforme publicação da Portaria 1.897/17.
Transmissão
O protozoário de nome Toxoplasma gondii é o responsável pela infecção da toxoplasmose, este protozoário é encontrado nas fezes de gatos e outros felinos. Contrai-se a toxoplasmose ao ingerir água ou qualquer alimento contaminado. Os casos agudos possuem baixa incidência e tem cura, mas o parasita continua no organismo da pessoa e pode se manifestar ou não em outros momentos, com diferentes tipos de sintomas.
Quanto à infecção crônica, a taxa de incidência é considera baixa até os cinco anos de idade, e começa a sofrer um incremento a partir dos 20 anos. Normalmente a pessoa infectada pela primeira vez não apresenta sintomas e, por isso, não precisa de tratamento específico.
A doença em outros estágios, no entanto, pode trazer complicações, como sequelas pela infecção congênita (gestantes para os filhos), toxoplasmose ocular e toxoplasmose cerebral em pessoas que têm o sistema imunológico debilitado, como transplantados, pacientes infectados com o HIV ou em tratamento oncológico.
Sintomas
Os sintomas da toxoplasmose são variáveis e associados ao estágio da infecção, (agudo ou crônico). Normalmente são leves, similares à gripe, dengue e podem incluir dores musculares e alterações nos gânglios linfáticos. As gestantes infectadas podem sofrer aborto ou a criança nascer com icterícia, macrocefalia, microcefalia e crises convulsivas. Aproximadamente 85% dos recém-nascidos notificados com toxoplasmose não apresentam sinais clínicos evidentes, mas podem apresentar alterações como restrição do crescimento intrauterino, prematuridade, anormalidades visuais e neurológicas.
Diagnóstico
É baseado, principalmente, em exames de sangue. Em alguns casos, pode ser necessário combinar outros tipos de exames laboratoriais para uma avaliação mais detalhada. Medidas preventivas podem ser adotadas segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
- Lavar bem as mãos após manipular carnes cruas e antes das refeições;
- Lavar bem as mãos e as unhas após manusear a terra, horta ou jardim;
- Lavar sempre as mãos após contato com gatos;
- Evitar comer alimentos crus e lavar bem as verduras e legumes;
- Manter o gato bem alimentado para que ele não precise caçar e nunca oferecer carne crua;
- O local onde o gato deixa seus dejetos dever ser trocado a cada três dias e colocada ao sol com frequência;
- Observar que os cães também podem transmitir toxoplasmose ao sujarem o pelo onde há fezes de gato;
- Controlar ratos e insetos, descartando corretamente o lixo doméstico e os dejetos das criações de animais.
Fonte: Agência de Noticias da CNM