sexta-feira, 27 de março de 2020

UTILIDADE PÚBLICA: Prefeitura de Carnaúba dos Dantas-RN informa a população Carnaubense e aos feirantes o retorno das atividades da Feira Livre no município a partir deste domingo (29/03)


A prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas-RN informa a população Carnaubense e aos feirantes o retorno das atividades da Feira Livre no município a partir deste domingo (29/03), com algumas medidas preventivas para evitar a propagação do novo Coronavirus (Covd- 19).

As orientações aos feirantes ficará na responsabilidade da Secretaria Municipal de Tributação, Defesa Civil e Vigilância Sanitária.

Fonte: Facebook Prefeitura Carnaúba dos Dantas.




Nova portaria da Saúde amplia destinação de recursos de emendas parlamentares

O Ministério da Saúde publicou, nesta quinta-feira, 26 de março, nova portaria sinalizando a destinação de recursos de emendas parlamentares preferencialmente para o enfrentamento da Covid-19. Conforme noticiado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), nesta quarta, 25, a primeira normativa - Portaria 488/2020- orienta que os recursos oriundos de emendas parlamentares destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ser utilizados no incremento temporário dos Tetos de Média e Alta Complexidade (Teto MAC) e do Piso de Atenção Básica (PAB), no financiamento do transporte de pacientes no âmbito do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 e da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.
Além de transporte sanitário eletivo para deslocamento de usuários e realização de procedimentos de caráter eletivo e financiamento de ambulâncias de transporte tipo "A" destinadas à remoção simples e eletiva no âmbito do SUS.
Entretanto, com as perspectivas da pandemia, o governo federal resolveu publicar a Portaria 545/2020, alterando a 488/2020. A mudança prevê que os recursos transferidos a Estados, Municípios e ao Distrito Federal por emendas parlamentares serão aplicados, preferencialmente, em medidas necessárias ao enfrentamento da situação de emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.
A área técnica de Saúde da CNM destaca que está acompanhando todos os anúncios do Executivo Federal e lembra que disponibilizou, no site, material de diferentes setores orientando sobre as ações emergenciais.
Fonte: CNM

Coronavírus: Secretaria de Saúde prevê instalação de 134 leitos de UTI e UCI em Currais Novos e outros municípios


A Secretaria Estadual de Saúde prevê a instalação de 61 unidades de tratamento intensivo (UTI) e 73 unidades de cuidados intensivos (UCI) em hospitais do Rio Grande do Norte, para ajudar no atendimento durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus – o Covid-19. Os novos 134 leitos voltados para pacientes mais graves deverão ser distribuídos em 10 hospitais do estado. A maioria se concentra em Natal.

O investimento previsto para compra de unidades de tratamento intensivo é de R$ 11,1 milhões, dentro dos R$ 35,6 milhões anunciados pelo governo para ações de enfrentamento ao Covid-19. A instalação delas, no entanto, ainda depende da criação de infraestrutura e da aquisição dos materiais.
Os 134 leitos se somam aos 463 que já existem na rede pública estadual – considerando inclusive os contratados da rede privada – mas que, segundo a própria Secretaria Estadual de Saúde, estão lotados. O incremento, portanto, é de aproximadamente 30% na capacidade de atendimento.
Dos 61 novos leitos de UTI, Natal deverá ficar com 40 e Mossoró, com 21. Já as UCIs serão distribuídas, além das duas maiores cidades do estado, para as regiões Seridó e do Alto Oeste, como Caicó, Currais Novos e Pau dos Ferros.
Leitos de UTI e UCI
HospitalCidadeUTIUCI
Hospital Giselda TrigueiroNatal029
Hospital Rafael FernandesMossoró010
Hospital Pediátrico Maria Alice FernandesNatal100
Hospital Regional SeridóCaicó04
Hospital Colônia Dr. João MachadoNatal200
Hospital Dr. Mariano CoelhoCurrais Novos08
Hospital Regional Dr. Tarcísio MaiaMossoró210
Hospital Dr. Deoclécio Marques de LucenaParnamirim06
Hospital Dr. Cleodon Carlos de AndradePau dos Ferros04
Hospital Central Dr. Pedro GermanoNatal1012
Total de leitos: 1346173
Fonte: Sesap.