quinta-feira, 9 de abril de 2020

Decreto de regulamentação do Renda Básica define regras para acesso ao auxílio

As definições de quem tem direito a chamada Renda Básica, auxílio emergencial federal para trabalhadores formais e informais, foram publicadas nesta terça-feira, 7 de abril. O Decreto 10.316/2020 do Poder Executivo regulamenta a Lei 13.982/2020, e traz as medidas excepcionais de proteção social adotadas durante a emergência de saúde pública internacional decorrente do coronavírus (Covid-19).
Conforme previsto no decreto, ainda ontem, o Ministério da Cidadania publicou a Portaria 351/2020 com os procedimentos a serem adotados pela pasta para viabilizar o auxílio e para definir elegibilidade e evitar fraudes. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa sobre a regulamentação do auxílio emergencial de R$ 600, concedido pelo período de três meses, que foi tema de transmissão especial da CNM, Roda de Conhecimento. 
A entidade divulgará material técnico com orientações sobre o benefício, em breve. Desde que o decreto foi publicado, a consultora de Assistência Social da CNM, Rosangela Ribeiro, atende gestores municipais com dúvidas sobre os beneficiários e a operacionalização do benefício. Os questionamentos têm sido repassados ao governo, e muitos deles constam na segunda edição do informe Renda Básica.
De acordo com a área de Assistência Social da CNM, a regulamentação deixou uma lacuna  ao não incluir a população em situação de rua, que não possui celular, por exemplo. Além disso,  a central 111 não foi habilitada para o cadastro, ficando como alternativa para o recebimento apenas bancos e casas lotéricas. O que pode ser uma dificuldade, pois auxílio será pago a inscritos no Cadastro Único ou preencheu o formulário on-line, com autodeclaração, de as informações necessárias. 
Regra
Para ter direito a verba, o beneficiário não pode ser titular de benefício previdenciário ou assistencial, de seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, ressalvado o Programa Bolsa Família. Não será possível acumular o auxílio emergência e o Bolsa Família, mas será repassado o mais vantajoso. Sobre prazo, o decreto prevê 90 dias para cada parcela, contados a partir da disponibilidade do auxílio. O calendário de pagamentos será o mesmo do Programa Bolsa Família. 
Destinado a quem tem renda familiar de até meio salário mínimo/mês por familiar ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos, o renda básica não pode ser pago a quem tem  emprego formal ativo, menos de 18 anos ou teve rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018. O benefício abrange, Microempreendedores Individuais (MEIs), contribuintes individuais do Regime Geral de Previdência Social e trabalhadores informais - autônomos ou desempregados.
Dados
Também inclui trabalhadores intermitentes, com contrato de trabalho formalizado até 1º de abril. Mas, serão usadas bases de dados e cruzamento de informações de instituição financeira pública federal para a verificar os critérios de elegibilidade. A inelegibilidade ou elegibilidade também vai considerar a inscrição do trabalhador no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) junto à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. A ordem de pagamento será: mulheres, idosos, menor renda individual e ordem alfabética do primeiro nome, se necessário, para fins de desempate. 
O artigo dois do decreto define o que o governo considera trabalhador formal ativo, trabalhador informal, trabalhador intermitente ativo, família monoparental e benefício temporário ou desempregados. O Renda Básica foi tema de live do presidente da CNM, Glademir Aroldi, na noite de ontem. Para debater o tema, o presidente contou com a participação de Rosângela Ribeiro e do secretário especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Sérgio Queiroz.
Fonte: Site da CNM

[INFORME PUBLICITÁRIO] Nadilson Motos e Peças a melhor opção para você compra peças e acessórios para Motos em Carnaúba dos Dantas-RN.

Vocês sabia que lá em Nadilson Motos e Peças vocês encontra diversas marca de peças, óleos e acessórios para todas marca de Motos?. Se a sua Moto está necessitando de trocar o óleo e repor peças e acessórios, não percam tempo vá logo em Nadilson Motos e Peças.

Confira abaixo os produtos com qualidade:




















Nadilson Motos e Peças fica localizado na Rua Luiz Alberto número 406, por traz do mercadinho de Júnior de Zé Albino, em Carnaúba dos Dantas.

Telefone para contato: (84) 98780-5775 é o mesmo do WhatsApp, é só falar com Nadilson Motos e Peças.

Credito das fotos: Nadilson e texto Fábio Locutor.




[INFORME PUBLICITÁRIO] Semana Santa chegou? É hora de você compra os deliciosos Ovos de Páscoa, na Ovo Doce Família em Carnaúba dos Dantas-RN.


Chegou a hora mais gostosa da semana Santa, esse é o momento de ganhar e dar ovos de Páscoa! E hora de comprar os mais deliciosos ovos da páscoa na Ovo Doce Família que fica localizado na Rua Juvenal Lamartine, 878, no Bairro Dom Jose Adelino em Carnaúba dos Dantas-RN.


São diversos sabores que você cliente irá saborear com os ovos de Páscoa da Ovo Doce Família. Não percam tempo e liga logo e peça o seu pelo número (84) 988449299, é só chamar pelo WhatsApp.

A organização é de Simone Medeiros Dantas.



SAÚDE: vereador Fabiano Pacômio se reuniu na manhã desta quarta-feira (08) com a Secretária Municipal de Saúde de Carnaúba dos Dantas/RN, Ana Leticia, na pauta COVID-19.


O vereador Fabiano Pacômio (PT) esteve na manhã desta quarta-feira (08)) em reunião com a Secretária Municipal de Saúde de Carnaúba dos Dantas/RN, Ana Leticia debatendo ações e medidas de combate ao COVID-19 (coronavirus), da importância de mantermos o isolamento social, seguindo as orientações básicas da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde.

Aproveitou para discutir outras atividades essenciais que são desenvolvidas no âmbito da saúde do nosso município, enfatizou o edil.

Fonte: Blog do Fábio Locutor.


Prefeitura de Cruzeta-RN está distribuindo peixe da Semana Santa hoje, um compromisso social feito para o povo


A Prefeitura Municipal de Cruzeta por meio da Secretaria de Assistência Social confirma a distribuição do peixe da Semana Santa.

Na cidade a distribuição acontecerá casa a casa, e para os beneficiários da zona rural, será distribuído no sindicato dos trabalhadores rurais.

A ação “peixe para todos” será realizada nesta quinta-feira (09), a partir das 6h:30min, equipes e carros de distribuição serão espalhados pela cidade fazendo a distribuição por residência, aguarde a equipe em sua casa com senha e documento de identificação com foto.

“Apesar de todas as limitações de caráter econômico que atingem nosso País, a gestão renova esse importante compromisso social feito para o povo.

Fonte: Facebook prefeitura de Cruzeta.