segunda-feira, 18 de maio de 2020

Segundo repasse do FPM entra nas contas no dia 20; soma dos dois decêndios de maio representa queda de 28,78%

Na próxima quarta-feira, 20 de maio, será repassado aos cofres municipais o segundo decêndio do mês referente ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor total, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) corresponde a R$ 726.025.654,34. Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de R$ 907.532.067,93.
A grande preocupação dos gestores municipais e do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, se torna ainda mais evidente neste repasse. É que comparado ao mesmo período do ano passado, o acumulado do ano apresenta uma queda de 28,78%. O cenário mostra os grandes desafios que os gestores terão de enfrentar devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), já que a paralisação da economia deve perdurar ainda por um tempo.
Quando o valor do repasse leva em conta a inflação do período, o decêndio apresenta crescimento de 14,20% se comparado ao mesmo período do ano anterior. Porém, a soma do 1º e 2º decêndio mostra que o FPM está em a queda de 30,53% dentro do mês, se comparado ao mesmo período de 2019, levando-se em conta a inflação do período.
O cenário de queda no repasse também é verificado no valor total transferido aos Municípios de janeiro até o segundo decêndio de maio de 2020, comparado ao mesmo período de 2019. O valor apresenta um decréscimo de 4,22%.
Auxílio Financeiro
A CNM reforça que a Medida Provisória 938/2020 garante repasse aos Municípios de complementação do FPM. Os valores a serem transferidos vão compensar as perdas no Fundo quando, tornando-o equivalente ao mesmo patamar de 2019. Os recursos são transferidos pela União até o 15º dia útil de cada mês, de março a junho de 2020.
Fonte: Site da CNM.

Vereador Fabiano Pacômio (PT) solicita da diretoria do Hospital Estelita Dantas que seja encaminhado mensalmente suas prestações de contas para casa Legislativa.

O vereador Fabiano Pacômio (PT) solicita do Chefe do Poder Executivo Carnaubense na 10ª Sessão Ordinária do 1° Período Legislativo de 2020, na manhã desta segunda-feira (18) através do requerimento nº 010/2020, que as instituições conveniadas com o município devem encaminhar seus relatórios para a Câmara de Vereadores, também, vejo como importante que a Prefeitura Municipal e a diretoria do Hospital Estelita Dantas encaminhei mensalmente suas prestações de contas para casa Legislativa. 

Principalmente agora, que o Hospital Estelita Dantas e a APAMI, desmembraram fisicamente, com isso, teremos uma melhor transparência na realização dos serviços do Hospital, assim como financeiramente.

Fonte: Facebook do Vereador Fabiano Pacômio.


[INFORME PUBLICITÁRIO] Compras com qualidade e garantia nas Casas Bahia é com Marcelo Dantas.


Marcelo Dantas mais popularmente conhecido por (Marcelo de Rosilda) filho de Carnaúba dos Dantas-RN e hoje residi em Vila Branca em Jacareí São Paulo. É vendedor das Casas Bahia no mercado varejista de São Paulo há mais de trinta (30) anos.

Em 2004 e 2005 ele foi escolhido pelas Casas Bahia como o melhor vendedor a nível Brasil das referidas Casas Bahia, oferecendo a vocês clientes ofertas real, sempre buscando prazo rápido nas entregas dos seus produtos, e vendo as melhores condições de pagamentos.

Não caía no golpe do preço baixo, antes de fazer suas compras via internet nas Casas Bahia procura Marcelo Dantas pelo número (12) 9 9681- 7977, é só chamar no Whatsapp.

Foto: Marcelo de Rosilda e texto Fábio Locutor.



Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas-RN realizará logo mais ás 11:30h mais uma Sessão Ordinária, através de vídeoconferéncia pelo Facebook da Câmara Municipal.


A Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas-RN realizará logo mais ás 11:30h, desta segunda - feira (18/05), a 10ª Sessão Ordinária do 1° Período Legislativo de 2020, a Sessão Ordinária será realizada através de vídeoconferéncia e transmitida pela live do Facebook da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas.

É o Legislativo Carnaubense não pode parar, juntos somos mais fortes, responsabilidade com a população.

Fonte: Assessoria da Câmara Municipal.