quarta-feira, 15 de julho de 2020

Aplicativo Tô de Olho firma parceria com município de Parnamirim para fazer testes de Covid-19

Foto via internet

Novo recurso do app do MPRN e do IMD/UFRN permite que a Prefeitura selecione pessoas no grupo de risco para realizar o teste.

O aplicativo Tô de Olho, desenvolvido pelo Ministério Público do RN e o Instituto Metrópole Digital (IMD-UFRN), firmou uma parceria com a Prefeitura de Parnamirim para agendamento e realização de testes de Covid-19.

O novo recurso do aplicativo permite que a Prefeitura identifique entre as pessoas cadastradas no Tô de Olho quais as que estão mais suscetíveis ao contágio, cruzando dados sobre idade, histórico de doenças pré-existentes e os deslocamentos registrados para verificar quem teve contato com pessoas contaminadas. A partir da análise técnica desses dados, a Prefeitura vai notificar aquelas pessoas selecionadas para que possam realizar a testagem. Ao receber a notificação, o cidadão deve  confirmar no aplicativo a realização do exame, sendo informado pelo aplicativo sobre o local da coleta.

Parnamirim foi o primeiro município a fechar parceria com o Tô de Olho. Outras Prefeituras potiguares também podem aderir ao projeto. Para isso, basta entrar em contato com o MPRN através do telefone: (84) 98839-8106.

“Essa funcionalidade que o Tô de Olho implantou permite que os gestores públicos sejam ainda mais pró-ativos no combate à pandemia. Estamos usando a informação e a tecnologia para tentar minimizar os efeitos do contágio”, explica o assessor de inovações tecnológicas do MPRN, Israel Garcia.

A realização do teste é muito ágil e segura, sem ser necessário preenchimento de nenhum formulário. O próprio aplicativo fornece um QR-code para que o agente de saúde que fará a coleta possa verificar e validar os dados do cidadão sem precisar haver contato ou troca de papéis. Para auxiliar as pessoas a se familiarizarem com esse novo recurso, o MPRN disponibilizou um tutorial de como proceder caso seja notificado para realização do teste.

Tô de Olho
O objetivo do aplicativo Tô de Olho é disponibilizar técnicas avançadas de inteligência artificial, que estão dando resultados positivos em outros países, para a sociedade potiguar e ajudar a reduzir a cadeia de contágio do vírus.

Através do aplicativo, entre outras funcionalidades, é possível também fazer denúncias de aglomerações. Essas denúncias são enviadas para a Prefeitura onde ocorreu a aglomeração e para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do RN. A identidade dos denunciantes é preservada.

O uso do Tô de Olho é totalmente gratuito, bastando o cidadão aderir se cadastrando no site https://todeolho.mprn.mp.br. Os dados fornecidos serão utilizados apenas durante a pandemia e para fins específicos do controle da cadeia de contágio, sendo totalmente destruídos ao fim da crise epidêmica.


Clique aqui e confira o tutorial.

Fonte: Site do MPRN 

Açude Gargalheiras: Corpo de Jácio Mamede Galvão estava preso em uma pedra


Encontrado preso em pedra, no Açude Gargalheiras, o corpo de Jácio Mamede Galvão, desaparecido desde domingo 13 em Acari.

Jácio estava em uma pequena embarcação a motor e dirigia da Comunidade Bulhões a ao sítio Carnaubinha, de sua família, ambos nas margens do Gargalheiras. Neste segundo dia de buscas, as equipes do Corpo de Bombeiro foi reforçada por mergulhadores tanto dos bombeiros quanto da Marinha.

Fonte: Blog de Marcos Dantas.


Prefeitura de Cruzeta está reformando e ampliando prédio público para servir de galpão para geração de emprego e renda.


O Prefeito Sally Araújo da cidade de Cruzeta/RN assinou a ordem de serviço da reforma e ampliação do prédio público no bairro Alto dos Remédios que será transformado em um galpão para geração de emprego e renda na comunidade.

As obras foram iniciadas nesta segunda-feira e seguem a todo vapor. Após a conclusão, o prédio seguirá para licitação, que visa a concessão do espaço a uma empresa que trará emprego e renda aos moradores.

Fonte: Facebook Prefeitura de Cruzeta.


Prefeito Gilson Dantas se reuni com lideres religiosos para debater sobre o processo de reabertura das atividades religiosas e as medidas de enfrentamento ao COVID 19.





A Prefeitura Municipal promoveu nesta quarta-feira (15/07), uma reunião com alguns líderes religiosos para analisar a situação da pandemia no Município e debater sobre o processo de reabertura das atividades religiosas e as medidas de enfrentamento ao COVID 19.

O Prefeito Municipal ouviu as demandas dos líderes religiosos e levará as propostas apresentadas para serem debatidas no Gabinete de Crise. 

Fonte: Facebook Prefeitura de Carnaúba dos Dantas.