terça-feira, 28 de julho de 2020

Movimento SUS nas Ruas será realizado nesta quarta-feira (29) em São Paulo.


Será realizado nesta quarta-feira, dia 29/07/2020, às 16 horas (São Paulo) um grande movimento com o tema: o fortalecimento da formação dos ACS e ACE para o enfrentamento da pandemia nos territórios.

Meeting ID: 819 2105 5011

Passcode: 443051

           PROGRAMAÇÃO
Coordenação: Gildeci Lira (UFPB)

Apresentação do Movimento O SUS nas Ruas e o surgimento do tema: Norma Pontes da SMS de Petrópolis-RJ

DEBATEDORES:

1-Desafios para a implementação nacional do curso on-line do Movimento O SUS nas Rua “Educação em Saúde na Comunidade em tempos de pandemia”, Vera Joana Bornstein EPSJV/FioCruz/RJ;

2-Uma experiência municipal de formação em vigilância popular em saúde em tempos de Covid, Felix Rosenberg e Marina Rodrigues - Fiocruz Petrópolis;

3-As necessidades de formação analisada por uma ACS, Sirlei Amaral, agente comunitária de saúde de Santa Vitória do Palmar-RS;

4-Entraves, caminhos e possibilidades da formação de ACS e ACE para enfrentamento da pandemia. Ilda Angélica, presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitárias de Saúde;

5- O ACS e ACE e sua participação na Vigilância Epidemiológica, Dra. Ileana Neiva Mousinho, Procuradora Regional do Trabalho 21ª Região, RN;

Em seguida, debate com todos os participantes da sala.




Orçamento de 2020 para setor habitacional popular é atualizado pelo MDR

O Orçamento Operacional do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) destinado ao setor habitacional para 2020 foi atualizado pela Secretaria Nacional de Habitação, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que as novas disposições foram publicadas na semana passada, por meio da Instrução Normativa (IN) 16/2020, e atualiza os valores dispostos na IN 44/2019.
Instrução Normativa 16 dispõe sobre a regionalização do orçamento operacional do FGTS e metas físicas, ou seja, sobre a quantidade de unidades habitacionais por programa da área de habitação popular por Unidades da Federação.
A área de Planejamento Territorial e Habitação da CNM explica que o remanejamento dos recursos para a modalidade apoio à produção visa a fortalecer essa modalidade, se comparado a modalidades carta de crédito individual e pró-cotista.
Incrementos por região
Destaca-se que a região Sul foi a localidade que recebeu o maior incremento, totalizando 12,98%, seguida do Centro-Oeste, com 8,83%, e do Sudeste, com 7,01%. A Unidade Federativa que mais recebeu incrementos foi Goiás, totalizando 58,45%. E a região que mais cedeu foi o Distrito Federal (48,93%). A Confederação esclarece que as atualizações visam ao atendimento e à ampliação de contratações na área de habitação popular.
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou um quadro comparativo do remanejamento considerando as INs 44/2019 e a atual, acesse aqui
Fonte: Site da CNM.

ANIVERSARIANTE DO DIA: Chico de Amélia completa seus 77 anos de vida hoje.


Francisco de Assis Medeiros é o nome dele, mais popularmente conhecido na Comunidade Rajada em Carnaúba dos Dantas/RN por Chico de Amélia nascido em 28 de julho de 1943, um homem que sempre trabalhou na agricultura e pedreiro criou seus filhos com muito sacrifício mais acima de tudo com honestidade. 

Hoje aposentado e ao lado de sua querida esposa Amélia de Thomaz e todos seus filhos, netos (a), bisnetos (a), sogros (a) e todos seus familiares comemora seu aniversario, completando seus 77 anos de vida.
Dizem que quando somos crianças, os nossos pais são os nossos heróis. Mas depois que crescemos, dizem também que começamos a ver vários defeitos neles e que antes não víamos.


Pai, ou eu continuo sendo uma criança, ou você é perfeito, pois para mim você continua sendo o mesmo super herói de sempre. Você é, e sempre será, aquela pessoa que me faz sentir orgulho e me faz sentir protegido.

Você é a melhor referência de vida que um filho poderia ter. Você é ético, responsável, amoroso e muito dedicado a tudo que você resolve abraçar. Você é uma verdadeira fonte de inspiração de vida!

Hoje eu lhe agradeço por tudo que você é e por tudo que fez para que eu me tornasse quem sou hoje. Desejo muitos e muitos anos de vida, saúde, paz, muitos sonhos, e ânimo e força para realizá-los! Pai, eu quero vê-lo sempre feliz e com a boa disposição. Parabéns e feliz aniversário! Eu te amo, meu pai!


Atenciosamente José Fábio Dantas de Medeiros seu filho.