domingo, 23 de agosto de 2020

Candidatos devem ficar atentos à contabilidade eleitoral

Ter as contas de campanha eleitoral reprovada é um dos riscos que candidatos temem e devem se precaver para evitar tanstornos e até cassação de mandato no futuro.
A partir do próximo dia 31, com o início do prazo para as convenções partidárias, os candidatos deverão estar atentos às contas eleitorais. Neste período, começam as contratações e gastos destinados à preparação das campanhas e à instalação física ou virtual de comitês.
Para isso, os contratos devem estar devidamente formalizados e o pagamento das despesas deve ocorrer somente após a obtenção do CNPJ/MF e conta bancária de campanha específica, assim como a emissão dos recibos eleitorais.
A conselheira Lígia Limeira, do Conselho Regional de Contabilidade do RN (CRCRN), ressalta que o profissional da Contabilidade, de acordo com a Resolução TSE nº 23.607/2019, é responsável pela assessoria financeiro-contábil durante a campanha eleitoral. “Verificamos a regularidade da documentação probatória das receitas e dos gastos de campanha e inclusão no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais e, ao final, elaboramos e transmitimos a prestação de contas”, explica.
Segundo a conselheira, deve haver um cuidado ainda maior quando há utilização de recursos públicos, provenientes do Fundo Partidário e/ou do Fundo Especial de Financiamento de Campanha. “O profissional da Contabilidade contribui para garantir a lisura e a transparência do processo eleitoral especialmente na medida em que verifica a adequada comprovação das receitas auferidas e das despesas no curso da campanha”.
Para Lígia, os profissionais da Contabilidade devem estar devidamente preparados para atuar na área eleitoral, apropriando-se da legislação, que muda a cada processo eleitoral, e atentando para a jurisprudência dominante na Justiça Eleitoral.
Fonte: Blog da Gláucia Lima.

Gilson da Farmácia apresenta Ana Professora como sua pré-candidata a vice e chapa da oposição recebe apoio de 6 partidos em Acari

O grupo de oposição no município de Acari (Bicudo) aponta os nomes de Gilson Bezerra e Ana Azevêdo como pré-candidatos nas eleições municipais 2020.

Gilson da Farmácia (PT), como é conhecido, é nascido e criado no município de Acari e sempre se destacou por ser engajado em causas sociais, pelo empreendedorismo e por ser dono de boas ideias, atualmente atua no ramo imobiliário com o Loteamento Eldorado e receptivo de eventos na conhecida Fazendinha que recebe o mesmo nome.

Já Ana Azevêdo (PL) ou Ana Professora como é chamada, tem larga experiência na gestão educacional. Atua no setor há quase 30 anos e ocupou ao longo desse tempo as funções de professora, coordenadora e diretora, função pela qual é notadamente reconhecida por levar pela primeira vez uma escola pública de Acari ao 1º lugar do IDEB no estado do Rio Grande do Norte.

“Estou confiante no trabalho que será realizado e tenho certeza que iremos conduzir uma pré-campanha honesta e transparente, assim como sempre fui durante toda minha jornada”, disse Gilson da Farmácia ao BlogJCN.

As pré-candidaturas de Gilson e Ana recebe 6 (seis) partidos de apoio: PT PL PSB PSD REPUBLICANOS e Avante.

Fonte: Blog JCN