quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Vereador Fabiano Pacômio solicita do Poder Executivo Carnaubense informações sobre a utilização dos recursos da Emenda Parlamentar do Deputado Francisco do PT

O vereador Fabiano Pacômio (PT) solicitou durante a Sessão Ordinária do 2° Período Legislativo de 2020, nesta segunda-feira (21) através do requerimento n° 030/2020, informações sobre a utilização dos recursos da Emenda Parlamentar do Deputado Francisco do PT para o enfrentamento do COVID-19. O edil também falou sobre a sugestão da criação de um Fundo Municipal de Manutenção dos Veículos e Máquinas da Frota do Município de Carnaúba dos Dantas/RN.

Por fim, Fabiano relatou sobre o PMSB - Plano Municipal de Saneamento Básico, sendo de responsabilidade do Poder Executivo possa elaborar projetos e buscar recursos com objetivo de minimizar a problemática das redes de esgotos, resíduos sólidos, abastecimentos de água e drenagem.



 

A pré-candidata a prefeita de Carnaúba dos Dantas/RN Nana Medeiros estará Frente a frente neste sábado (26) Marcos Dantas e Joelma de Souza.

A pré-candidata a prefeita de Carnaúba dos Dantas/RN nas eleições municipais de 2020 Nana Medeiros estará Frente a frente neste sábado dia, 26 de setembro apresentado por Marcos Dantas e Joelma de Souza pela Radio Rural AM de Parelhas, das 10h30 ás 12h,  não percam!.


 



Trio Balada Paradise, após realizar grande reforma estará nas ruas neste final de semana.

O trio Balada Paradise da cidade de Carnaúba dos Dantas/RN, após ter realizado uma reforma geral estará de volta realizando seus grandes eventos, neste final de semana o maior e melhor trio elétrico do Estado do Rio Grande do Norte voltará as ruas de cidade da região do Seridó. O trio vem com novo visual e muito mais som de qualidade. 

O Trio Paradise Club é de propriedade de Marcelo e seu filho Mcluhan.




Governo assina protocolo para instalação de usina eólica offshore no RN

O Governo do Estado assinou nesta terça-feira, 22, um protocolo de intenções para instalação do primeiro parque de geração de energia eólica no mar (offshore) no litoral do Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra recebeu os diretores da Bi Energia, empresa que está à frente do projeto para produção de 3,1 megawatts/ano numa área de 300 quilômetros quadrados na costa dos municípios de Touros, São Miguel do Gostoso e Pedra Grande.

O projeto prevê a instalação de 52 aerogeradores de 12 megawatts de potência, duas subestações elétricas - uma no mar, para elevação da tensão, e uma em terra. As torres instaladas no mar terão sinalização para evitar colisões com navios e barcos e sinalização luminosa para alertar aviões que não seguem as rotas tradicionais. 

O parque eólico marítimo é projetado também para não interferir nas áreas de atuação de comunidades pesqueiras como a Colônia de Pescadores Z - 36 João Baracho Sobrinho e Colônia de Pescadores Cajueiro, e em áreas quilombolas. A Bi Energia atua no estado do Ceará onde desde 2016 opera parque eólico marítimo com 59 torres num investimento de 1 bilhão de euros.

“O Rio Grande do Norte reafirma cada vez mais sua vocação para a produção de energia eólica, setor no qual lideramos a produção nacional. Não é à toa que temos aumentado a nossa capacidade, inclusive através de investimentos como esse que estamos tratando. E temos uma capacidade extraordinária de ampliar isso”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, para registrar que os primeiros contatos com a Bi Energia aconteceram no ano passado na visita organizada pelo Consórcio Nordeste a países europeus para captação de investimentos.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) Jaime Calado destacou o enorme potencial offshore e onshore do RN: “O Governo do RN está elaborado um atlas eólico com as medições do potencial dos ventos em terra e mar. De antemão constatamos que temos ventos para atrair muitos investimentos”. Além das condições favoráveis de vento, o RN oferece segurança jurídica e agilidade na emissão de licenças ambientais, informou o titular da Sedec.

O diretor da Bi Energia, Lúcio Bonfim Junior, disse que o protocolo representa mais um passo para a concretização do empreendimento e que a administração estadual vem realizando ações que dão andamento ao projeto. Gaspare Ferrara, sócio-diretor da empresa eólica, destacou as condições favoráveis apresentadas pelo RN e o interesse do Governo em viabilizar a instalação do parque.

Para o prefeito de Pedra Grande, Waldemar Belchior o investimento vai beneficiar o município e fomentar a economia. “Além disso temos a possibilidade de receber compensações em investimentos como pavimentação de estradas”, disse.

A reunião para assinatura do protocolo contou também com a participação dos gestores da administração direta e indireta do Estado como Leon Aguiar (Idema), Carlos Eduardo Xavier (Tributação), Gustavo Coelho (Infraestrutura), adjunto da Infraestrutura, Haroldo Azevedo Filho, Luciana Daltro, assessora especial do Governo, Hugo Fonseca (coordenador de desenvolvimento econômico da Sedec) e Benes Leocádio, deputado federal.

Fonte: ASSECOM-RN



Eleições 2020: Plataforma da Confetam/CUT propõe seis planos de desenvolvimento para as cidades brasileiras

Propostas na área da cidadania, criatividade, trabalho decente, democracia, sustentabilidade, igualdade e equidade integram a Plataforma dos Municipais CUTistas para eleição de prefeitos e vereadores.

Seis planos de desenvolvimento local, divididos em propostas nas áreas da cidadania, criatividade, trabalho decente, democracia, sustentabilidade, igualdade e equidade, integram a Plataforma dos Servidores Públicos Municipais para as Eleições 2020. O documento, com as contribuições da categoria para as eleições de 15 de novembro, será lançado virtualmente no próximo dia 29 pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT).

Publicada em todas as eleições municipais desde de 2012, este ano a Plataforma da Confetam/CUT faz um convite à “Utopia da Felicidade e da Esperança” ao propor o tema “Meu município: o melhor lugar do mundo para se viver!”.

“Numa realidade em que a maioria dos prefeitos não governa para o povo e parte expressiva das Câmaras de Vereadores é subserviente a esses prefeitos, os servidores municipais ousam propor a ‘Utopia da Felicidade e da Esperança’. Para interferir no processo eleitoral e mudar esse cenário é preciso acreditarmos e trabalharmos para que o município em que moramos seja de fato ‘o melhor lugar do mundo pra se viver’ ”, afirma a presidenta da Confetam/CUT, Vilani Oliveira.

Compromisso amarrado com candidatos

Além de pautar o debate eleitoral de 2020, a Plataforma busca amarrar com candidatas e candidatos não só o compromisso de incluírem em suas promessas de campanha as sugestões dos trabalhadores das prefeituras, mas sobretudo de colocarem as propostas dos servidores municipais em prática, caso sejam eleitos.

Para que os postulantes ao Executivo e Legislativo Municipais assumam a responsabilidade de adotar as propostas da categoria, a Confetam/CUT apresentará uma Carta Compromisso a ser assinada pelos candidatos. O documento será divulgado nos estados, nas capitais e nos municípios pelos sindicatos e federações filiadas à entidade durante os lançamentos virtuais locais da Plataforma.

A Plataforma dos Servidores Municipais também é um alerta para a importância das eleições deste ano para barrar nas urnas o projeto devastador da extrema-direita, representada pelo presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores nos 5.570 municípios brasileiros.

Desenvolvimento sustentável

As propostas da Plataforma da Confetam/CUT dialogam com os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e a “Agenda Global 2030” das Nações Unidas (ONU) - da qual o Brasil é signatário -, e estabelecem 17 objetivos e 169 metas que buscam promover o desenvolvimento sustentável no mundo.

Os seis planos de desenvolvimento local se fundamentam na Constituição de 1988, que assegura no seu Artigo 6º - “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”. Conheça as propostas da Plataforma:

Plano 1: Município da cidadania

Espaços culturais e de brincar

Conselhos das Crianças e Câmara Jovem

Vovô Sabe Tudo

Trilhas Educativas

Território do Saber

Ecomuseu comunitário

Fórum Municipal Intersetorial Políticas Públicas pós-pandemia

Escola Municipal Promotora de Saúde

Roda da Saúde Comunitária nas UBS

Curso universitário e/ou técnico para agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate as endemias (ACE)

Campanhas Educativas de Promoção da Saúde

Academias ao Ar Livre

Dia Municipal da Vizinhança

Roteiro de Cicloturismo A Cidade que Pedala

Zonas Especiais de Interesse Social

Plano 2: Município da criatividade 

Fábrica de Startups

EXPO Municipal Cidade Criativa

Laboratórios Comunitários de Inovação

Concurso Municipal Pequenas Ideias, Grandes Soluções

Parque Tecnológico Municipal

Festival Município da Gastronomia

Museu da Empatia

Roteiro de Cicloturismo a cidade que Pedala

Cine Janela

Virada Ouça a Cidade

Drive-in Popular

Livros pela Cidade

Parklets da Cidade

Plano 3: Município do trabalho decente

Inclusão de pessoas com deficiência

Prêmio Boas Práticas no Serviço Público

Agenda Municipal do Trabalho Decente

Mesa Permanente de Negociação

Banco Comunitário

Produzir Juntos

Feiras de Economia Solidária

Quintais produtivos agroecológicos

 Programa de Aquisição de Alimentos

Programa Municipal de Alimentação Escolar

Plano 4: Município da democracia

Lei Municipal da Consulta Popular

Lei Municipal de Participação Cidadã

Congresso Municipal de Cidadania

Democracia 2.0

Academia de Conselheiros

Orçamento Participativo Digital

Observatório da Democracia

Plano 5: Município da sustentabilidade

IPTU VERDE

Centros de Compostagem

Fazenda Urbana

Selo Moda Sustentável

Concurso Plante flores e colha amizades

Coleta Seletiva Solidária

Catador Organizado

Consórcio Público de Resíduos Sólidos

Parques e Áreas Verdes

Plano 6: Município da igualdade e equidade

Educar para Igualdade Racial

Dia da Prevenção das DST/Aids

Orçamento sensível à gênero

Escola sem Homofobia

Fundo Municipal para a Equidade

Núcleo Itinerante Muito Prazer, Eu Existo!

App Todxs

. O detalhamento das propostas será apresentado no lançamento da Plataforma.

Serviço:

Lançamento virtual da Plataforma dos Servidores Públicos Municipais para as Eleições 2020

Terça-feira, dia 29 de setembro, das 19 às 20h

Transmissão ao vivo pela página do Facebook da Confetam/CUT (facebook.com/confetam).

Fonte: Facebook Confetam.



Detran retoma atendimento em Currais Novos


As Centrais do Cidadão retomaram suas atividades em algumas regiões do RN, em Currais Novos a 4ª Ciretran, que faz parte do Detran, voltou a funcionar.

As Centrais do Cidadão retomaram suas atividades em algumas regiões do RN. Alguns serviços estão sendo oferecidos a população. Em Currais Novos a 4ª Ciretran, que faz parte do Detran, voltou com parte de seus trabalhos nesta terça-feira (22).

O Ciretran localiza-se na Av. Getúlio Vargas, 1008, com horário de atendimento ao público de 7h ao meio-dia, segunda a sexta-feira. Tel. para contato: (84) 3405-3613.

Fonte: Blog de Ismael Medeiros.


 


Carnaúba dos Dantas: CCJ Aprova projeto que reconhece Monte do Galo como Patrimônio do RN.


 Foto via internet 

A Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa realizou mais uma reunião nesta terça-feira (22), para apreciação de matérias que tramitam na Assembleia Legislativa. Uma dessas matérias aprovadas à unanimidade foi o Projeto de Lei nº 220/2020 de autoria do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) que reconhece como patrimônio histórico, cultural, paisagístico, turístico e religioso do Estado do Rio Grande do Norte, o santuário do Monte do Galo, localizado no município de Carnaúba dos Dantas, região Seridó.

“Uma Iniciativa oportuna e importante para fomentação do turismo naquela região e que vem valorizar um dos mais tradicionais patrimônios históricos e religioso do Estado”, disse Francisco do PT.

Outra matéria em pauta e aprovada, à unanimidade durante a reunião, foi o Projeto de Lei nº 216/2020, de autoria de Kleber Rodrigues (PL), que dispõe sobre a inclusão de leite de cabra e das carnes de caprino e ovino na alimentação dos alunos da rede pública estadual, no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte.

“A finalidade é proporcionar aos alunos da rede pública estadual uma dieta rica em proteínas, por meio da inserção no cardápio da merenda escolar das escolas da rede estadual de ensino, do leite de cabra e das carnes caprina e ovina, como forma de garantir plenos desenvolvimentos físico e mental e de combate à desnutrição”, justificou.

Participaram da reunião o presidente da CCJ, o deputado Kleber Rodrigues, Coronel Azevedo (PSC), Cristiane Dantas (SDD) e Francisco do PT que analisaram e aprovaram outras matérias que agora seguem tramitando na Casa Legislativa.

Fonte: Site da Assembleia Legislativo do RN.