Produtores da região Seridó, que têm amargado prejuízos com os efeitos da estiagem, receberam nesta quinta-feira (30) um importante estímulo para a manutenção de suas atividades graças ao atendimento de pleitos que o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), encampou junto ao Governo do Estado. A começar pela ação vinda da Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), os produtores rurais foram contemplados com caminhões frigoríficos, que permitirão o transporte de carne dentro de padrões de higiene e segurança alimentar.
"As dificuldades que se arrastam para vencermos os efeitos da estiagem exigem respostas em igual proporção. Todos nós devemos nos unir para garantir que o homem do campo não seja ainda mais penalizado com essa seca", declarou Ezequiel Ferreira, que também preside o Comitê de Ações de Combate a Seca na Assembleia Legislativa.
Diante do Ginásio Agenor Maria, no Bairro JK, em Currais Novos, foram entregues carros pequenos e equipados com baú e câmara frigorífica, dentro do Projeto de Apoio e Modernização das Centrais de Comercialização, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Compra Direta), contemplando, além de Currais Novos, os municípios de Cruzeta, Ouro Branco, Santana do Seridó, Serra Negra do Norte, Carnaúba dos Dantas, Florânia, Lagoa Nova, Santana do Matos, Tenente Laurentino Cruz e Campo Redondo.
A chegada de carros com câmara frigorífica muda a realidade de muitas cidades onde pequenos produtores transportam seus produtos em carro de mão e carroças deixando as carnes sem a devida proteção. “O transporte em carro com câmara frigorífica possibilita a conservação da qualidade do alimento, uma necessidade básica para quem produz. O cuidado com a carne começa no abate, e continua no transporte, manipulação e exposição de cortes para a venda e no armazenamento destes cortes na geladeira do consumidor”, explica Ezequiel Ferreira.
O ato de entrega foi prestigiado ainda pelos deputados Fernando Mineiro (PT) e Galeno Torquato (PSD), além dos prefeitos de Serra Negra (Serginho), Cruzeta (José Sally), Lagoa Nova (Luciano Santos), Currais Novos (Odon Jr), Jardim do Seridó (Amazan), Santana do Seridó (Hudson Pereira), Tenente Laurentino (Sueleide Araújo), o vice-prefeito de Ouro Branco (Dr. Araújo).
Mas a tarde ainda teve a entrega de cheques do programa Microcrédito que injetarão na economia local cerca de R$ 1,5 milhão. Os cheques foram entregues pelas equipes da Sethas e da AGN.
Também foi assinado o acordo para gestão de uso do sistema dessalinizador instalado na comunidade rural de Cachoeira. O documento oficializa a gestão compartilhada dos equipamentos que garantirão água potável aos moradores do local. Três sistemas já foram instalados no município seridoense. Os outros dois estão nas comunidades de Namorados e São Rafael.
Ezequiel Ferreira também participou do Lançamento do edital de Seleção de Subprojetos de Apoio a Cadeia Produtiva do Leite e Derivados. Por fim, foi assinado o termo de cessão de um prédio da Datanorte para o funcionamento da Associação das Pessoas com Deficiência Visual do Seridó (Apadevis) pelos próximos 10 anos. O imóvel fica na Rua Teotônio Freire, 1498, esquina com a Rua Riacho das Queimadas, no conjunto Promorar, em Currais Novos.
Outras ações como o vídeo monitoramento de segurança feito pela Polícia Militar, cessão de prédio para o novo quartel da 3ª Companhia Independente de Currais Novos que atende 10 cidades da região e ações de saúde também foram apresentadas pelo presidente ao Governo do RN, que se comprometeu com a comunidade em dar continuidade à solução das demandas.