Uma das ações mais importantes para o turismo potiguar nos
últimos anos será apresentada no próximo dia 28 de julho na Escola de Governo,
das 8h às 13h. O Plano Estratégico e de Marketing Turístico do Rio Grande do
Norte demandou um ano e meio de elaboração, com visitas em todos os polos do
Estado, seminários, reuniões e levantamentos, até sua conclusão. Um trabalho
aprofundado para direcionar recursos à infraestrutura e planejamento
promocional para o turismo do RN nos próximos 15 anos.
A ação inédita é promovida pelo Governo do RN, por meio da
Secretaria de Estado do Turismo e com recursos do Governo Cidadão via acordo de
empréstimo com o Banco Mundial. A intenção do Plano é dinamizar todos os
municípios potiguares pertencentes aos cinco polos de Turismo, com diretrizes
para o fomento do setor através de uma farta base de dados e estudos levantados
pelas duas empresas internacionais contratadas.
Para o governador Robinson Faria, “o plano estratégico é um
documento participativo, não foi imposto ou criado em um gabinete. Estivemos
nos municípios conversando com os prefeitos para poder elaborar um material que
informasse com precisão em quais áreas devemos investir os recursos para
fomentar a cadeia turística potiguar”, disse o governador.
“É um planejamento desenvolvido para curto, médio e longo
prazo e abrange as várias vertentes do turismo, como infraestrutura de
saneamento, sinalização, capacitação, etc. Uma ação construída junto aos
gestores de cada município em comunhão com uma equipe de consultoria
internacional. Mais de um ano de levantamentos que nos proporcionam a noção
real das nossas carências e potencialidades para que nós e as próximas gestões
possamos trabalhar em cima desse cenário”, avaliou o secretário estadual de
Turismo, Ruy Gaspar.
O plano de marketing turístico também permite que o Estado
atue de forma planejada a interiorização do turismo. “Estamos procurando
diversificar as potencialidades turísticas com a interiorização. Turismo
religioso, turismo de aventura, gastronomia, salinas, essas são algumas das
várias opções que estamos trabalhando nas campanhas publicitárias do Estado”,
disse Vagner Araújo, secretário de Gestão Metas e Projetos.
O plano de Marketing teve o cuidado de relacionar os dados
econômicos e sociais, a dinâmica estadual intra polos, as finanças públicas, os
serviços e equipamentos disponíveis, os serviços sociais e outros relacionados
mais especificamente à atividade do turismo, permitindo o direcionamento das
ações e políticas públicas para o setor e trabalhar as ações de marketing de
maneira planejada.
A presidente da Emprotur, Aninha Costa, ressalta ainda que,
além da apresentação do Plano Estratégico, também será mostrado aos presentes a
nova identidade visual para promoção do Estado do Rio Grande do Norte, com o
slogan “Tudo começa aqui”. Ainda na oportunidade todos os temas apresentados
serão discutidos em uma mesa redonda com representação heterogênea. “É
importante que cada gestor, agora, nos ajude a implantar as ações previstas,
assim como nos ajudou na elaboração do Plano”, concluiu Aninha Costa.
O Plano Estratégico e de Marketing Turístico do Rio Grande do
Norte será apresentado pelos consultores da Solimar Internacional e Green Team
Global - as duas empresas contratadas para elaborar os estudos. Estarão
presentes autoridades do Estado, além de representantes de cada município
contemplado e também da iniciativa privada e da área acadêmica.
Fonte: Assecom/ Setur