terça-feira, 27 de agosto de 2019

CAPESA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DO SERIDÓ: realizou licitação a Décima Quinta Licitação em Parelhas-RN.


A CAPESA Cooperativa Agropecuária do Seridó, realizou licitação de abertura de envelope para escolha de empresa construtora nesta terça-feira, dia 27 de agosto de 2019 com sucesso.

Participaram as seguintes instituições: Cooperativa Agropecuária do Seridó CAPESA e sua diretoria e  Cooperados, Prefeitura Municipal de Parelhas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Empresa de ATER Assistência Técnica Seta Consultoria, Equipe do Projeto Governo Cidadão do Governo do RN.







Fonte de informações: Téc. Agr. Ivanilson Pereira de Araújo.

PUBLICIDADE


ACARI: Prefeitura Municipal realizará a VIII Conferência Municipal de Assistência Social.


A prefeitura Municipal de Acari/RN através do Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social  realizará no dia 29 de agosto de 2019, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social com o TEMA: "Assistência Social: Direito do povo, com Financiamento Público e Participação Social"

Inicio ás 07:30 hs

Local: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Acari

Toda a População é Convidada a Participar



Fonte: Facebook PMA


PUBLICIDADE 

LICITAÇÕES: Cooperativa Agropecuária do Seridó – CAPESA realizará licitações para as Empresas credenciadas na Secretaria Estadual de Infraestrutura - SIM


A Cooperativa Agropecuária do Seridó – CAPESA, inscrita no CNPJ nº: 08.460.693/0001-07, no enderenço: Rua Bernardino de Sena, Nº 536, Bairro Dinarte Mariz, no município de Parelhas-RN. Vem comunicar que no período de 15 de Agosto ao 23 de Agosto do corrente ano, enviamos as Cartas Convites Seguidas das Propostas para Construção de 1 (um) licitação para as Empresas credenciadas na Secretaria Estadual de Infraestrutura - SIM que constam os seus respectivos CRC – Certificado de Registro de Cadastro de empresas qualificadas como empresas construtoras e habilitadas a concorrerem ao certame em curso, cujo a finalidade são de construções de unidades individuais conforme o Plano de Negócio e modalidade do certame da licitação, então segui abaixo relação por ondem de dia, horários e quantidade de licitações que ocorrera dia 27 de Agosto do Corrente ano na Sede da CAPESA no município de Parelhas-RN.

Cronograma de Datas e Horários da “Abertura dos Envelopes das Licitações”, Que ocorreram na Sede da Cooperativa Agropecuária do Seridó – CAPESA, no endereço: Rua Bernardino de Sena, Nº 536, Bairro Dinarte Mariz, no município de Parelhas-RN.

1° Dia 27/08 - Terça feira

A) Marcelo Roque de Medeiros

As licitações em curso, fazem parte do Projeto Governo Cidadão no acordo de empréstimo do Governo do Rio Grande do Norte ao Banco Mundial - BID, sobe a Coordenação da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Pesca do RN, através da UES – Unidade Estadual do Edital 05 (Leite e Derivados) “Projeto das Queijeiras na Região do Seridó Potiguar”. A Cooperativa Agropecuária do Seridó – CAPESA, há convênio Assinado com o Projeto mencionado dês do ano de 2018, a qual os recursos para implementação das etapas encontra-se depositados uma conta sobe a responsabilidade da CAPESA.

O Projeto das Queijeiras, proporcionará condições de produção com certificação, infraestrutura, equipamentos, assessoramento técnico, legislação adequada, comercialização através da Cooperativa CAPESA, mudando a realidade de uma cadeia produtiva do leite na região do Seridó Potiguar, ofertando a sociedade um produto de qualidade a qual irá alavancar a cadeia produtiva do leite e seus derivados na região do Seridó.

Este projeto conta com o Apoio do Projeto Governo Cidadão, BID, Governo do RN, SAPE, EMATER, IDIARN, SESCOOP-OCERN, SEBRAE, Prefeitura Municipal de Parelhas, Empresa Seta Consultoria e Andrade Consultoria, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável e Solidário de Parelhas e Região do Seridó.

Parelhas-RN 27/08/2019.

Atenciosamente

Venâncio de Souza Lima Filho

Presidente da CAPESA

Téc. Agr. Ivanilson Pereira de Araújo

Coordenador Técnico do Projeto CAPESA.

Fonte de informações: Téc. Agr. Ivanilson Pereira de Araújo.
PUBLICIDADE


Câncer cerebral infantil: nova droga mostra eficácia no tratamento


Cientistas comprovaram a eficácia de uma nova substância para tratar o ependimoma, um dos mais severos tipos de cânceres em crianças. Testes in vitro e com camundongos mostraram que um anticancerígeno produzido com glândulas salivares do carrapato-estrela é eficaz no tratamento da doença, que surge do epêndima e atinge um tecido do sistema nervoso central. Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Instituto Butantan aguardam investimentos que possibilitem a infraestrutura necessária para a produção da droga, que possa ser utilizada em testes clínicos com humanos.

As propriedades anticancerígenas da proteína codificada por genes do carrapato Amblyomma sculptum, nome científico do carrapato-estrela, foram descobertas nos anos 2000 e tinham sido comprovadas com tumores agressivos, como o câncer de pâncreas e o melanoma. “Quando descobrimos a possibilidade dessa droga, decidimos investigar suas ações contra o ependimoma,” disse o neurocirurgião Sérgio Cavalheiro, da Escola Paulista de Medicina, da Unifesp. Segundo o médico, o ependimoma representa cerca de 10% dos tumores infantis do sistema nervoso central – e até 30% dos tumores cerebrais nas crianças com até 3 anos.

Os testes com camundongos mostraram que o tratamento foi muito mais efetivo do que qualquer outro remédio utilizado atualmente contra o ependimoma. Com os medicamentos existentes, é possível inibir a viabilidade das células tumorais em cerca de 30%. A nova substância, batizada de Amblyomin-X, por sua vez, atingiu 70%.

Os pesquisadores desenvolveram um protocolo que garante a produção em escala para disponibilização da substância para os testes clínicos. Para submeter à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um dossiê para solicitação de análise dos resultados obtidos até agora, é necessário a comprovação da produção da molécula de Amblyomin-X em condições de boas práticas, garantindo a escala industrial e condições de manutenção e estabilidade da fórmula.

Fonte: Plantão Seridó

PUBLICIDADE