quinta-feira, 8 de abril de 2021

Lei Estadual inclui pessoas com deficiência nos grupos prioritários da vacinação

Entrou em vigor nesta quinta-feira (8), a Lei n.º 10.866 de 7 de abril de 2021, publicada pelo Governo do RN no Diário Oficial do Estado (DOE). O texto dispõe sobre a prioridade da vacinação contra a Covid- 19 das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down, tetraparesia congênita ou paralisia cerebral, ou com doenças raras.

É considerada uma pessoa com deficiência aquela que possui impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, obstruindo sua integração à sociedade em igualdade de condições com outros.

Entre as pessoas que se enquadram à definição de “deficiência”, estabelecida pela Lei Federal nº 13.146/2015, o primeiro grupo prioritário contemplado será o de pessoas com condição médica preexistente e que possa ter seu quadro clínico agravado, caso contaminada pelo coronavírus.

De acordo com a Lei, a estratégia de imunização que estabelecerá as diretrizes e o planejamento de distribuição dos imunizantes está a cargo da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap).

Ainda em fevereiro passado, o Governo do RN participou de uma reunião com representantes do Movimento Independente Pró Autismo do RN (MOVIPAutismo) e das Associações Síndrome de Down RN e dos Pais e Pessoas com a Síndrome de Berardinelli do RN (ASPOSBERN). O motivo do encontro era justamente o pedido das entidades em incluir as pessoas com deficiência entre os grupos prioritários na vacinação contra a Covid-19.

Sensibilizada com a causa, e mesmo diante da limitação do recebimento insuficiente de vacinas no Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra, disse estar sensível à demanda. “Estamos sensibilizados com a temática de vocês e, mesmo diante de todas essas limitações, pedi para que a Sesap, junto com a Semjidh (Secretaria Estadual de Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos), defina quais passos podemos dar diante dessa situação”, afirmou à época.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima, a viabilidade do pedido será possível após estudo feito pela Secretaria. Uma das ações é a inclusão de algumas deficiências na plataforma RN+ Vacina para cadastro e atualização do plano de vacinação. “A intenção é incorporar as pessoas com deficiência de forma ampliada na 3° fase da campanha de vacinação em curso”.

PUBLICIDADE




Vereadora Marli de Medeirão e Clésio Nelson solicitaram audiência púbica com todos os Secretários Municipais para compreensão do funcionamento das Secretarias


A vereadora Marli de Medeiros Dantas e o vereador Clésio ambos do (MDB) protocolaram através do requerimento nº 027/2021 na 11ª Sessão Ordinária do Primeiro Período legislativo de 2021 realizada terça-feira (06/04), solicitaram do prefeito Gilson Dantas de Oliveira e da Chefe de Gabinete Maria Eugênia Dantas que seja providenciado a realização de uma audiência púbica com todos os Secretários Municipais para compreensão do funcionamento das Secretarias de Carnaúba dos Dantas/RN.

Os Edis Marli e Clésio enfatizaram que o objetivo desta audiência pública é reduzir o tempo com indicações e requerimentos acerca de ações municipais para melhor o entendimento do poder legislativo, contou os edis.

Veja abaixo o requerimento de nº 027/2021 na íntegra:

Fonte: Assessoria da Câmara Municipal.

PUBLICIDADE





APAE recebe novos equipamentos da Prefeitura de Currais Novos




 

O Prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, acompanhado da Secretária Municipal de Assistência Social, Zefinha Moura, visitou na manhã desta quarta-feira (07), a APAE do munícipio para conferir de perto a entrega da primeira remessa de materiais e equipamentos permanentes, que foram adquiridos pela Prefeitura, através da SEMTHAS, por meio de uma Emenda Parlamentar no valor de 100 mil da Senadora Zenaide Maia.

Nessa primeira remessa foram entregues:

11 ARMÁRIOS ALTO COM 2 PORTAS

03 ARQUIVOS COM 04 GAVETAS

08 GAVETEIROS COM 4 GAVETAS

01 MESA REDONDA

07 MESAS DE ESCRITÓRIO

10 CADEIRAS PRESIDENTE

01 CAIXA AMPLIFICADA

01 SUPORTE PROJETOR

94 CADEIRAS PLÁSTICAS

02 GELAGUAS

De acordo com a Secretária Zefinha, estão sendo aguardados para os próximos dias, a entrega de outros equipamentos de outros três fornecedores.

Fonte: Site da prefeitura de Currais Novos

PUBLICIDADE



Notícia boa: universidade da Paraíba recebe autorização para importar vacinas contra Covid-19

A instituição é a primeira universidade privada do país a conseguir esse tipo de consentimento.

Uma universidade particular de Campina Grande, na Paraíba, recebeu autorização da Justiça para importar doses de vacina contra a Covid-19 e imunizar alunos e funcionários. A instituição é a primeira universidade privada do país a conseguir esse tipo de consentimento. 

A autorização foi dada por meio de uma decisão judicial, em caráter liminar, concedida pelo juiz federal substituto Rolando Valcir Spanholo, da 21ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, na terça-feira (6). Poderão ser compradas 15 mil doses do imunizante. 

De acordo com o Chanceler da Unifacisa, Dalton Gadelha, a iniciativa é uma tentativa de ajudar a vacinação no Brasil sem interferir no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Para não atrapalhar o Sistema Único de Saúde (SUS), a instituição diz que procurará por farmacêuticas que ainda não tenham assinado contratos com o governo brasileiro. 

No total, 7.500 pessoas devem ser imunizadas no centro universitário. Desses, 5.000 serão estudantes e 2.500 funcionários e professores da Unifacisa. 

A vacinação acontecerá toda por conta da universidade, desde os trâmites de importação até a aplicação, de maneira gratuita.

Fonte: Blog de Ismael Medeiros
PUBLICIDADE


Vereador Gilvan Peixe (PROS) solicita construção de uma passagem molhada no Rio São José, próximo a Casa de São José em Carnaúba dos Dantas

O vereador Gilvan Peixe (PROS) usando de suas atribuições legais, reivindicou ao Executivo Carnaubense, na 11ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (06/04) na Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas, que seja construído uma passagem molhada no Rio São José, próximo a Casa de São José  em Carnaúba dos Dantas/RN.

O parlamentar em suas palavras disse que durante o período de chuvas encontra-se alagada, dificultando a passagem dos moradores daquela localidade que moram próximo ao Sitio São José e na Comunidade Carnaúba de Baixo acessos para o Centro da cidade.

Veja abaixo a indicação de nº 100/2021 na íntegra:

Fonte: Assessoria da Câmara Municipal.

PUBLICIDADE





Vereador Gilvan Peixe solicita da gestão municipal que seja colocação corrimão e parapeitos no calçadão que inicia por trás da Escola Estadual João Henrique Dantas

O vereador Gilvan Peixe (PROS) usando de suas atribuições legais, reivindicou ao Executivo Carnaubense, na 11ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (06/04) na Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas, que seja colocação corrimão e parapeitos, como também seja construído rampa de acessibilidade no calçadão que inicia por trás da Escola Estadual João Henrique Dantas até nas proximidades da Praça Pública Municipal do Alto do Vaqueiro, localizado na Rua Juvenal Lamartine – Centro - Carnaúba dos Dantas/RN.

O edil disse que a proposição em tela é de fundamental importância, tendo em vista que muitas pessoas praticam exercícios físicos, alongamentos e musculação no citado calçadão, nada mais que justo que seja adequado as necessidades das pessoas, proporcionando uma maior segurança.

Veja abaixo a indicação de nº 099/2021 na íntegra:

Fonte: Assessoria da Câmara Municipal.

PUBLICIDADE



Covid-19: Municípios relatam desatualização de sistema do Ministério da Saúde quanto ao número de vacinas efetivamente aplicadas

Gestores municipais de diversas regiões do país têm se reportado à Confederação Nacional de Municípios (CNM) indicando preocupação quanto à diferença entre os dados de vacinas contra a Covid-19 diariamente aplicadas e registradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni) e a atualização desses quantitativos na base do Ministério da Saúde. A entidade destaca que há defasagem entre o real quantitativo de doses aplicadas nos grupos prioritários frente ao número de doses distribuídas a Estados e Municípios.

O tema foi um dos abordados por meio do Observatório Verifica, uma das estratégias da campanha informativa da CNM por meio do Observatório Covid-19 – direcionado aos gestores locais. Por meio da ferramenta, a entidade esclarece que não é verdade que os Municípios estão estocando os imunizantes ao invés de aplicá-los.

Destaca-se, conforme exposto no próprio site do Ministério da Saúde, que a diferença entre as doses distribuídas e aplicadas também se explica pelos diferentes cenários nas salas de vacina, ou seja, por questões tangentes à informatização e pessoal disponível para digitação, bem como pela atualização do sistema da Pasta. Os dados do Painel Nacional também podem apresentar diferenças em relação às doses aplicadas até aquele momento, pois nem todo registro digitado é automaticamente atualizado na base do Ministério.

A dissonância entre esses quantitativos é potencialmente indutora à leitura errônea da aplicação ou falta das doses. Assim, a polêmica encerra-se com melhorias na atualização do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni).

Diante disso, a Confederação solicita que a desatualização do registro nas bases do Ministério seja sanada com a maior brevidade, sob pena de alimentação de fake news prejudiciais, não somente às equipes de saúde local, mas também ao Plano Nacional de Vacinação. A entidade alerta ainda que a diferença pode induzir a julgamentos prejudiciais à operacionalização do Plano Nacional de Imunização (PNI) e fragilizar a gestão da Saúde nos Municípios, que já enfrentam diversos desafios e grande pressão por conta da pandemia.

É imprescindível que, a partir de fontes oficiais, as gestões municipais possam ter seus esforços registrados, publicizados e reconhecidos nas bases de dados do Ministério da Saúde, alerta a entidade.

PUBLICIDADE



Vereador Clésio Nelson solicita construção de paradas de ônibus nas Comunidades Carnaúba de Baixo e Ermo

Durante á 11ª Sessão Ordinária, realizada na noite desta terça-feira (06/04) na Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas, o vereador Clésio Nelson (MDB) usando de suas atribuições legais, protocolou através da indicação de nº 101/2021, solicitando ao Chefe do Executivo Carnaubense construção de 02 (duas) paradas de ônibus na RN 288, sendo 01 (uma) nas proximidades da Cerâmica Chico de Queca localizada na Comunidade Carnaúba de Baixo e 01 (0utra) na entrada do Povoado Ermo próximo ao antigo Posto Fiscal em Carnaúba dos Dantas/RN.

Clésio Nelson enfatizou a grande importância destas Paradas de Ônibus, essa é uma reivindicação dos moradores tanto da Comunidade Carnaúba de Baixo como do Povoado Ermo, irá beneficiar as pessoas que ficam à espera de transporte para se deslocarem a sede do nosso município, como também, para outros destinos, disse Clésio Nelson.

Veja abaixo a indicação de nº 101/2021 na íntegra:

Fonte: Assessoria da Câmara Municipal.

PUBLICIDADE