sexta-feira, 30 de julho de 2021

Potiguar cria ‘bicicleta girafa’ com mais de 2 metros de altura

 Pelas ruas dos bairros Pajuçara e Potengi, na Zona Norte de Natal, um veículo diferente está chamando a atenção dos moradores da região. É a ‘Bicicleta Girafa’, de 2,4 metros de altura, criada pelo comerciante Robério Firmino.

A bike, que ficou pronta há aproximadamente três semanas, foi adaptada com quatro quadros pelo próprio comerciante, de 60 anos de idade. Ele tem uma loja de bicicletas na Avenida Pompeia.

De acordo com Robério, a ideia surgiu há muito tempo, mas somente nesse mês de julho que ele começou a juntar peças de bicicletas novas e usadas para colocar o projeto em prática.

“Eu e os mecânicos daqui da loja começamos a juntar os equipamentos e montar a bicicleta, aqui mesmo. Fizemos os primeiros testes e fomos aprimorando e colocando mais quadros”, explica Robério.

Após a pintura e alguns retoques na parte mecânica, a bicicleta ficou pronta e ganhou as ruas dos bairros. Foi aí que surgiu o nome ‘Bicicleta Girafa’.

“Algumas pessoas que viram gritaram ‘parece uma girafa’, ‘bicicleta girafa’, aí ficou”, conta.

Por causa dos mais de 2 metros de altura, Robério precisa de auxílio para subir e descer da bicicleta. Geralmente, um dos funcionários da loja ou um familiar o acompanha em outra bike e segura a ‘Girafa’ na subida e na descida.

O comerciante conta que pretende aumentar ainda mais a bicicleta. “Em breve vai ganhar mais um quadro e deve chegar a 3,4 metros”, diz ele.

A altura não parece incomodar o criador. Segundo Robério, a bicicleta é bastante confortável. “Estou pedalando me sentindo muito confortável, parece que estou em uma bicicleta normal”, garante.

Por G1-RN

PUBLICIDADE



Sesap capacita coordenadores e fiscais das vigilâncias sanitárias do RN

A Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está capacitando coordenadores e fiscais das vigilâncias sanitárias municipais de todo o Rio Grande do Norte, que terão a oportunidade de renovar seus conhecimentos gerais sobre o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

O Curso Introdutório de Vigilância Sanitária teve início nesta segunda, 27, e segue até a sexta-feira, 30, de forma virtual, reunindo cerca de 400 participantes de todo o estado.

As aulas são voltadas para o entendimento dos requisitos (legais, físicos e humanos) mínimos necessários para a organização e funcionamento adequado de uma Vigilância Sanitária. Além do conhecimento das Legislações atuais de Licenciamento Sanitário que são alicerçadas pela Lei da Liberdade Econômica, levando o profissional de VISA a conhecer a classificação de risco das atividades sujeitas à Vigilância Sanitária.

A subcoordenadora da SUVISA, Diviane Alves, explica que o órgão continuará a incentivar a capacitação dos trabalhadores da área. “Esse módulo é introdutório e pretendemos fazer outros módulos, detalhando as legislações das áreas técnicas”.

Fonte: Comunicador Social

PUBLICIDADE