quarta-feira, 10 de julho de 2024

ANIVESARIANTE DO DIA! Amélia de Chico de Neco está completando hoje 79 anos

Foto: Fábio Locutor

Hoje dia, 10 de julho de 2024 quem está aniversariando é a senhora Amélia Amália de Azevedo mais conhecida por (Amélia de Chico de Neco) está completando seus 79 anos, ela nasceu no dia 10 de julho de 1945, casada com Francisco de Assis Medeiros (Chico de Neco), mãe de (07) filhos, (05) netas, (04) netos, (02), bisneto (01) e bisnetas (02).

Mãe, eu dou graças a Deus por sua vida, por ser seu filho e por aprender tanto com seu amor de mãe, creio que Deus sempre tem grandes bênçãos para sua vida, pois você tem sido uma mulher fiel, cheia de fé e com o coração repleto de amor.

A senhora tem andado com paciência buscando sempre o melhor para a sua vida, Deus tem guardado seus passos, tem sustentado sua fé e esse amor é repassado. Eu sinto isso porque sou seu filho, sou fruto do seu amor, sou parte da sua história, um pedaço do seu mundo e um sonho que se realizou na sua vida.

Que Deus lhe conserve assim; especial, amiga, mãe e serva desse Deus que pode todas as coisas. Amo muito a senhora, e não tenho dúvidas de que sua capacidade de ser exemplo de amor continuará vencendo os limites do tempo. Feliz aniversário a essa mãe maravilhosa!

Parabéns, minha mãe!

Atenciosamente José Fábio Dantas de Medeiros filho.

PUBLICIDADE 



 

Pesquisa Agorasei/Blog do Gustavo Negreiros em Parelhas: na estimulada Dr Tiago tem 74,8%, e Zequinha Professor apenas 7%.


O Instituto Agorasei também fez a pergunta de intenção de voto para prefeito de forma estimulada. De acordo com a pesquisa, 74,8% dos entrevistados dizem que votarão pela reeleição de Doutor Tiago. Já aqueles que escolhem Zequinha Professor são apenas 7%.

As pessoas ouvidas que afirmam votar em branco ou nulo representam 9% do total da amostra. Já aqueles sem opinião ou que não responderam são 9,2%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 3 de julho deste ano e ouviu 400 eleitores, de 16 anos de idade e acima, nas zonas urbana e rural do município de Parelhas RN. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. O trabalho está registrado no TSE com a identificação RN-02858/2024.

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

PUBLICIDADE 




 

Câmara aprova mudanças na reforma do ensino médio


 Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) projeto de lei que muda alguns pontos da reforma do ensino médio (Lei 13.415/17) com o objetivo de adequar à realidade das escolas as alternativas de formação apresentadas aos estudantes. A proposta será enviada à sanção presidencial.

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Mendonça Filho (União-PE) para o Projeto de Lei 5230/23, do Poder Executivo. O substitutivo mantém o aumento da carga horária da formação geral básica previsto no projeto original, de 1.800 para 2.400 horas (somados os três anos do ensino médio) para alunos que não optarem pelo ensino técnico.

A carga horária total do ensino médio continua a ser de 3.000 horas nos três anos (5 horas em cada um dos 200 dias letivos anuais).

Para completar a carga total nos três anos, os alunos terão de escolher uma área para aprofundar os estudos com as demais 600 horas. A escolha poderá ser entre um dos seguintes itinerários formativos:

  • linguagens e suas tecnologias;
  • matemática e suas tecnologias;
  • ciências da natureza e suas tecnologias; ou
  • ciências humanas e sociais aplicadas.

Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define um total de 1.800 horas para a formação geral básica, direcionando 1.200 horas para os itinerários de formação, após a reforma do ensino médio de 2017. Mendonça Filho era ministro da Educação à época e propôs essa reforma.

Agência Câmara de Notícias

PUBLICIDADE 




Caicó vai ganhar em breve uma franquia Brasil Cacau

A loja é o mais novo empreendimento da Bodega da Darkinha. 

O Blog da GL recebeu a notícia em primeira mão e já compartilha com os amantes da marca de chocolate que é conhecida nacional e internacionalmente. 

Se você já é fã e cliente de Darkinha, prepare-se para uma experiência ainda mais doce!

A loja será no coração comercial de Caicó. 

Por enquanto é só o que posso contar. E saborear o que vem chegando aqui pra mim.  

Fiquem atentos, porque em breve estaremos inaugurando com muita festa, sorrisos e, claro, chocolate! 🎉🍫

Sucesso Darkinha e Chagas!

Fonte: Blog Gláucia Lima

PUBLICIDADE 



 

Governo federal faz primeiro mapeamento geológico sistemático de Fernando de Noronha


O Serviço Geológico do Brasil (SGB), empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, deu início ao projeto do primeiro mapeamento geológico sistemático do Arquipélago de Fernando de Noronha, em escala de 1:25.000. As atividades de campo começaram no dia 2 e se estenderão até o dia 12 de julho.

As pesquisadoras do SGB estão realizando a caracterização das rochas nos principais atrativos da área do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e da Área de Proteção Ambiental (APA). O projeto, desenvolvido pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais, conta com a participação da Gerência de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência de Recife e o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha.

“O Serviço Geológico do Brasil tem a função de fornecer o mapa geológico das diversas regiões do país. A intenção do mapeamento é que a gente reconheça e descreva de forma clara e objetiva as rochas que existem aqui na ilha”, explicou Priscilla Fernandes, pesquisadora em geociência do SGB e líder do projeto.

O último mapa geológico de Fernando de Noronha foi publicado em 1955 pelo professor Fernando Flávio Marques de Almeida, uma referência em geologia. Desde então, quase setenta anos se passaram. Os novos estudos utilizaram recursos tecnológicos para atualizar as informações geológicas e cartográficas, especialmente em relação ao vulcanismo da ilha.

“Ao longo do tempo, a cartografia geológica do arquipélago ficou desatualizada, principalmente quanto à classificação das diversas rochas. Hoje, podemos contar com novas tecnologias analíticas na elaboração do mapa com nomenclaturas padronizadas, facilitando uma conversa mais homogênea entre a sociedade e a ciência”, explicou Carolina Reis, pesquisadora do SGB.

As rochas de Fernando de Noronha possuem características únicas, algumas originárias do manto da Terra, conforme destacou Silvana Barros, outra pesquisadora do SGB. “Com esses dados, os pesquisadores poderão correlacionar com outros bancos de dados na comunidade geológica internacional e servir de base para pesquisas futuras”, completou.

Para acessar as áreas de proteção integral do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, a equipe do Serviço Geológico do Brasil (SGB) conta com o apoio do ICMBio de Fernando de Noronha. Segundo Ricardo Araújo, coordenador da área temática de pesquisa do Núcleo de Gestão Integrada (NGI Noronha/ICMBio), a ferramenta vai auxiliar tanto nos estudos acadêmicos quanto aos visitantes das Unidades de Conservação. Segundo Ricardo Araújo, coordenador da área temática de pesquisa do Núcleo de Gestão Integrada de Fernando de Noronha, a ferramenta vai auxiliar tanto nos estudos acadêmicos quanto aos visitantes das Unidades de Conservação.

“A atualização do mapeamento geográfico permitirá obter informações mais precisas sobre a formação rochosa e o relevo das nossas unidades. Isso beneficiará tanto as pesquisas desenvolvidas aqui quanto o turismo. Os condutores de visitantes, por exemplo, poderão transmitir mais conhecimento sobre a formação da ilha para os turistas”.

Nesta fase do projeto, a equipe está focada nas principais trilhas e praias do arquipélago. “O projeto tem duração de três anos. A publicação deve ser feita no final de 2025, com uma nota explicativa contendo todas as informações em 2026”, concluiu Priscilla Fernandes.

Fonte: Blog Gláucia Lima

PUBLICIDADE