quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Deputado Francisco do PT comenta transformação de hospital de Caicó em unidade universitária

O deputado estadual Francisco do PT comentou, na sessão desta quinta-feira (08) na Assembleia Legislativa, a audiência que participou nesta quarta, em Brasília, no Ministério da Educação, com o ministro Camilo Santana, onde também estavam presentes a governadora Fátima Bezerra (PT), o deputado Fernando Mineiro e o reitor da UFRN, José Daniel Diniz. A audiência tratou da possibilidade de o Governo Federal transformar o Hospital Regional Telecila Freitas, em Caicó, em hospital universitário.

“Acompanho essa luta desde quando fui prefeito de Parelhas”, disse o parlamentar, que à época foi procurado por colegas prefeitos para articular junto ao governo da então presidente Dilma Rousseff, através do mandato da então senadora Fátima Bezerra. “Hoje governadora, Fátima abraçou a causa e fez um apelo ao ministro”, disse Francisco, ressaltando que argumentos foram apresentados, como a qualidade do curso de Medicina no campi da UFRN em Caicó.

“A transformação é de suma importância”, disse o deputado Francisco do PT, informando que o ministro Camilo Santana já adiantou que agora em agosto, uma equipe da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), vai a Caicó para iniciar estudos necessários para a mudança. “Essa é uma conquista importante e tenho muito orgulho de defender desde quando eu era prefeito”, concluiu o parlamentar.

Fonte: Site da Assembleia Legislativa

PUBLICIDADE



Governo do RN participará da 24ª Festa do Bode, em Mossoró

Festa é uma das mais tradicionais do Calendário de Exposições Agropecuárias do RN (Foto: divulgação Sape)

Promovida pelo Governo do Estado do RN, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN), em parceria com a Prefeitura de Mossoró, começa nesta quinta-feira, 8, a edição 2024 da Festa do Bode, uma das mais tradicionais do Calendário de Exposições Agropecuárias do RN. Com um investimento estadual superior a R$ 200 mil, o evento será realizado no Parque de Exposições Armando Buá, em Mossoró, até domingo, 11.

Dentro da programação da festa, estão previstas diversas ações de órgãos do Governo do RN, como é o caso do Idiarn, Emparn, Emater, Idema e AGN. Cada entidade levará ao evento cursos, palestras e a prestação de serviços de interesse de empresas rurais, criadores de animais, do homem e da mulher do campo.

Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RN

– Distribuição de Mudas

– Dia 09/08 – Oficina Algodão Agroecológico e Aves Caipiras, 9h

– Dia 10/08 – Entrega dos certificados do Curso de Gastronomia 2024

– Presença no estande do Governo do RN

Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária – Idiarn

– Recebimento e fiscalização da entrada dos animais (Guia de Trânsito Animal, documentação, carteira de vacinação e avaliação física)

– Palestra sobre Febre Aftosa (aumento de conscientização e vigilância com a retirada da vacina)

– Presença no estande do Governo do RN

Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema/RN

– Entrega de licenças ambientais para pequenos irrigantes

– Informações sobre andamento de processos

– Presença no estande do Governo do RN

Empresa de Pesquisa Agropecuária – Emparn

– Presença no estande do Governo do RN

– Exposição de bovinos das raças Sindi, Gir Leiteiro e Guzera

– Apresentação dos resultados de pesquisas agropecuárias

– Distribuição de mudas de coco, banana, capins (Kurumin e Capiacu) e palma forrageira

Agência de Fomento do RN – AGN

– Participação em estande próprio

– Distribuição de folders e panfletos informativos

– Atendimento presencial

– Acesso a linhas de créditos e financiamentos variados

Além de colaborar na organização e execução do evento, a Sape-RN ainda é responsável pelo estande do Governo do RN. A 24ª edição da Festa do Bode terá extensa programação de exposições, torneios e leilão, estandes diversos, programação científica e shows. Acesse o link  https://bit.ly/ProgFestaBode para conferir a programação completa.

Postado por: Costa Branca News.com

PUBLICIDADE



Deputado Luiz Eduardo comemora iminente fim da “Língua Negra”

Após meses de luta árdua cobrando a solução do problema da “Língua Negra” na praia de Areia Preta, o deputado estadual Luiz Eduardo comemora a notícia de que o nível de poluição no trecho perto da escadaria de Mãe Luíza começa a diminuir e a solução do problema parece ser uma meta alcançável nas próximas semanas.

Há dez anos a praia de Areia Preta sofre prejuízo ambiental, sendo considerada imprópria para banho, por causa da mancha escura de esgoto que corre na areia.

Em abril de 2024 o próprio deputado Luiz Eduardo promoveu uma audiência pública na Assembleia Legislativa para chamar a atenção para o problema e alavancar esforços dos órgãos públicos para uma solução.

Desde então, fiscalização dos setores ambientais da máquina pública e monitoramento da qualidade da água identificaram focos de poluição e providências foram tomadas para conter o despejo de dejetos na areia.

A notícia de que a Praia de Areia Preta pode ser liberada para banho começou a circular na imprensa de Natal nesta quarta-feira, 07, conforme o monitoramento do Programa Água Azul, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), sendo motivo de grande satisfação para o deputado.

“Estamos em um momento tão difícil de nossa capital, com tantas notícias negativas, que quando ouvimos um fato positivo como esse temos que comemorar. Temos que aproveitar esse fato pontual que nos envergonhava para promover outras ações em outros lugares que estejam passando pelo mesmo problema. Tenho esperança e vou continuar trabalhando para que daqui para frente mais e mais ações conjuntas dos vários setores da sociedade possam combater os obstáculos que impõem restrições ao nosso turismo”, alegra-se Luiz Eduardo, que é o deputado presidente da Frente Parlamentar do Turismo do Parlamento Estadual.

Para o deputado, a vocação turística de Natal não pode ser manchada por focos de poluição em suas praias. “Algo assim é inadmissível”. Para ele, a procura por ações que melhorem a qualidade do meio ambiente deve ser constante.

Fonte: Blog Ismael Medeiros

PUBLICIDADE