quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Concurso Caixa reúne mais de 78 mil inscritos; veja os detalhes!


Já com inscrições encerradas, o concurso Caixa conta com mais de 78 mil inscritos na disputa pelas 736 vagas ofertadas, entre imediatas e para cadastro de reserva.

O quantitativo de inscritos foi divulgado pelo próprio banco nesta sexta-feira, dia 12.De acordo com a Caixa Econômica Federal, o cargo mais procurado é o de engenheiro civil, com 36,6 mil inscrições homologadas. Em seguida, vem o arquiteto, com aproximadamente 25,7 mil inscritos.

Para os outros cargos ofertados no concurso público, a seleção atrai:

  • 3,6 mil inscritos para engenheiro de segurança;
  • 6,7 mil para o quadro de engenheiro eletricista;
  • 4,5 mil para a especialidade de engenheiro mecânico; e
  • 900 candidatos para o quadro de médico do trabalho.

Conforme informado pela Caixa, o número de inscritos corresponde a uma demanda de 106 candidatos por vaga, considerando apenas as 184 oportunidades imediatas.

Sudeste conta com o maior número de inscritos

Entre as diversas regiões do país, o Sudeste é o que conta com o maior número de candidatos, com 31,9 mil inscritos para as vagas ofertadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Nordeste registra 21,5 mil inscritos, para as vagas ofertadas na região, enquanto Centro-Oeste, Sul e Norte registram 9,6 mil, 9,2 mil e 6 mil candidaturas homologadas, respectivamente.

Divisão das vagas do concurso Caixa 2025/2026

Organizado pela Cesgranrio, o concurso Caixa conta com 736 vagas, sendo 184 imediatas e 552 de cadastro de reserva.

As oportunidades imediatas estão dividias entre as seguintes carreiras:

  • arquiteto: 36 vagas;
  • engenheiro civil: 103 vagas;
  • engenheiro de segurança: 3 vagas;
  • engenheiro eletricista: 13 vagas;
  • engenheiro mecânico: 5 vagas; e
  • médico do trabalho: 24 vagas.

Os cargos exigem o nível superior na área desejada.

Os aprovados nas funções de arquiteto e engenheiro cumprirão jornada de oito horas diárias, totalizando 40 horas, com salário inicial de R$16.495.

Para o cargo de médico do trabalho, a jornada será de seis horas por dia, equivalente a 30 horas, com remuneração de R$12.371.

Além dos salários, a Caixa oferece vale-transporte e diversos benefícios, que tornam os cargos ainda mais atrativos. Confira:

  • assistência à saúde;
  • previdência complementar;
  • participação nos lucros e resultados (PLR);
  • auxílio-alimentação e refeição; e
  • auxílio-creche.

Concurso da Caixa terá provas em fevereiro

Os candidatos do concurso Caixa 2025 serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, que estão marcadas para o dia 1º de fevereiro de 2026.

A avaliação contará com 70 questões de múltipla escolha, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e 40 Específicos, conforme o cargo escolhido.

A parte de Conhecimentos Básicos será comum a todos os candidatos e incluirá Língua Portuguesa, Inglês, Probabilidade e Estatística, Conhecimentos e Comportamentos Digitais, Ética e Compliance.

Concurso Banco do Brasil realiza estudos para contratar banca

Após o encerramento do contrato com a Cesgranrio, no último dia 11, o BB confirmou ao Qconcursos Folha Dirigida que estão sendo conduzidos estudos para uma nova contratação de banca para o concurso Banco do Brasil.

A empresa não informou prazos nem confirmou se a Cesgranrio continuará à frente dos próximos editais do BB.

“O contrato com a Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do concurso anterior, foi encerrado. No entanto, estudos e análises necessários à gestão contratual de banca organizadora, para garantir a continuidade das seleções externas, com segurança e eficiência, estão em andamento”, disse o banco.

Diante dessa manifestação, o Banco do Brasil deixa em aberto tanto a possibilidade de contratação de uma nova banca quanto a manutenção da parceria com a Fundação Cesgranrio.

Ainda assim, apesar da ausência de confirmação oficial, a Cesgranrio desponta como favorita para seguir responsável pelos concursos do Banco do Brasil.

Em entrevista exclusiva ao Qconcursos Folha Dirigida, o presidente da Fundação Cesgranrio, Jairo Henrique Pereira, destacou que a parceria entre as instituições é sólida e que o objetivo da banca é estendê-la por mais tempo.

Segundo ele, a fundação já trabalha com a perspectiva de firmar um novo contrato de longo prazo com o banco, tanto para o próximo edital quanto para futuras seleções.

O presidente ressaltou ainda que a relação entre a Cesgranrio e o Banco do Brasil é estratégica e deve ser preservada, mesmo após o término da vigência contratual.

“Acredito que é muito importante para a Fundação permanecer com essa relação. O Banco do Brasil é, sem dúvida nenhuma, muito importante para a Fundação Cesgranrio, justamente pelo motivo que eu te falei: é um concurso de impacto nacional. Então, a gente quer participar mais uma vez, quer contribuir com o país mais uma vez”, afirmou Jairo.

Jairo confirmou, inclusive, que a Fundação já apresentou uma nova proposta ao banco.

“A Cesgranrio já preparou a proposta para continuar, não só pelos cinco anos que se encerram agora, mas por mais cinco anos. A minha aposta está muito nessa”, disse.

Outro ponto que pode favorecer a permanência da Cesgranrio é o fato da banca já atuar na aplicação de avaliações institucionais internas no Banco do Brasil, além de prestar serviços semelhantes para a Fundação Bradesco e outros órgãos.

Concurso Banco do Brasil: veja outras possíveis bancas

Na entrevista, o presidente do Banco do Brasil ressaltou que poucas bancas organizadoras atualmente no país têm capacidade para conduzir concursos de grande porte, em nível nacional, com milhões de inscritos.

É possível que ele esteja se referindo a instituições como a Fundação Cesgranrio, a Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Cebraspe.

Esse fator — a capacidade operacional para aplicar provas com alto volume de candidatos — costuma, de fato, ser levado em consideração nos processos de escolha da banca.

No Concurso Nacional Unificado (CNU), por exemplo, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) exigiu que a organizadora tivesse experiência comprovada em concursos com mais de 750 mil inscritos.

Além das três bancas citadas, o IBFC, que também participou da disputa, foi uma das instituições que atenderam a esse requisito, após ter organizado o concurso dos Correios em 2024.

Últimas bancas do concurso Banco do Brasil

Para ampliar a lista de bancas possíveis, a reportagem também levantou quais instituições já foram responsáveis por concursos do Banco do Brasil.

Fundação Carlos Chagas, por exemplo, pode surgir como uma das candidatas, já que possui histórico na organização de seleções do banco.

Em consulta à base de dados do Qconcursos, as últimas bancas que organizaram concursos do Banco do Brasil foram:

2022

  • Fundação Cesgranrio

2021

  • Fundação Cesgranrio

2018

  • Fundação Cesgranrio

2015

  • Fundação Cesgranrio

2014

  • Concurso Banco do Brasil – escriturário: Fundação Cesgranrio
  • Concurso Banco do Brasil – edital 1 (nível superior): Fundação Carlos Chagas

2013

  • Fundação Carlos Chagas

2012

  • Fundação Carlos Chagas

2011

  • Fundação Carlos Chagas

2010

  • Cespe/UnB (atual Cebraspe)

2009

  • Cespe/UnB (atual Cebraspe)

Entre 2007 e 2008, os concursos Banco do Brasil também foram organizados pelo Cebraspe. Antes desse período, não há mais registros oficiais.

Entende-se, portanto, que o BB costuma ter contratos duradouros com as empresas, possibilitando a realização de diversos concursos ao longo do vínculo.

Antes, o fato do Banco do Brasil contar com um contrato vigente com a Fundação Cesgranrio acelerava a publicação do edital, que poderia ser divulgado até este mês de dezembro.

Agora, no entanto, isso já não é mais possível. Para avançar com um novo concurso, o banco precisa, antes, estabelecer um novo vínculo com a instituição que ficará responsável pelas inscrições e pela aplicação das provas.

Ainda assim, nada impede que o edital seja publicado ainda este ano, caso as tratativas internas estejam em estágio avançado. Uma eventual contratação por dispensa de licitação costuma ser mais ágil e pode ser formalizada em curto prazo.

Novo concurso Banco do Brasil está em estudo há mais de um ano

O Banco do Brasil já revelou oficialmente que mantém estudos internos para um novo concurso público. A informação foi confirmada pela empresa, em resposta a funcionários, em meados de 2024.

Na ocasião, a reportagem do Qconcursos Folha Dirigida teve acesso aos detalhes, por meio de fontes internas.

Confira a resposta oficial:

“No momento, estamos realizando estudo visando o lançamento de novo edital de seleção externa para o Banco, mapeando a necessidade de alocação de mão de obra, observando a capacidade negocial de cada região e o Planejamento estratégico e Orçamentário da Empresa.”

Os trâmites para a abertura do novo concurso chegou a avançar no fim de 2024. O banco já havia iniciado o levantamento das vagas e cogitava lançar o edital até dezembro, o que acabou não se concretizando.

Fontes próximas ao BB apontaram que havia uma grande possibilidade de publicação ainda em março deste ano.

No entanto, o cronograma acabou sendo impactado por ajustes finais e pela necessidade de concluir a convocação de todos os aprovados do cadastro reserva.

validade do concurso Banco do Brasil expirou no 14 de julho, com a chamada de todos os aprovados de ambos os cargos.

As vagas do concurso anterior foram divididas por dois perfis profissionais:

  • agente comercial: o escriturário tradicional, que atua principalmente no atendimento ao público nas agências do banco, com lotações em todos os estados; e
  • agente de tecnologia: voltado para a área de TI, com atuação específica em Brasília (DF) e exigência de conhecimentos técnicos.

► Resolva agora a última prova do Banco do Brasil para escriturário e teste as suas habilidades

Concurso BB é de nível médio e tem salário atrativo

O cargo de escriturário, que é a porta de entrada para o Banco do Brasil, exige apenas o ensino médio completo.

Apesar da escolaridade acessível, a função oferece uma remuneração inicial competitiva e um pacote de benefícios que atrai candidatos de todo o país.

Em 2025, os valores foram reajustados, contemplando aumento no salário-base, no auxílio-refeição e na cesta alimentação.

Veja os novos valores confirmados pelo próprio banco:

  • salário-base: R$3.963,90;
  • auxílio-refeição: R$1.110,12; e
  • cesta alimentação: R$874,78.

Com isso, a remuneração inicial mensal de um escriturário passou a ser de R$5.948,80, superando os R$5.684,96 pagos anteriormente.

Além do salário fixo, o Banco do Brasil destaca que os ganhos anuais podem ultrapassar R$100 mil, considerando benefícios e bonificações. E, à medida que o servidor avança na carreira, os rendimentos podem crescer ainda mais.

O banco também oferece uma lista extensa de benefícios voltados à saúde, desenvolvimento profissional e bem-estar familiar, tornando o cargo ainda mais atrativo.


 

CNH soma 19 mi de usuários e 1 mi de pedidos de novas habilitações


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), até o início da noite desta segunda-feira, 15, mais de um milhão de pessoas solicitaram abertura do processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela plataforma.

A iniciativa tem como objetivo, segundo o governo, modernizar e baratear o processo de obtenção da carteira de motorista, além de dar maior facilidade para renovações dos já habilitados. A expectativa do Ministério dos Transportes é que o novo modelo reduza em até 80% o custo para tirar o documento.

O curso de formação para condutores tem sido o mais acessado pelos usuários. Com aulas em formato de textos, podcasts e vídeos, incluindo simulados e banco de questões, o curso atraiu 823,3 mil pessoas até o momento do balanço, sendo que mais de 280 mil já concluíram a capacitação, com certificado da fase teórica.

Com a flexibilização de exigências instituídas pela nova norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), 57,1 mil pessoas estão em processo de formação no curso de instrutores autônomos. Entre elas, mais de 32 mil já receberam o certificado, o que permite que atuem de forma independente, sem vínculo obrigatório com uma autoescola.

Novas regras

As novas regras para obtenção da CNH acabam com a obrigatoriedade de aulas em autoescolas e passam a disponibilizar gratuitamente, no aplicativo do governo, todo o conteúdo teórico, sem exigência de carga horária mínima.

O candidato poderá utilizar veículo particular e optar por aulas com instrutor autônomo credenciado pelo Detran, enquanto a carga mínima de aulas práticas foi reduzida de 20 para duas horas, realizadas em autoescola ou com instrutor independente. A norma também prevê gratuidade no segundo exame prático para quem reprovar na primeira tentativa e extingue o prazo máximo de um ano para a conclusão do processo de habilitação.

A nova política cria ainda a possibilidade de renovação automática e gratuita da CNH para o chamado “bom condutor”. O benefício será concedido a motoristas que não tenham cometido infrações nos últimos 12 meses e que estejam cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores.

Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas realiza Curso de Primeiros Socorros em parceria com a Escola da ALRN

A Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas realizou, nesta terça-feira (16), o Curso de Primeiros Socorros, fruto de uma importante parceria com a Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A capacitação teve como objetivo preparar a comunidade em geral para agir de forma rápida e correta em situações de emergência, contribuindo para a preservação de vidas.

Durante o curso, os participantes receberam orientações teóricas e práticas sobre procedimentos essenciais de primeiros socorros, reforçando a importância do conhecimento e da prevenção no dia a dia. A iniciativa reafirma o compromisso da Câmara Municipal com a formação cidadã, a promoção da saúde e o fortalecimento de ações educativas em benefício da população carnaubense.

A Câmara Municipal agradece à Escola da Assembleia Legislativa do RN, aos instrutores e a todos os participantes que contribuíram para o sucesso desta ação.

O presidente da Câmara Municipal, Marfran Medeiros, destacou a relevância da ação para a população carnaubense.

“Capacitar a população em primeiros socorros é investir em vidas. Esse curso representa o compromisso da Câmara Municipal com a prevenção, com a saúde e com o cuidado com as pessoas. Agradecemos à Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte pela parceria e a todos que participaram desse momento tão importante para nossa comunidade”, afirmou o parlamenta.

 

Prefeito de Carnaúba dos Dantas Kleyton Dantas participa de confraternização promovida pela FEMURN

O prefeito de Carnaúba dos Dantas Kleyton Dantas participou nesta terça-feira (16), da confraternização realizada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN). O evento reuniu gestores municipais de diversas cidades em um momento de integração, diálogo e fortalecimento do municipalismo potiguar.

A confraternização foi marcada pela celebração das conquistas alcançadas ao longo do ano de 2025, resultado do trabalho conjunto entre os municípios e a federação.

O encontro também proporcionou a troca de experiências entre os gestores, reforçando parcerias e alinhando estratégias para o desenvolvimento regional.

A iniciativa da FEMURN reforça a importância da união entre os municípios, valorizando o trabalho dos prefeitos e incentivando a construção de políticas públicas cada vez mais eficientes para a população do Rio Grande do Norte.