terça-feira, 23 de junho de 2026

VI Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Seridó fortalece produção local e empreendimentos solidários

O Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ceres/UFRN) recebeu, nos dias 16 e 17 de junho, a VI Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Seridó. A 6º edição reuniu feirantes de oito municípios da região e movimentou mais de R$ 14 mil em vendas. Integrando a programação junina de Caicó, o evento fortaleceu a geração de renda de agricultoras, artesãs e empreendimentos solidários do Seridó.

A feira contou com a participação de agricultoras, artesãs, artesãos, culinaristas e estudantes dos municípios de Caicó, Lagoa Nova, Bodó, Acari, Currais Novos, Jardim do Seridó, Parelhas e Jardim de Piranhas. Ao todo, foram 36 barracas e mesas, ocupadas por 49 expositores, dos quais 45 mulheres.

Durante os dois dias de programação, o público teve acesso a uma variedade de produtos oriundos da agricultura familiar e da economia solidária do Seridó, como comidas típicas, frutas, legumes, verduras, bolos, doces, sucos, lanches, artesanatos, rosas e mudas de plantas. A iniciativa proporcionou a valorização da produção local e incentivou o consumo de produtos comercializados diretamente por agricultoras e artesãs da região.

A atividade foi realizada pelo Grupo de Pesquisa e Extensão Territórios do Semiárido (Semiar), por meio do projeto de extensão Transição Agroecológica e Economia Solidária no Seridó Potiguar, em colaboração com a Cáritas Diocesana de Caicó e a Direção do Ceres/UFRN. A iniciativa contou ainda com o apoio de diversas instituições e organizações da região.

De acordo com a organização, a edição foi marcada pelo sucesso de público e de vendas, consolidando a feira como um importante espaço de fortalecimento da agricultura familiar, da economia solidária e da valorização dos pequenos produtores do Seridó.  “A feira revela a importância da extensão popular comprometida com a justiça social no campo, promovendo a geração de renda para as agricultoras e artesãs das comunidades rurais e urbanas do Seridó, afirma o coordenador do grupo SEMIAR, Leandro Cavalcante, responsável pela organização da ação extensionista.


Prefeitura de Cruzeta antecipa pagamento de aposentados e pensionistas do Cruzeta Prev

A Prefeitura de Cruzeta, por meio do Instituto de Previdência Própria (Cruzeta Prev), antecipou o pagamento dos servidores públicos aposentados e pensionistas. Os valores foram disponibilizados nesta segunda-feira, 22 de junho de 2026.

A medida reforça o compromisso da gestão municipal com aqueles que dedicaram anos de suas vidas ao serviço público, garantindo segurança financeira, respeito e contribuindo para o fortalecimento da economia local.

O prefeito Joaquim de Medeirinho destacou a importância da ação e reafirmou o compromisso da administração com os servidores.

"Mais do que cumprir um compromisso, antecipar o pagamento é valorizar quem tanto contribuiu para o desenvolvimento do nosso município, garantindo segurança, respeito e movimentando a economia local. Cuidar das pessoas também é honrar nossos compromissos", afirmou o prefeito.

Com a antecipação do pagamento, a Prefeitura de Cruzeta demonstra responsabilidade na gestão dos recursos públicos e reconhecimento aos aposentados e pensionistas, que desempenharam um papel fundamental na construção da história e do desenvolvimento do município.

 

Capacitação fortalece atuação do Legislativo Municipal de Carnaúba dos Dantas

A Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas participou, nesta segunda-feira (22), de uma capacitação promovida pela Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM/RN), com o objetivo de fortalecer e qualificar a atuação dos Legislativos Municipais.

Representando o Poder Legislativo carnaubense, participaram os vereadores Marfran Medeiros e Maria de Ramalho, acompanhados dos servidores Maria Antônia, Willys Márcio e Cláudia Batalha.

O encontro reuniu representantes de Câmaras Municipais de diversas cidades do Rio Grande do Norte e abordou temas importantes para o exercício da atividade parlamentar, como emendas parlamentares estaduais e municipais, entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional sobre a matéria, além das atribuições das Câmaras Municipais e dos Tribunais de Contas no julgamento das contas dos gestores públicos.

A participação na capacitação reforça o compromisso da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas com a atualização técnica de vereadores e servidores, o aprimoramento das atividades legislativas e a adoção de boas práticas na administração pública.

O presidente da Câmara, Marfran Medeiros, destacou a importância da qualificação contínua para o fortalecimento do Poder Legislativo.

"Buscar conhecimento e atualização é fundamental para que possamos exercer nosso mandato com ainda mais responsabilidade, transparência e eficiência. Essa capacitação nos proporciona novos aprendizados e contribui para que a Câmara Municipal continue prestando um serviço de qualidade à população de Carnaúba dos Dantas", afirmou Marfran Medeiros.