quinta-feira, 25 de junho de 2026

Música erudita: Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) será a atração de abertura em festival


Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) será a atração de abertura da VII edição do Festival Tonheca Dantas, no próximo domingo (28), às 20h, na Praça Caetano Dantas, em Carnaúba dos Dantas, a 206 km de Natal. O concerto gratuito vai reunir música erudita, repertório brasileiro e homenagens à tradição musical potiguar, reforçando a missão da OSRN de democratizar o acesso à música de concerto e ampliar sua presença nos municípios do interior do estado.

Sob a regência do maestro Linus Lerner, a apresentação contará com a participação especial do maestro João da Banda, idealizador do Festival Tonheca Dantas e uma das maiores referências da educação musical e da regência de bandas no Rio Grande do Norte. Também participam como solistas os músicos Enéas Albuquerque (clarineta), Nailson Simões (trompete) e Gilvando Azeitona (trombone), nomes de destaque no cenário musical brasileiro.

O programa preparado para a abertura do festival percorre diferentes épocas, estilos e influências musicais. Entre os destaques estão a abertura da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes; a célebre Sinfonia nº 9, de Antonín Dvorák; a energia de “Malambo”, de Alberto Ginastera; e obras que celebram a identidade musical brasileira, como “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, “Mas Que Nada”, de Jorge Ben, e “Feira de Mangaio”, eternizada por Sivuca. O concerto também presta homenagem ao patrono do festival com a execução de “Royal Cinema”, uma das obras mais emblemáticas de Tonheca Dantas, compositor que dá nome ao evento.

A participação da OSRN no festival integra as ações do projeto Movimento Sinfônico, iniciativa que busca ampliar o acesso à música de concerto em diferentes regiões do estado. Segundo o diretor administrativo da OSRN, Paulo Sarkis, a apresentação representa o compromisso de presença da orquestra em cidades do interior do estado, levando a experiência sinfônica para além dos grandes centros, e estimulando parcerias com municípios interessados em receber futuras apresentações.

Berço de Tonheca Dantas, Carnaúba dos Dantas mantém uma forte tradição ligada às bandas filarmônicas e à formação musical. Ao longo de sete edições, o evento consolidou-se como um dos principais espaços de intercâmbio entre estudantes, professores, músicos e grupos instrumentais do estado, com uma atuação que se dá em múltiplas frentes. “É com muita alegria que a gente vai representar esse que é um dos maiores compositores potiguares”, declarou Sarkis.

Segundo o maestro João da Banda, idealizador e coordenador do festival, um dos maiores objetivos do evento é promover o encontro de músicos, iniciantes, profissionais e maestros. “Há esse intercâmbio cultural que estimula a prática coletiva, principalmente em formato de bandas e filarmônicas. O festival fortalece esses grupos, injetando entusiasmo nos jovens, músicos, para que continuem seus estudos ao longo do ano. Isso além da preservação da memória do grande compositor Tonheca Dantas”, disse.

O Festival Tonheca Dantas chega à sua sétima edição consolidado como um dos principais encontros de música instrumental do RN, contemplado pelo Edital Rouanet Nordeste. Tonheca Dantas (1871-1940) foi maestro e compositor, integrou a banda da PM do RN, morou em Natal e Belém, e deixou uma vasta obra com mais de mil composições, entre xotes, polcas, marchas e maxixes. Sua composição mais famosa é a valsa “Royal Cinema”, de 1913, alcançando a BBC de Londres nos anos 40.

Serviço:

OSRN no Festival Tonheca Dantas.

Dia 28 (domingo), às 20h, em Carnaúba dos Dantas.

Fonte: Tribuna do Norte


Prefeitura de Parelhas inicia mapeamento de filhotes abandonados e prepara projeto de adoção responsável

Cuidar dos animais também é cuidar da nossa cidade.

A Prefeitura de Parelhas, por meio da equipe de Zoonoses, está iniciando um trabalho de mapeamento dos filhotes abandonados nas ruas do município. A ação tem como objetivo identificar, monitorar e oferecer os cuidados necessários para que esses animais possam receber atenção, proteção e uma nova oportunidade.

Além do acompanhamento e dos cuidados veterinários, a gestão municipal desenvolverá um projeto de conscientização sobre a adoção responsável, levando o tema às instituições de ensino para sensibilizar crianças, adolescentes e toda a comunidade sobre a importância do cuidado com os animais.

Os filhotes acolhidos e preparados poderão ser apresentados em uma futura Feira de Adoção, que está sendo planejada pela Prefeitura, permitindo que os animais encontrem lares responsáveis e cheios de carinho.

Adotar é um ato de amor, responsabilidade e cidadania.

 

Corpo de Bombeiros realiza palestras sobre prevenção de incêndios em Acari

O Corpo de Bombeiros realizou importantes palestras educativas sobre prevenção de incêndios na Escola Municipal Major Hortêncio Pereira de Brito e no Auditório da Prefeitura de Acari, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.

A ação teve como objetivo conscientizar estudantes, servidores e a população sobre os riscos das queimadas e dos incêndios, especialmente neste período junino, quando aumentam as ocorrências relacionadas ao uso inadequado do fogo.

Durante as palestras, foram abordados os prejuízos causados pelas queimadas, como a destruição da vegetação, a morte de animais silvestres, a poluição do ar e os riscos para residências, propriedades e vidas humanas. Também foram distribuídos panfletos educativos aos alunos da escola e ao público presente na sede da Prefeitura, reforçando as orientações de prevenção.

Neste período de festejos juninos, é fundamental redobrar os cuidados com fogueiras, fogos de artifício e outras práticas que possam provocar incêndios.

Evite queimadas.

Não solte balões.

Não jogue bitucas de cigarro na vegetação.

Não utilize fogo para limpeza de terrenos.

 Em caso de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193.

A prevenção é a melhor forma de proteger o meio ambiente, o patrimônio e, principalmente, vidas. Faça sua parte!

Reservatórios do RN estão com mais de 53% de sua capacidade de armazenamento

O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) divulgou nesta quarta-feira (24) o Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do estado. Juntos, os mananciais monitorados acumulam 2.808.708.102 metros cúbicos de água, o equivalente a 53,04% da capacidade total de armazenamento, que é de 5.295.422.524 metros cúbicos.

Entre os maiores reservatórios do estado, a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, maior reserva hídrica superficial do Rio Grande do Norte, acumula 1.027.294.183 metros cúbicos, correspondentes a 43,29% de sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 metros cúbicos.

A Barragem Oiticica, localizada em Jucurutu, segundo maior reservatório do estado, registra 560.823.966 metros cúbicos armazenados, o que representa 75,52% de sua capacidade total de 742.632.840 metros cúbicos.

Já a Barragem Santa Cruz do Apodi acumula 445.707.850 metros cúbicos de água, correspondentes a 74,32% de sua capacidade máxima, que é de 599.712.000 metros cúbicos.

O reservatório Umari, em Upanema, apresenta volume atual de 190.589.363 metros cúbicos, equivalente a 65,09% da sua capacidade total de 292.813.650 metros cúbicos.

Atualmente, três reservatórios monitorados pelo IGARN encontram-se com 100% da capacidade: Encanto, no município de Encanto; Lagoa de Pium, em Nísia Floresta; e Lagoa do Jiqui, em Parnamirim. Outros mananciais também apresentam volumes elevados, com destaque para Rodeador, em Umarizal (98,77%); Passagem, em Rodolfo Fernandes (98,60%); o açude público de Marcelino Vieira (98,44%), Riacho da Cruz II, no município de Riacho da Cruz (97,98%); Corredor, em Antônio Martins (97,63%); Lagoa de Boqueirão, em Touros (97,64%) e barragem Campo Grande, em São Paulo do Potengi (97,29%).

Por outro lado, 13 reservatórios permanecem em situação de alerta, com volumes inferiores a 10% da capacidade. Os menores percentuais observados são os da Barragem Passagem das Traíras, em São José do Seridó, com apenas 0,08% da capacidade; Itans, em Caicó, com 0,63%; Totoró, em Currais Novos, com 1,42%; Jesus Maria José, em Tenente Ananias, com 1,91%; Dourado, em Currais Novos, com 3,05%; Alecrim, em Santana do Matos, com 3,59%; e Mundo Novo, em Caicó, com 4,33%.

O levantamento aponta ainda que 29 reservatórios estão com volumes entre 70% e 99,9% da capacidade, 10 entre 50% e 70%, cinco entre 30% e 50%, nove entre 10% e 30% e 13 abaixo de 10%. Os dados integram o monitoramento contínuo realizado pelo IGARN para acompanhar a situação hídrica do estado e subsidiar a gestão dos recursos hídricos potiguares

Veja o relatório completo clicando aqui.