Foto: Divulgação
A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) será a atração de abertura da VII edição do Festival Tonheca Dantas, no próximo domingo (28), às 20h, na Praça Caetano Dantas, em Carnaúba dos Dantas, a 206 km de Natal. O concerto gratuito vai reunir música erudita, repertório brasileiro e homenagens à tradição musical potiguar, reforçando a missão da OSRN de democratizar o acesso à música de concerto e ampliar sua presença nos municípios do interior do estado.
Sob a regência do maestro Linus Lerner, a apresentação
contará com a participação especial do maestro João da Banda, idealizador do
Festival Tonheca Dantas e uma das maiores referências da educação musical e da
regência de bandas no Rio Grande do Norte. Também participam como solistas os
músicos Enéas Albuquerque (clarineta), Nailson Simões (trompete) e Gilvando
Azeitona (trombone), nomes de destaque no cenário musical brasileiro.
O programa preparado para a abertura do festival percorre diferentes épocas, estilos e influências musicais. Entre os destaques estão a abertura da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes; a célebre Sinfonia nº 9, de Antonín Dvorák; a energia de “Malambo”, de Alberto Ginastera; e obras que celebram a identidade musical brasileira, como “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, “Mas Que Nada”, de Jorge Ben, e “Feira de Mangaio”, eternizada por Sivuca. O concerto também presta homenagem ao patrono do festival com a execução de “Royal Cinema”, uma das obras mais emblemáticas de Tonheca Dantas, compositor que dá nome ao evento.
A participação da OSRN no festival integra as ações do
projeto Movimento Sinfônico, iniciativa que busca ampliar o acesso à música de
concerto em diferentes regiões do estado. Segundo o diretor administrativo da
OSRN, Paulo Sarkis, a apresentação representa o compromisso de presença da
orquestra em cidades do interior do estado, levando a experiência sinfônica
para além dos grandes centros, e estimulando parcerias com municípios
interessados em receber futuras apresentações.
Berço de Tonheca Dantas, Carnaúba dos Dantas mantém uma forte
tradição ligada às bandas filarmônicas e à formação musical. Ao longo de sete
edições, o evento consolidou-se como um dos principais espaços de intercâmbio
entre estudantes, professores, músicos e grupos instrumentais do estado, com
uma atuação que se dá em múltiplas frentes. “É com muita alegria que a gente
vai representar esse que é um dos maiores compositores potiguares”, declarou
Sarkis.
Segundo o maestro João da Banda, idealizador e coordenador do
festival, um dos maiores objetivos do evento é promover o encontro de músicos,
iniciantes, profissionais e maestros. “Há esse intercâmbio cultural que
estimula a prática coletiva, principalmente em formato de bandas e
filarmônicas. O festival fortalece esses grupos, injetando entusiasmo nos
jovens, músicos, para que continuem seus estudos ao longo do ano. Isso além da
preservação da memória do grande compositor Tonheca Dantas”, disse.
O Festival Tonheca Dantas chega à sua sétima edição
consolidado como um dos principais encontros de música instrumental do RN,
contemplado pelo Edital Rouanet Nordeste. Tonheca Dantas (1871-1940) foi
maestro e compositor, integrou a banda da PM do RN, morou em Natal e Belém, e
deixou uma vasta obra com mais de mil composições, entre xotes, polcas, marchas
e maxixes. Sua composição mais famosa é a valsa “Royal Cinema”, de 1913,
alcançando a BBC de Londres nos anos 40.
Serviço:
OSRN no Festival Tonheca Dantas.
Dia 28 (domingo), às 20h, em Carnaúba dos Dantas.
Fonte: Tribuna do Norte



