quinta-feira, 11 de julho de 2024

RUMO AO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA NO MARANHÃO: Pagador de promessa já chegou a São José do Seridó

O senhor Pedro Guedes, 80 anos, que viaja o Brasil com destino a cidade de São Luiz, no Maranhão, para pagar uma promessa no santuário de Nossa Senhora do Rosário, saiu terça-feira (09) de Cruzeta com destino a São José do Seridó.

Na manhã de quarta-feira (10), o Pagador de Promessa chegou a São José do Seridó, onde foi recepcionado na Igreja Matriz de São José por autoridades e moradores da comunidade.

Seu Pedro é uma pessoa muita carismática e reflete em seus gestos a sua fé em Deus e amor ao próximo. Pedro pernoitou na residência de Joaozinho e Marlete e retornou sua caminhada nesta quinta-feira (11).

Pagador de promessas’ – O romeiro Pedro Guedes, de 80 anos, em  quase 5 anos de caminhada pelo Brasil carregando uma cruz de 33 kg cheia de terços e fitas religiosas, caminha pelas cidades do Brasil com destino ao santuário de Nossa Senhora do Rosário, em São Luiz, no Maranhão.

A romaria de Pedro começou em outubro de 2023 na cidade de Caruaru, Pernambuco, após a cura de uma trombose. Desde então, já são milhares de quilômetros e seis estados percorridos.

Com informações de Carlos Felipe / São José do Seridó

Fonte: Blog Gláucia Lima

PUBLICIDADE



Conferência nacional debaterá futuro mais inclusivo das pessoas com deficiência


 Após oito anos, o Governo Federal retomará durante quatro dias a Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF), de 14 a 17 de julho. Em sua quinta edição, o evento contará com cerca de 1,2 mil pessoas, entre 720 delegados de todo o país, conselheiros, movimentos sociais, gestores e autoridades públicas.

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida; e  a secretária nacional dos Direitos da Pessoas com Deficiência, Anna Paula Feminella, estarão na abertura da conferência.

Com o tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Construindo um Brasil mais Inclusivo” atividade foi convocada em abril de 2023 e ocorre após as etapas municipais, estaduais e livres. Ao longo do período, o Poder Executivo tem pactuado o Novo Viver sem Limite, política pública nacional pelos direitos desse segmento social. A atividade acontece por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência junto a Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).

O ministro Silvio Almeida explica que as propostas a serem debatidas foram fundamentadas com ampla participação social. “Os participantes se reunirão com o propósito de mapear desafios, debater e decidir prioridades para elaborar políticas direcionada para pessoas com deficiência”, afirma o gestor em vídeo.

No domingo (14), a abertura da conferência contará com palestra magna do ministro Silvio Almeida e entregas que serão anunciadas ao longo da cerimônia.

Eixos temáticos

Ao longo da Conferência, representantes de todas as regiões e sociedade terão a oportunidade de participar de palestras e encontro de grupos de trabalhos para proposição de políticas públicas dentro de cinco eixos temáticos e 15 subeixos neles incluídos. Terão direito a voz e veto 648 delegados eleitos nas etapas estaduais e distrital; e outros 72 delegados membros do Conade, entre titulares e suplentes.

A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, detalha a importância da participação social no processo conferencial. “Tivemos um intervalo de oito anos sem Conferência Nacional, mas agora estamos analisando o cenário atual e onde queremos chegar. As políticas públicas no Brasil precisam ser efetivadas garantindo o reconhecimento da acessibilidade e de políticas afirmativas, políticas valorizativas, formativas e também repressivas às práticas de discriminação contra quem tem deficiência”, explica Feminella.

São eixos temáticos da conferência “Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência”, “Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada”, “Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência”, “Cidadania e Acessibilidade” e “Os desafios para a comunicação universal”.

O detalhamento de cada subeixo, documentos orientadores, programação completa, cadernos de propostas, regimento interno, notícias, dúvidas e demais informações estão disponíveis no portal oficial da Conferência, realizada com apoio da Flacso Brasil, do PNUD, do STJ, do TJDF e do Senado Federal com patrocínio da OEI e realização do Conade junto ao Governo Federal.

Confira a programação completa

Encaminhamentos

A expectativa é de que um total de até 90 propostas sejam aprovadas pela Plenária Final da Conferência, a ser realizada no último dia do evento, das 9h às 16h. Durante a sessão, moções nacionais e internacionais poderão ser movidas – bem como a aclamação da Carta de Brasília, documento que trará as recomendações da atividade para diversos órgãos.

Uma cópia do relatório final da Conferência será encaminhada à Presidência da República, ao Congresso Nacional, ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), ao Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG), à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) do Ministério Público Federal (MPF), à Defensoria Pública da União (DPU) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Após 60 dias, todas os encaminhamentos relativos à 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência serão disponibilizados ao público na Página do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) e no Portal Participa + Brasil, disponível por meio deste link .

Credenciamento

Veículos de comunicação interessados em acompanhar a atividade deverão credenciar-se por meio deste formulário . Nos demais dias, o credenciamento também será feito exclusivamente pelo formulário acima apresentado e em espaço local, com crachá a ser entregue pela organização do evento, sujeito à lotação.

5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

  • Etapa Nacional: 14 a 17 de julho de 2024
  • Datas: de 14 a 17 de julho.
  • Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB)
  • Endereço: St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Conjunto 63, Lote 50 – Asa Sul, Brasília – DF
  • Credenciamento:clique aqui

Agenda completa

  • 15 de julho de 2024
  • 8h – Credenciamento
  • 8h30 – Acolhimento
  • 9h – Aclamação do Regimento Interno
  • 11h – Palestra dos Eixos Temáticos
  • 12h – Almoço
  • 14h – Palestras dos Eixos Temáticos
  • 18h30 – Jantar
  • 20h – Apresentação Cultural

16 de julho de 2024

  • 9h – Grupos de Trabalho
  • 12h – Intervalo para almoço
  • 14h – Grupos de Trabalho
  • 18h30 – Jantar
  • 20h – Apresentação cultural

17 de julho de 2024

  • 9h – Plenária Final
  • 12h – Almoço
  • 14h – Mesa de Encerramento
  • 17h – Encerramento

Para dúvidas e mais informações:

Fonte: Blog Gláucia Lima

PUBLICIDADE 



Servidores do INSS entram em greve por melhores salários


Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ligados ao Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no Estado de São Paulo iniciaram nesta quarta-feira 10 uma greve a nível nacional. A paralisação ocorre por falta de acordo com o governo federal sobre reajuste salarial, e atinge tanto quem trabalha de forma presencial nas agências quanto aqueles que atuam em home office.

A paralisação pode afetar a análise da concessão de benefícios como aposentadoria, pensões, Benefício de Prestação Continuada (BPC), atendimento presencial (exceto perícia médica e análise de recursos e revisões de pensões e aposentadorias. Apesar das inúmeras rodadas de negociação com o governo, não houve acordo quanto ao reajuste salarial da categoria. 

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no estado de São Paulo (SINSSP) ficou aprovada a instalação do comando de greve, com a primeira reunião marcada para o dia 12, para analisar os rumos do movimento.

O INSS tem 19 mil servidores ativos no quadro. A maioria – 15 mil – formada por técnicos – responsáveis pela maioria dos serviços da instituição, além de 4 mil analistas. Ao todo, 50% dos servidores, ainda estão no trabalho remoto, em home office.

Medidas

Por meio de nota, o INSS informou que vai estudar medidas de contingenciamento para que a população não seja afetada. No entanto, “balanço da paralisação iniciada nesta quarta-feira aponta que não houve impacto no sistema e no atendimento do INSS”.

O instituto diz ainda “que mais de 100 serviços do INSS podem ser realizados pela plataforma Meu INSS, que tem versão para celular (app) e desktop. Além da Central de atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h”. Os cidadãos e cidadãs que necessitarem de algum serviço do INSS, como requerimento, cumprir exigência, solicitar auxílio-doença, por exemplo, podem utilizar esses meios.

O INSS avalia que não há como relacionar greve de servidores iniciada nesta quarta-feira com os efeitos da checagem de benefícios que vai começar somente em agosto próximo.

Outra convocação

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social marcaram para entrar em greve por tempo indeterminado, a partir da próxima terça-feira (16). Esse movimento, convocado pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), comunicou por ofício  à ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, e ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, sobre a paralisação da categoria em todo o país.

No documento, a entidade de classe, informa que “após análise das propostas apresentadas pelo governo, entenderam que a negociação teve poucos avanços”. O texto diz ainda que [o governo] em vez de apresentar de proposta nova que fortaleça a carreira do Seguro Social, piora com o alongamento da carreira de 17 para 20 níveis e pela criação de gratificação de atividade”. A proposta é muito aquém das perdas salariais da categoria que superam os 53% no último período. A entidade enumera também que o acordo da greve de 2022 até agora não foi cumprido pelo governo.

A Fenasps explica que no dia 31 deste mês, encerra o prazo para o INSS se adequar a Instrução Normativa 24 (IN24), que transforma os atuais programas de Gestão, em Programas de Gestão e Desempenho, o que significa uma piora na pressão para cumprimento de metas e a possibilidade de desconto de salário no caso das metas não serem atingidas, bem como a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra os servidores.

A entidade convoca a categoria a participar das assembleias estaduais para definir os rumos do movimento.

Fonte: Blog Gláucia Lima

PUBLICIDADE