sexta-feira, 11 de abril de 2025

Prefeitura entrega Unidade de Reciclagem à Associação de Catadores de Jardim do Seridó. Veja o vídeo da cerimônia



 

Prefeita Silvana Costa entrega a nova sede da Associação de Catadores de Recicláveis de Jardim do Seridó. Foto — ©Assessoria.

Na última quarta-feira (09), a Prefeitura de Jardim do Seridó inaugurou a nova Unidade de Tratamento de Reciclagem, localizada no Sítio Passagem. O galpão será a nova sede da Associação de Catadores de Recicláveis e representa um importante avanço na valorização dos catadores e no fortalecimento da política ambiental do município.

O espaço, que teve sua construção iniciada na gestão do ex-prefeito Amazan Silva e foi concluído pela atual gestão da prefeita Silvana Costa, recebeu o nome de Geraldo Francisco da Silva (Geraldo Lixeiro) — uma homenagem justa a um jardinense que dedicou grande parte da vida à coleta de resíduos em nossa cidade.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da prefeita Silvana Costa, do ex-prefeito Amazan Silva, do vice-prefeito Joaquim Alberto, do secretário de Meio Ambiente, Gustavo Azevedo, da educadora social da Cáritas Diocesana de Caicó, Silvana Barbosa, do presidente da associação de catadores, Esdras José, dos familiares do homenageado, além de secretários municipais, vereadores, população em geral e catadores associados.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da prefeita Silvana Costa e vereadores da base de situação de Jardim do Seridó.

Prefeita Silvana Costa entregando a chave ao presidente da associação de catadores, Esdras José.

Prefeita Silvana Costa e o vice – prefeito Joaquim Alberto ao lado da educadora social da Cáritas Diocesana de Caicó, Silvana Barbosa e familiares do homenageado.

VEJA O VÍDEO ABAIXO.

IXO.

Fonte: Seridó no AR.

PUBLICIDADE 





Deputada Federal Carla Dickson fecha parceria com o vereador Luciano de Chico Bae

O vereador Luciano de Chico Bae esteve reunido na manhã desta sexta-feira (11) na cidade de Currais Novos com a Deputada Federal Carla Dickson, onde ela cumpriu uma agenda voltada para a fiscalização de obras realizadas com recursos provenientes de suas emendas parlamentares.

A Deputada Federal Carla Dickson afirmou que a parceria com o vereador Luciano está firmada. “Reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento do município, estamos juntos por um RN mais forte e uma Carnaúba dos Dantas com mais oportunidades para sua gente”, declarou Carla Dickson.

Fonte: Blog do Fábio Locutor

PUBLICIDADE 



 

Atenção moradores da Zona Rural de Cruzeta, a distribuição do peixe da Semana Santa será na próxima quinta-feira (17)

A prefeitura municipal de Cruzeta por meio da Secretaria de Assistência Social realizará na próxima quinta-feira (17) a distribuição do peixe da Semana Santa para os moradores da Zona Rural cruzetenses.

Na cidade a distribuição acontecerá na sexta-feira (18).

A ação “Peixe para Todos” será realizada pela amanhã, a partir das 6h. Equipes e carros de distribuição serão espalhados pela cidade fazendo a distribuição por residência.

Fiquem atentos com a distribuição do peixe  para as pessoas que residem na zona rural, lembre-se que no ato da entrega o cidadão (ã) deverá estar com documento com foto e comprovante de residência.

Confira abaixo ás comunidades:

Sitio Salgado, entrega na Associação;

Sitio Rio do Meio, entrega na residência de Biró e Capela de São Sebastião;

Cruzeta Velha, Pau Lagoa e Mulungu, entrega na Associação;

Fazenda Margarida, entrega no local

Sitio Riacho do Jardim, Caiçara da Jurema, Umari, Poço do Nego, entrega residência de Donzila.

Fazenda Cypriano, Cauaçu, Timbaúba e Parelhas, entrega Queijeira Seridó;

Sitio Gregório e Sitio Pau Darco, entrega residência de Darci Medeiros;

Perimetro Imgado Núcles 1 e 2 EMPARN entregas nas residências;

Cruzetenses que moram no Badaruco, entrega no Clube Municiapl.

Fonte: Assessória de comunicação

PUBLICIDADE 







 

Jardim do Seridó fortalece produção leiteira com lançamento do Projeto Leite e Genética

Estiveram presentes na reunião representantes do SEBRAE, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, EMATER, Banco do Nordeste e da Secretaria de Agricultura, representada pelo secretário Gustavo Azevedo, além de produtores rurais do município. Foto — ©Assessoria de Imprensa.

A cadeia produtiva do leite em Jardim do Seridó ganhou um importante reforço nesta terça-feira (08), com a apresentação do Projeto Leite e Genética, uma iniciativa do SEBRAE em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca.

A reunião, realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, contou com a presença de diversos representantes institucionais, incluindo SEBRAE, Sindicato Rural, EMATER, Banco do Nordeste e produtores rurais locais. O secretário municipal de Agricultura, Gustavo Azevedo, destacou a relevância da iniciativa: “Estamos dando um passo importante para o fortalecimento da pecuária leiteira no município, com foco em tecnologia, produtividade e qualidade”.

O projeto irá disponibilizar visitas técnicas às propriedades rurais para a realização de inseminação artificial, promovendo o melhoramento genético do rebanho leiteiro. A ação visa aumentar tanto a produção quanto a qualidade do leite, oferecendo aos produtores acesso a técnicas mais modernas e eficientes.

Outro grande anúncio da manhã foi a realização do Torneio Leiteiro 2025, programado para o mês de junho, que promete movimentar o setor, valorizar os produtores locais e incentivar boas práticas na produção.

Com essa parceria, Jardim do Seridó reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do campo e com a valorização do pequeno e médio produtor rural. “Apoiar o produtor é investir no desenvolvimento do município como um todo”, reforçou o secretário Gustavo Azevedo.

A expectativa é que, com o Projeto Leite e Genética, Jardim do Seridó avance ainda mais como referência na produção leiteira do Seridó potiguar, unindo tradição, tecnologia e sustentabilidade no campo.

Fonte: Seridó no AR.

PUBLICIDADE 



 

Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas


O governo federal deve enviar ao Congresso Nacional, ainda neste semestre, um projeto de lei de reforma do setor elétrico brasileiro. Entre as propostas, está a ampliação da tarifa social, que hoje oferece descontos no pagamento da conta de energia para indígenas, quilombolas, idosos que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) e famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal com renda até meio salário único.

A ideia é que haja uma isenção de pagamento de tarifa de energia elétrica para essas populações caso elas consumam até 80 kWh por mês, o que chegaria a 60 milhões de pessoas no país.

Atualmente, a isenção completa do pagamento em caso de consumo de até 50 kWh vale para indígenas e quilombolas, enquanto os idosos com BPC e as famílias do CadÚnico têm direito a descontos escalonados de até 65%, caso o consumo seja menor que 220kWh.

“Mais de 60 milhões de brasileiras e brasileiros serão beneficiados com a gratuidade de energia do consumo até 80 gigawatt por mês. Isso representa o consumo de uma família que tem uma geladeira, um chuveiro elétrico, ferro de passar, carregador de celular, televisão, lâmpadas para seis cômodos”, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em evento no Rio de Janeiro.

O ministro não explicou sobre o que será feito em relação aos descontos escalonados que hoje são aplicados para consumos até 220 kWh. Segundo ele, a ideia é subsidiar a política através da correção de “distorções internas do setor”.

“Se você vê o projeto como um todo, você vai ver que estamos fazendo ali uma completa e possível justiça tarifária, corrigindo as distorções dentro do setor. E isso não impacta praticamente o restante dos consumidores”.

Uma das distorções, de acordo com Silveira, é o pagamento sobre a segurança energética.

“O pobre paga mais que o rico na questão, em especial, da segurança energética, para se pagar Angra 1 e 2 e as térmicas. Só o pobre paga. Boa parte do mercado livre não paga por essa segurança energética ou paga pouco. Então, estamos reequilibrando essa questão do pagamento por parte do pobre, do mercado regulado e da classe média”.

Outra proposta do projeto de lei, que deverá ser encaminhada à Casa Civil da Presidência ainda este mês é dar mais liberdade de escolha para o consumidor, inclusive residencial, em relação à origem da energia que ele irá consumir.

“O cara vai poder comprar energia como compra em Portugal ou na Espanha. Ele escolhe a fonte energética que ele quer comprar, pelo celular. Ele vai poder escolher a fonte, o preço e ele vai poder pagar da forma que ele quiser. Pode pagar tanto através da distribuidora quanto pode emitir um boleto direto ou pagar pela internet”.

PUBLICIDADE