domingo, 15 de setembro de 2024

Circo Los Campellos fará seu último espetáculo em Carnaúba dos Dantas hoje domingo (15), preço do ingresso custa R$ 10,00 reais

Foto: Reprodução

O Circo Los Campellos fará logo mais na noite de hoje domingo (15) seu último espetáculo em Carnaúba dos Dantas. Todos os ingressos hoje estão ao preço de R$ 10,00 reais, e se você ainda não comprou seu ingresso adquira antecipado on-line através do site Outgo AQUE!

Os Carnaubenses e visitantes de outras cidades circunvizinha vieram prestigiar o espetáculo.

Compareça às sessões e se divirta com programação de excelente qualidade e bom gosto do circo hoje domingo.

PUBLICIDADE


 

Parelhas teve parada emergencial de abastecimento neste domingo (15)

 


Foto: Reprodução

A cidade de Parelhas teve o abastecimento suspenso no início da manhã deste domingo (15). Equipe da Caern vai fazer reparo em no conjunto de boias flutuantes que permitem a captação de água por conjunto motobomba no açude Boqueirão.

A previsão é que o sistema seja religado no início da tarde de terça-feira (17). A normalização do abastecimento ocorre em até 96 horas para normalização do abastecimento da cidade.

PUBLICIDADE 


 

Seis em cada dez Municípios enfrentam falta de vacinas, revela pesquisa da CNM com mais de 2,4 mil gestores

A falta de insumos essenciais para garantir a cobertura vacinal plena tem sido enfrentada por seis em cada dez Municípios. Pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) revela que  em 64,7% dos Municípios há falta de vacinas para imunizar a população, principalmente as crianças. O levantamento foi produzido entre os dias 2 e 11 de setembro e contou com a participação de 2.415 Municípios. 

A entidade explica que o Ministério da Saúde é o responsável por fazer a aquisição e a distribuição de todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para os Municípios, e os Estados de prover seringas e agulhas para que os Entes locais possam realizar a vacinação na população. “É importante lembrar que a vacinação foi um dos eixos do desfile de 7 de setembro deste ano. Apesar disso, o que verificamos, infelizmente, foi a falta de imunizantes essenciais há mais de 30 dias na maioria das cidades pesquisadas e ainda o risco de retorno de doenças graves, como a paralisia infantil”,  destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. 

Para ele, a dissonância entre o discurso oficial do Governo Federal e a realidade municipal gera frustração e pressão sobre os gestores, que, além de lidarem com as expectativas da sociedade, enfrentam a falta de vacinas e insumos essenciais para garantir uma cobertura vacinal eficaz. “Estamos cobrando do Ministério da Saúde que disponibilize os imunizantes para vacinar as crianças e suas famílias o mais rapidamente possível”, completa Ziulkoski. 

A pesquisa da CNM aponta que os Municípios sinalizaram a falta de vacinas há mais de 30 dias, e outros há mais de 90 dias. O estudo da CNM questionou os Municípios sobre quais as vacinas que estavam em falta e o imunizante Varicela foi a de maior predominância, não chegando a 1.210 Municípios. A CNM destaca que esta vacina é utilizada para fazer o reforço das crianças de 4 anos contra a catapora. 

A vacina para proteger as crianças contra o vírus da Covid-19 é a segunda mais em falta. O imunizante apresentou falta em 770 Municípios, com uma média de 30 dias de atraso. A vacina Meningocócica C está em falta em 546 Municípios, com uma média de 90 dias sem o imunizante. Esta última protege as crianças contra bactéria que pode causar infecções graves e fatais, como a meningite.

Outros imunizantes em falta 
Também foram apontadas como em falta nos Municípios: a Tetraviral, que combate o sarampo, a caxumba, varicela e a rubéola, em 447 Municípios; a Hepatite A, em 307 Municípios; e a DTP,  que combate a difteria, tétano e coqueluche, em 288 Municípios. 

A CNM analisou os dados por Unidade Federativa (UF). Pela pesquisa, o Estado que possui a maior falta nos Municípios é Santa Catarina, com 83,7% (128) dos gestores pesquisados relatando esse cenário. Em seguida, estão Pernambuco, com 80,6% (58); e Paraná, com 78,7% (155). Já no recorte por região, conforme a quantidade de Municípios participantes, o Sudeste apresentou 68,5% (595) de falta de imunizantes; o Sul, 65,1% (395); o Nordeste, 65,1% (370); o Centro-Oeste, 63% (136); e o Norte 42,9% (67). 

No início deste ano, a CNM divulgou estudo sobre as metas de coberturas vacinais de rotina nos últimos cinco anos nos Municípios. E elas não foram alcançadas em todo país, exceto a BCG em 2022. Em 2023, justamente a vacina contra a Meningocócica C teve cobertura de 82,5%, abaixo da meta do Ministério, que é de pelo menos 95%.

PUBLICIDADE  




 

RN institui a Rota da Fé e das Tradições Religiosas. Além de Carnaúba dos Dantas, veja outras cidades incluídas

Foto: Emanuel Amaral

O governo do Rio Grande do Norte sancionou a Lei nº 11.908, que institui a Rota da Fé e das Tradições Religiosas. A nova legislação tem como objetivo criar um roteiro turístico-religioso envolvendo diversos municípios potiguares, estimulando o desenvolvimento econômico e a preservação das tradições culturais e religiosas locais. A publicação consta no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (13).

A Rota da Fé é uma forma de integrar eventos religiosos e monumentos históricos, para promover a economia e a cultura nas regiões contempladas. De acordo com o documento, entre os objetivos principais, a lei busca fortalecer o turismo de base comunitária, fomentar a economia solidária e contribuir com a geração de emprego e renda.

Municípios Integrados à Rota da Fé

O roteiro abrangerá cidades de grande relevância histórica e religiosa no estado, como Natal, Mossoró, Caicó, Santa Cruz, entre outras. Ao todo, 15 municípios estão listados na nova lei, incluindo também São Gonçalo do Amarante, Canguaretama, Florânia, Ceará-Mirim, Currais Novos, e Carnaúba dos Dantas.

A Lei prevê que essas localidades, além de suas festividades e tradições religiosas, poderão definir ações integradas com municípios vizinhos para fortalecer a oferta turística. A instalação de sinalização específica com o título “Rota da Fé e das Tradições Religiosas” também está prevista na legislação, garantindo a visibilidade do roteiro para os visitantes.

Valorização Cultural e Desenvolvimento Local

A lei também pretende impulsionar a preservação do patrimônio cultural e natural do estado, através da promoção de monumentos históricos e eventos religiosos de diversas naturezas. Dessa forma, o Rio Grande do Norte busca não apenas preservar, mas também resgatar tradições religiosas que fazem parte da identidade de cada uma dessas cidades.

Ao estimular o turismo religioso, o estado prevê uma série de benefícios econômicos para as cidades incluídas na rota, com a expectativa de movimentar setores como hospedagem, alimentação e comércio local. A criação de novos postos de trabalho, melhorias na acessibilidade e mobilidade, bem como a educação ambiental e cultural, são apontadas como pilares dessa iniciativa.

Apoio à Economia Solidária e Sustentável

Um dos destaques da lei é o incentivo à economia solidária e ao turismo de base comunitária. Isso significa que, além de atrair visitantes, a Rota da Fé pretende promover um desenvolvimento sustentável, com o envolvimento das comunidades locais em atividades turísticas, culturais e religiosas.

Divulgação e Implementação

De acordo com a publicação, o Poder Executivo do Rio Grande do Norte será responsável por regulamentar a nova legislação, determinando o traçado oficial da rota, os padrões de sinalização e estratégias de divulgação. A lei prevê ainda que o roteiro será amplamente divulgado tanto por meios físicos quanto virtuais, com o uso de mapas, aplicativos e outros recursos digitais.

Municípios integrantes da Rota da Fé e das Tradições Religiosas:

    Natal

    Mossoró

    Caicó

    São Gonçalo do Amarante

    Canguaretama

    Santa Cruz

    Florânia

    Ceará-Mirim

    São José do Mipibu

    Carnaúba dos Dantas

    Currais Novos

    Patu

    Campo Redondo

    Acari

    Jardim do Seridó

Tribuna do Norte

PUBLICIDADE  




 

Hoje domingo (15)! Tem Forró do Marrão e Carlos júnior na 2ª Cavalgada de São Francisco de Assis do Povoado Ermo, a partir do meio dia

Foto: Reprodução

Hoje domingo dia, 15 de setembro já foi iniciada a 2ª Cavalgada de São Francisco de Assis do Povoado Ermo em Carnaúba dos Dantas por volta das 07:00hs de hoje, com a concentração e café da manhã na residência de Neném de Ramalho, no Sitio Mirador.

Ás 10:00hs: haverá o desfile nas Ruas da Comunidade e benção dos vaqueiros na Capela de São Francisco de Assis;

Ás 11:00: Almoço e festa na Quadra de Esporte da Escola Francisco Macedo Dantas totalmente grátis e muito forró até anoitecer com ás atrações, Forró do Marrão e Carlos júnior.

Realização: Associação de Desenvolvimento Comunitário do Ermo

Apoio: Prefeitura municipal de Carnaúba dos Dantas.

Você é o nosso convidado!

PUBLICIDADE