sábado, 19 de outubro de 2024

Prefeitura de Acari realiza obras complementares para entregar nova quadra de esportes

Em breve o bairro Tarcísio Bezerra Galvão ganhará uma quadra de esportes novinha! A parte do convênio para a construção da quadra foi concluída. No entanto, para garantir que a obra tivesse plena funcionalidade e fosse aprovada, a Prefeitura de Acari precisou realizar obras complementares com recursos próprios, como a instalação de alambrado, redes de proteção e principalmente melhoria no acesso. 

A administração municipal de Acari está empenhada em entregar o mais rápido possível essa nova praça desportiva, que beneficiará diretamente os moradores do bairro Tarcísio Bezerra e todos os acarienses.

Fonte: Site Prefeitura municipal

PUBLICIDADE



Prefeitura de Carnaúba dos Dantas iniciou o processo de fabricações de tambores de lixo

A prefeitura municipal de Carnaúba dos Dantas através da Secretaria Municipal Obras, Serviços Urbanos e Transportes Públicos, iniciou o processo de fabricações de tambores de lixo para serem distribuídos estratégicos em diversos pontos da cidade durante o período da Festa de Nossa Senhora das Vitorias e nos Povoado Ermo e Rajada.

Segundo o prefeito Gilson Dantas de Oliveira (MDB), a instalação dos tambores tem por objetivo contribuir, preservar a limpeza, garantir bom estado de conservação das áreas públicas em geral, incentivar a reciclagem e melhoria da limpeza pública municipal, estimulando e conscientizando a população sobre a importância de ter uma cidade limpa em termos de higiene e saúde.

“Pedimos à população que ajudem cuidar e não retirem os mesmos dos locais que foram colocados. A colaboração e a conscientização da população são fundamentais para manter a cidade limpa. Coloquem o lixo para fora das residências apenas no horário da coleta de lixo. Faça a sua parte!”, disse o prefeito, Gilson Dantas.

Segundo o Secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Transportes Públicos Diego Paulo de Medeiros Soares, de inicio já foram confeccionados 28 recipientes com capacidade para 200 litros. “Compramos os tambores, ferros para fazer as alças, pês e as tintas, Já a mão de obras foi na própria Secretaria de Obras pelos funcionários públicos sem nenhum gasto com a mão de obra, todos os tambores possuem alças para facilitar a locomoção”, destaca Diego Paulo.

Fonte: Blog do Fábio Locutor

PUBLICIDADE



Boletim 18/10/2024: Prefeitura de Parelhas se posiciona sobre casos de infecção após cirurgias de catarata

A Prefeitura de Parelhas divulgou, nesta sexta-feira (18), um boletim oficial reconhecendo sua responsabilidade civil no caso das 15 pessoas que foram infectadas por uma bactéria após procedimentos cirúrgicos de catarata. A administração municipal esclarece que está tratando o caso de forma diligente e em parceria com os órgãos competentes, além de manter diálogo aberto com os familiares e advogados dos pacientes afetados, buscando uma solução ágil e justa.

Em reunião realizada na última quinta-feira (17), o tema foi amplamente discutido. A Prefeitura reafirma seu compromisso com a transparência e a responsabilização, assegurando que não se exime de seu dever de buscar a melhor compensação para as famílias atingidas.

Ainda hoje, será encaminhado ao Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) um relatório preliminar contendo depoimentos e informações fornecidas pela equipe médica e pela gestão da Maternidade Dr. Graciliano Lordão, além de um levantamento detalhado das normas e protocolos adotados durante os procedimentos. Entre os dados incluídos estão registros de credenciamento, ordens de pagamento, documentação sobre o centro cirúrgico, a relação de pacientes afetados e detalhes dos atendimentos psicológicos realizados.

A administração municipal também enviou ao MPRN uma relação completa dos procedimentos cirúrgicos de catarata e mutirões realizados entre 2021 e 2024, comprovando a continuidade das ações de saúde pública no município.

O Inquérito Civil, que segue em sigilo, visa garantir a integridade das investigações e a coleta precisa de informações.

Fonte: Blog Neto Valentim

PUBLICIDADE



Mais Médicos está em quase 80% dos municípios com menos de 52 mil habitantes


Em 2023, o Governo Federal retomou o Mais Médicos para responder ao desafio da presença de profissionais nos municípios distantes dos grandes centros e nas periferias das cidades. Menos de dois anos depois, o programa já alcança cerca de 80% dos 4,9 mil municípios com menos de 52 mil habitantes.

Hoje, o Mais Médicos está presente em 3.901 dessas cidades, garantindo atendimento, principalmente nas regiões de vazio assistencial. O Ministério da Saúde calcula 26,9 milhões de pessoas com acesso à saúde.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, vê o crescimento do programa como uma conquista. “É essencial, para o SUS, chegar a todo o país. O Mais Médicos é uma realidade e faz a diferença. Quando assumimos o governo, haviam menos 13 mil profissionais em atividade. Hoje, já ultrapassamos 25 mil médicos atuando no Brasil e queremos alcançar os 28 mil daqui pra frente”, defende.

O Mais Médicos avançou, sobretudo, entre os municípios de maior vulnerabilidade social: 60% dos médicos estão nessas localidades. Pela primeira vez na história do programa, o Ministério da Saúde abriu vagas para a Amazônia Legal. Nessa região, municípios de muito alta vulnerabilidade passaram a ter médicos pela primeira vez em 2023, como Amapá do Maranhão (MA), Anori (AM), Calcoene (AP), Lizarda (TO), Nhamunda (AM), Paranã (TO), Quaticuru (AM), Santa Isabel do Rio Negro (AM), Santa Luiza do Pará (PA), Joselandia (MA), Pium (TO), Rapousa (MA) e Senador Alexandre Costa (MA).

O Mais Médicos também cresceu na assistência à saúde indígena . Ainda no primeiro semestre de 2024, um edital do Mais Médicos abriu novas oportunidades para assistência aos povos tradicionais nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, os DSEIs . Foram ofertadas 196 vagas. Desde o início da atual gestão, a quantidade de médicos nos territórios indígenas mais do que dobrou, passando de 242 em 2022 para 570 profissionais atualmente, o que representa crescimento de 135%. Com o novo chamamento, a expectativa é ultrapassar 700 médicos em atuação nos territórios.

Incentivos para o programa

Um dos principais desafios no atendimento às regiões de difícil acesso, que historicamente sofrem com a falta de médicos, é a permanência dos profissionais. Levantamento feito pelo Ministério da Saúde aponta que 41% dos participantes do programa desistem em busca de qualificação.

No Dia do Médico (18), o Ministério da Saúde reforça que a retomada do programa Mais Médicos trouxe aos profissionais oportunidade de aperfeiçoamento em saúde da família e comunidade, com incentivos e benefícios para atuação em áreas de maior vulnerabilidade social. Desde 2023, eles têm a possibilidade de fazer especialização e mestrado por meio da Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, que integra os programas de formação, provimento e educação pelo trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) .

Para apoiar a continuidade das médicas mulheres, também foi feita uma compensação para atingir o mesmo valor da bolsa durante o período de seis meses de licença maternidade, complementando o auxílio do INSS. Para os participantes do programa que se tornarem pais, está garantida licença com manutenção de 20 dias.

Ainda de forma inédita, neste ano, o programa ofertou vagas afirmativas, no regime de cotas, para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas. Com o incremento de profissionais na rede pública de saúde, 10 milhões de brasileiros serão beneficiados. Esse edital apresentou recorde de inscrições por vaga. Foram 33 mil inscrições no total, um índice de concorrência de 10,4 profissionais por vaga.

Saiba mais sobre o programa Mais Médicos

PUBLICIDADE