A Rede Estadual de Educação conta com 7.688 estudantes com
necessidades educacionais especiais (NEE). Possibilitando aos professores mais
ferramentas e apoio para as atividades pedagógicas destinadas a esse público, o
Governo do Estado realizou a entrega de computadores pessoais para docentes e
ampliou o número de cuidadores que atendem aos estudantes. O anúncio das ações
ocorreu nesta terça-feira (13), no Auditório da Governadoria, em Natal.
Em uma cerimônia prestigiada por professores, gestores
escolares, diretores regionais de educação, parlamentares, autoridades
municipais, secretários de Estado, a governadora Fátima Bezerra fez a entrega
simbólica de notebooks para docentes que atuam na rede estadual de ensino e que
trabalham na educação especial. Estes equipamentos fazem parte de um conjunto
de 469 notebooks que estão sendo entregues nesta etapa da ação.
A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e
do Lazer (SEEC) realizou, neste ano, a entrega de outros 592 notebooks para os
professores da educação especial. Ao final das entregas, 1.061 professores
serão beneficiados, o que representa um investimento superior aos R$ 2 milhões
em recursos próprios.
Entrega de equipamentos possibilita aos professores mais
ferramentas e suporte para as atividades pedagógicas destinadas aos estudantes
da Educação Especial.
Os equipamentos serão utilizados na modalidade de ensino que conta
com Centros de Atendimento Educacional Especializado, Núcleo de Atividades de
Altas Habilidades/Superdotação; Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar e
Domiciliar; Professores do Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar;
Professores do Atendimento Educacional Especializado que atuam nos Centros e
nas Salas de Recursos Multifuncionais; Professores de Libras; Professores
Intérpretes/Tradutores de Libras e Professores de Educação Especial.
A governadora Fátima Bezerra destacou o papel do poder
público na garantia do direito ao ensino de qualidade. “O Estado deve dar as
condições para que os professores possam atender a nossos estudantes com todo o
respeito e carinho necessários. Para isso, todas as ferramentas devem ser
viabilizadas. Além dos notebooks, estamos avançando em outra importante frente,
que são os cuidadores. Estamos ampliando o número de profissionais em atuação
nas escolas, onde eles são essenciais para a aprendizagem dos estudantes”, argumentou
a chefe do Executivo.
Para a professora Vanessa Barbosa, a entrega dos equipamentos
marca o compromisso da atual gestão com a educação inclusiva. “O notebook vai
contribuir com o trabalho pedagógico que desenvolvemos com os nossos
estudantes. Fico feliz em ver que o governo vai quebrando barreiras e
contribuindo com a oferta de uma educação inclusiva para todos”, ponderou a
educadora que atua no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas
com Deficiência Visual Profª Iapissara Aguiar – CAP, em Natal.
A rede estadual de educação contava com 137 cuidadores em
sala de aula. O efetivo foi ampliado para 245 profissionais, em um investimento
total de R$ 4,2 milhões. Esses profissionais fornecem suporte individualizado
aos estudantes com necessidades educacionais especiais, auxiliando-os em suas
atividades escolares e promovendo sua participação ativa na sala de aula. “São
profissionais essenciais para que avancemos na oferta de uma educação
inclusiva, e, consequentemente, na melhoria da aprendizagem em nossas escolas”,
pontuou Maria do Carmo de Sousa Severo, subcoordenadora de Educação Especial da
SEEC.
Ambas as ações garantem a promoção da igualdade de
oportunidades e o desenvolvimento pleno dos estudantes. “Temos uma grande
gratidão aos professores que atuam na educação especial. São pessoas que se
dedicam com amor e conhecimento. Na gestão, temos que ampliar o atendimento da
educação especial dando as condições necessárias, sempre com um olhar muito
firme para a importância da inclusão”, apontou a professora Socorro Batista, secretária
de Educação do RN.
“Estamos sempre buscando aperfeiçoar a política pública de
educação e a educação especial conta com nossa atenção por ser algo presente em
tantas comunidades escolares”, acrescentou a presidente da Comissão de
Educação, Ciências e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente
e Turismo da Assembleia Legislativa do RN, deputada Divaneide Basílio.
Livro Acessível
Durante a cerimônia, o projeto científico “Histórias em
Silêncio: entre as lembranças e a construção da identidade do sujeito Surdo”
foi apresentado para as autoridades presentes. O estudo evidencia a produção de
um livro infantil autobiográfico contado a partir das memórias da estudante Ana
Viviane Dantas dos Santos, que é atendida pelo Centro Estadual de Capacitação
de Educadores e Atendimento ao Surdo, unidade Mossoró.
Durante a solenidade, a governadora Fátima Bezerra recebeu um
exemplar do livro que faz parte do projeto científico “Histórias em Silêncio:
entre as lembranças e a construção da identidade do sujeito Surdo”.
A governadora Fátima Bezerra recebeu das mãos das estudantes
Esthefany Rillary e Ana Viviane e do professor orientador do projeto, Arthur
Maciel, um exemplar do livro, que representa o fortalecimento das identidades e
o protagonismo da comunidade surda, bem como mostra a importância da literatura
produzida por autores surdos para o processo de identificação das crianças
surdas.
Além das autoridades citadas estiveram presentes no evento a
secretária adjunta da SEEC, Cleonice Cleusa Kozersk; subsecretário de Educação
Flaubert Torquato; chefe de gabinete da SEEC, Matheus Quirino; deputado
estadual Francisco Medeiros; promotor Oscar Ramos, da Promotoria da Educação no
Ministério Público Estadual; Olga Aguiar, secretária de Estado da Mulher, da
Juventudes e dos Direitos Humanos (Semjidh), e Décio Santiago, coordenador de
Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Semjidh.
PUBLICIDADE