segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Câmara de Carnaúba dos Dantas esteve presente neste domingo (14) na 3ª Cavalgada de São Francisco do Povoado Ermo realizando entregas de água e distribuição de panfletos

A Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas, através do Programa Câmara em Ação, esteve presente na 3ª Cavalgada de São Francisco, no Povoado Ermo neste domingo (14). Durante o evento, foram realizadas entregas de água e distribuição de panfletos, reforçando o compromisso em estar perto da população e apoiar os eventos da comunidade.

Para o vereador e presidente da Câmara Marfran Medeiros foi de suma importância à participação da nossa Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas nesta cavalgada, a onde os nossos funcionários realizaram entregas de água e distribuição de panfletos, reforçando o compromisso em estar perto da população e apoiar os eventos da comunidade, ressaltou Marfran.

 

Gestão de Carnaúba dos Dantas realizará hoje atendimentos do SINE/RN e palestras sobre Direito Previdenciário

Formalize-se!

A Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas, através das Secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Sala do Empreendedor realizará hoje segunda-feira dia 15 de setembro, no CRAS Maria de Lourdes, um dia especial voltado para você que busca oportunidades e deseja se formalizar.

Ás 16h – Atendimentos do SINE/RN

Ás 19h – Palestras sobre Direito Previdenciário e a importância da formalização, com os advogados Paula Giovana e Rubens Carvalho.

O SINE/RN estará presente realizando cadastros de candidatos a vagas de emprego.

 Não esqueça de levar: RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Realização: Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Sala do Empreendedor.

Agricultor que perder safra poderá ter acesso facilitado a benefício


A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou na quarta-feira (10) projeto de lei que diminui a perda mínima de safra para que o agricultor familiar possa ter acesso ao Benefício Garantia-Safra. O  PL 1.282/2024 segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Hoje o agricultor pode fazer uso do benefício se perder 50% da sua safra. O projeto reduz esse piso para 40%. A perda se refere à produção de culturas — como feijão, milho, arroz, mandioca e algodão — que venha a ser comprometida por estiagem ou excesso de chuvas.

A relatora na CRA, senadora Augusta Brito (PT-CE), é favorável ao projeto apresentado pelo deputado federal Carlos Veras (PT-PE).

— Essa é uma das reivindicações de tantos agricultores da agricultura familiar, sobretudo também dos prefeitos, sobre essa comprovação dessa perda, diminuindo de 50% para 40%, o que vai facilitar muito para que eles possam realmente acessar o Garantia-Safra. E o Garantia-Safra deve ser destacado como uma proposta também que contribui para melhorar os critérios para os municípios, assim como eu já comentei, acessarem esse fundo — disse a relatora.

Outras culturas

De acordo com a proposta, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, gestor do Fundo Garantia-Safra, poderá definir outras culturas respeitando especificidades locais e regionais.

Parcelas

O projeto também reduz o prazo para que a família receba o benefício. Hoje, ele pode ser pago em seis parcelas mensais. Pela proposta, o ministério deverá efetuar o pagamento em até três parcelas mensais, de acordo com a disponibilidade orçamentária.

Quando houver decreto nacional de situação de emergência ou estado de calamidade pública, ou em razão de pandemia ou epidemia, o pagamento do benefício será feito em parcela única.

Mudanças Climáticas

Passam a integrar as despesas do fundo ações e projetos voltados à convivência com o semiárido, ao aumento da capacidade produtiva e ao enfrentamento das mudanças climáticas.

Fundo

O Fundo Garantia-Safra é um mecanismo de proteção voltado a agricultores familiares que cultivam em áreas sujeitas à seca ou excesso de chuvas. Alimentado por contribuições dos próprios agricultores, dos municípios, dos estados e da União, o fundo viabiliza o pagamento do Benefício Garantia-Safra, que é uma ajuda financeira concedida aos produtores que comprovarem perdas significativas na produção, como forma de garantir sua subsistência em situações de perdas em razão do clima.

Cavalgada em homenagem a São Francisco de Assis movimenta tradição em Caicó

A cidade de Caicó se prepara para mais uma edição da tradicional Cavalgada da Festa de São Francisco de Assis. O evento, que chega à sua sexta edição, será realizado no domingo, 21 de setembro, a partir das 9h, com concentração e saída da Praça do Entroncamento, também conhecida como Praça da Galinha.

A programação terá início com a bênção dos vaqueiros e participantes, seguida por um momento de confraternização ao som de Fanfan do Cavaco, que promete animar o público com pagode.

A Cavalgada da Festa de São Francisco de Assis já se consolidou no calendário religioso e cultural do município, reunindo fiéis, vaqueiros, cavaleiros e amazonas de toda a região do Seridó. O evento é marcado pela fé, tradição e espírito comunitário, resgatando os antigos cortejos rurais que misturam religiosidade e cultura nordestina.

Festa de São Miguel Arcanjo 2025 movimenta Jucurutu com fé, cultura e tradição de 19 a 29 de setembro

O município de Jucurutu, no interior do Rio Grande do Norte, já se prepara para viver intensamente mais uma edição da Festa de São Miguel Arcanjo, padroeiro da cidade. A programação religiosa e cultural acontece de 19 a 29 de setembro de 2025, reunindo fé, tradição, música, arte e muita participação popular.

Abertura com alvorada, bicicletada e missa

A abertura oficial será na sexta-feira, 19 de setembro, com a tradicional “Acorda Jucurutu!”, uma alvorada às 5h pelas ruas da cidade, anunciando o início da festa. Às 18h, será realizada a 3ª Bicimotomiguel, que sairá do pórtico da cidade com a imagem de São Miguel Arcanjo, percorrendo vias centrais até o encontro com as imagens peregrinas em frente ao supermercado Rede Mais.

A caminhada segue com o estandarte de São Miguel até a Igreja Matriz, onde acontecerá o hasteamento da bandeira e a Celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Carlos Eduardo e pregada pelo Pe. José Marcos Medeiros, de Cerro Corá. Os homenageados da noite serão os motociclistas, mototaxistas, ciclistas, missionários e devotos da zona urbana e rural. A matriarca homenageada é Francisca Maria da Cruz.

Novenário e celebrações religiosas

A parte religiosa da festa começa oficialmente no sábado, 20 de setembro, com o Santo Terço de São Miguel às 10h30 e a primeira novena às 11h, sob o subtema: “O Jubileu é tempo de Graça”. A pregação será do Pe. Alexsandro Lopes, da cidade de São Rafael. Os noitários do dia são os comunicadores: PASCOM, rádios, blogueiros e profissionais da mídia. A matriarca homenageada será Rita Gomes Batista.

Durante os 10 dias de novenário, diferentes segmentos da comunidade participam ativamente, cada um sendo responsável por noites temáticas de oração, homenagens e confraternizações.

Programação Social: música, cultura e reencontros

A programação social é um dos destaques da festa e contará com quermesse todas as noites, ao lado da Matriz, organizada por grupos pastorais e voluntários. As atrações culturais e musicais serão concentradas no Pavilhão ShowMiguel, com apresentações que vão desde poesia até shows religiosos e festivais de música.

Confira alguns destaques:

19/09 (sexta): Noite dos Poetas – Resp: Secretaria de Educação e Cultura

20/09 (sábado): Pedal de São Miguel e Feirinha Cultural e Gastronômica

21/09 (domingo): Show Religioso

22/09 (segunda): Alto de São Miguel / Cinema na Praça

24 e 25/09 (quarta e quinta): Concurso “A Mais Bela Voz – Kids e Adulto”

26/09 (sexta): Festa Baile do Reencontro, às 22h, no São Mateus Rancho, com animação de The Clássicos e Parcélio & Paulinho

27/09 (sábado): Leilão de São Miguel Arcanjo

28/09 (domingo): Jantar de São Miguel, com música ao vivo. Senha: R$ 20,00

29/09 (segunda): Festival de Prêmios, com cartelas a R$ 5,00

A festa é organizada por uma equipe ampla e comprometida, que envolve todas as pastorais, movimentos e secretarias municipais, demonstrando o espírito de comunhão da cidade em torno do seu padroeiro.

A Festa de São Miguel Arcanjo em Jucurutu é mais do que um evento religioso: é um verdadeiro encontro de fé, cultura, tradição e identidade. Toda a população está convidada a participar e celebrar esse momento especial.

📍 Informações e reservas para o Baile do Reencontro: (84) 9 9676-1115 / 9 9676-0800

📍 Senhas do Jantar de São Miguel e Festival de Prêmios podem ser adquiridas com a equipe organizadora da paróquia.