O processo de acompanhamento de qualquer benefício concedido
pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ser realizado pelo próprio
cidadão ou cidadã gratuitamente. Da mesma forma, o segurado poderá receber o
benefício concedido em uma agência bancária próxima de uma Agência da
Previdência Social (APS) da sua escolha.
Para acompanhar seu pedido de benefício, o segurado poderá
pedir ao atendente para verificar a situação da solicitação ligando para a
Central 135. Mas, também é possível pelo site e aplicativo do Meu INSS; basta o
cidadão buscar pelo serviço “Consultar Pedidos” e clicar em “Detalhar” no
processo desejado, verificando se há alguma exigência pendente.
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O acompanhamento é importante para que o segurado possa
enviar documentação faltante ou prestar informações para a concessão do
benefício solicitado. O prazo de resposta do beneficiário é de 30 dias e
prorrogável por mais 30 dias mediante justificativa. Caso não cumpra a
exigência, o pedido pode ser concluído com as informações que o INSS possui, o
que pode levar a um benefício de menor valor, pela ausência dos dados exigidos,
ou mesmo o cancelamento do pedido por desistência.
Já quem tem sua solicitação concedida, receberá o primeiro
pagamento do benefício em uma agência bancária próxima à agência e microrregião
que foi escolhida em seu pedido de benefício. O beneficiário deverá
identificar-se e apresentar seus documentos pessoais na agência bancária. O
pagamento é realizado em modalidade de cartão magnético, que não são cobradas
tarifas, mas só é possível sacar o benefício.
Se desejar, é possível mudar o local de recebimento de
benefício e também modificar a forma de pagamento para receber em uma conta
corrente ou poupança. A solicitação de mudança de agência bancária pode ser
realizada pelo site e aplicativo Meu INSS. A mudança de forma de pagamento para
conta corrente ou poupança deve ser solicitada no banco escolhido, e poderá
estar sujeita a taxas bancárias.
Para mais informações de como receber o benefício concedido,
andamento de benefício ou mudar local de pagamento de benefício ligue para a
Central 135, que funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h.
Com informações INSS
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